Identidade (Pedro
Bandeira)
Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 4. Ed. São Paulo:
Moderna, 2009.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 45-7.
Entendendo a poesia:
01 – Quantas linhas há na poesia
“Identidade”?
Vinte e cinco linhas.
02 – Essas linhas encontram-se
agrupadas ou separadas por espaços em branco?
As
linhas 1 a 19 estão separadas das linhas 20 a 25 por um espaço em branco.
03 – Quantos versos formam a
poesia “Identidade”? E quantas estrofes?
A poesia é formada por 25 versos e duas estrofes.
04 – Leia a fonte que indica o
livro do qual essa poesia foi retirada e responda às questões a seguir.
a) De que livro
essa poesia foi retirada?
Do livro
Cavalgando o arco-íris.
b) Qual é o nome
do autor da poesia?
Pedro
Bandeira.
c) Pedro
Bandeira é um autor adulto. Mas a voz que fala na poesia não é a de um adulto.
Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto?
Qual verso traz essa indicação?
A um
menino. O último verso.
05 – Releia os versos a seguir.
Às
vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque
malcriado"
Os versos
destacados acima aparecem entre aspas. Isso acontece porque o eu lírico:
a) Quer dar
destaque a duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo.
b) Pretende
mostrar duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo e que se opõem.
c) Destaca
duas maneiras de ele ser na voz de outras pessoas.
06 – Em que situação o eu lírico
é considerado “o meu queridinho”?
Provavelmente, quando faz coisas boas e as pessoas elogiam o
comportamento dele.
07 – E em qual situação ele é
considerado “moleque malcriado”?
Provavelmente, quando responde mal às pessoas, principalmente
aos adultos.
08 – Reproduza a poesia
“Identidade” em uma folha à parte. Escreva os itens a seguir ao lado dos versos
da poesia a que cada um deles corresponde.
· Como
os outros veem o menino – Corresponde ao trecho
que vai do 3° ao 6° verso.
· Como
