HABILIDADES
CELP03) As atividades sobre As aventuras de Huckleberry Fitin têm como Imalrdade estimular o compartilhamento de informações, de experiêncras, de ideias e de sentimentos despertados pela leitura.
(CELP07) As ativrdades objetivarn fazer com que a rnarorra dos alunos reconheça a narrativa de aventura como um texto, que manifesta sentidos, valores e ideoloqras.
(CELP09) A leitura da narrativa de aventura
procura desenvolver o prazer pela leitura e valorizar a literatura como forma
de acesso às dimensões lúdicas.
Habilidades
(EF67LP28) Esta seção propicia o desenvolvimento das habrlrdades de compreensão da narrativa de aventura, tendo em vista características do gênero Procura estimular a avaliação dos textos lidos na unidade.
(EF69LP47) As ativrdades 5 e 6 buscam
analisar o efeito de sentido do verbo, da pontuação expressiva a fim de
expressar certa ordem e o clima de tensão da hrstórra.
As aventuras de Huckleberry
Finn
[...]
Parei um pouco e quase desmaiei.
Encurralado nos destroços de um barco a vapor com um bando desses! Mas não era
hora de ficar se sentimentalizando. Agora a gente tinha que encontrar esse bote
- precisava dele pra gente. Então a gente seguiu tremendo e vacilando pelo lado
de estibordo, e foi também um deslocamento lento - tive a impressão que a gente
levou uma semana pra chegar na popa. Nem sinal do bote. Jim disse que achava
que não podia ir adiante - tava tão assustado que não tinha mais força
sobrando, disse ele. Mas eu disse vamos, se a gente fica pra trás nesse barco
destruído, aí sim a gente tá numa sinuca. Então a gente foi em frente, a esmo.
Começou a procurar a popa do tombadilho e encontrou, e aí seguiu tateando pra
frente em cima da claraboia, nos agarrando de estore em estore, porque a
beirada da claraboia tava dentro d'água. Quando a gente chegou bem perto da
porta do corredor transversal, lá tava o bote, sem tirar nem pôr! Eu mal podia
ver ele. Nunca me senti tão agradecido. Mais um segundo e eu já me via a bordo,
mas bem nesse momento a porta se abriu. Um dos homens enfiou a cabeça pra fora,
só mais ou menos a meio metro de mim, e pensei que eu tava perdido. Mas ele
puxou de novo a cabeça pra dentro e disse:
— Tira esta lanterna desgraçada
da vista, Bill!
Atirou um saco de alguma coisa
dentro do bote, depois entrou na embarcação e se sentou. Era Packard. Aí
Bill ele apareceu e entrou no bote. Packard disse em voz baixa:
— Tudo pronto ... toca o
barco!
Eu quase não conseguia me agarrar
nos estores, tava fraco demais. Mas Bill diz:
— Espera ... ocê revistou
ele'
— Não. E ocê?
— Não. Ele ainda tem a parte dele
do dinheiro.
— Bem, então, vamos lá... num
adianta levar as coisas e deixar o dinheiro.
— Ei ... será que ele não
suspeita o que ta mo fazendo?
— Talvez não. Mas temos que pegar
o dinheiro de qualquer jeito. Vamos.
Então saíram do bote e entraram
no navio.
A porta bateu, porque tava no
lado adernado, e em meio segundo eu tava no bote, e Jim veio aos trambolhões
atrás de mim. Tirei a minha faca e cortei a corda, e aí a gente foi embora!
A gente não tocou em nenhum remo,
e a gente não falou nem sussurrou, quase nem respirou. Deslizou rápido,
num silêncio mortal, passando pela ponta do tambor da roda e passando pela
popa; depois, em mais alguns segundos, a gente tava cem metros além do vapor
naufragado, e a escuridão tomou conta de tudo, apagou até o último sinal dos
destroços. A gente tinha se safado e sabia disso.
[...]
Mark Twain. As aventuras de
Huckleberry Finn. Tradução de Rosaura Eichenberg.
Porto Alegre: LP&M, 2011.
E-book.
GLOSSÁRIO
adernado: inclinado.
estore: cortina que se rola
e desenrola por meio de dispositivo.
1. Responda às questões
acerca do trecho lido:
a) Quem são os
interlocutores na história? Quem narra a história?
b) Identifique as
personagens principais. Como podemos reconhecer os protagonistas e os
antagonistas? Qual é a personagem secundária e seu papel na narrativa?
c) Em que espaço a narrativa
se passa?
2. O que motiva a ação das
personagens no trecho lido?
3. No clímax, protagonista e
antagonistas chegam a se enfrentar realmente? Explique.
4. Com base na resposta
acima, explique: Por que o clímax dessa cena é o momento mais emocionante do
trecho transcrito?
5. Releia o trecho a seguir
e responda às questões.
Um dos homens enfiou a cabeça pra
fora, só mais ou menos a meio metro de mim, e pensei que eu tava perdido. Mas
ele puxou de novo a cabeça pra dentro e disse:
— Tira esta lanterna desgraçada
da vista, Bill!
Atirou um saco de alguma coisa
dentro do bote, depois entrou na embarcação e se sentou.
Era Packard. Aí Bill ele apareceu
e entrou no bote.
a) Quem são os
interlocutores do diálogo no trecho?
b) Qual é a intencionalidade
do interlocutor em: "Tira esta lanterna desgraçada da vista, Bill!"
Justifique mencionando uma marca linguística presente na frase.
6. Releia este trecho:
A porta bateu, porque tava no
lado adernado, e em meio segundo eu tava no bote, e Jim veio aos trambolhões
atrás de mim. Tirei a minha faca e cortei a corda, e aí a gente foi
embora!
A gente não tocou em nenhum remo,
e a gente não falou nem sussurrou, quase nem respirou.
-aqui o narrador explica que todas se sucederam sem que as personagens dissessem uma palavra. Huck estava lliderando a ação . como você imagina que Jim sabia o que devia fazer . que tipo de lingagem não verbal eles podem ter usado?
7. No desfecho da história,
o protagonista alcança seu objetivo? Que imagem ilustra mais adequadamente o
fim do perigo nessa situação?
GABARITO
a) Huck Finn, Jim, Bill e Packard. Huck Finn é o
narrador da história.
b) Huck Finn: protagonista; Bill e Packard:
antagonistas. Os antagonistas são identificados porque oferecem um obstáculo ao
protagonista na fuga do barco. A personagem secundária é Jim. Seu papel na
narrativa é auxiliar o protagonista.
c) Em um rio, a bordo de um barco a vapor naufragado.
2. Elas precisam encontrar um bote para fugir do barco naufragado.
3. Não. Huck Finn e Jim conseguem se esconder de Bill e Packard; não há um confronto entre eles.
4. O clímax ocorre quando Huck Finn e Jim quase dão de cara com os antagonistas, mas conseguem se esconder e depois chegar ao bote. O suspense e o perigo tornam esse momento emocionante.
5.
a) Bill e Packard.
b) A intencionalidade é emitir uma ordem, o que é marcado pela forma verbal tira e também pela exclamação.
6. Provavelmente, Jim observou a cena e as ações
de Huck. É possível que ele tenha usado gestos ou expressões faciais.
7. Sim. Huck Finn e Jim conseguem chegar ao
bote. A imagem utilizada para mostrar o fim do perigo é a da escuridão tomando
conta da cena, pois eles não conseguiam mais visualizar as luzes do
barco.
posso aplicar numa turma de 6º ano?
ResponderExcluirdepois que vi que era 6º ano, obrigada professor!
ExcluirNas minhas turmas eu não utilizo, é muito difícil para eles. Geralmente utilizo outras crônicas com perguntas bem direta. Por exemplo em vez de perguntar Qual a situação inicial? pergunto apenas Como começa a história?
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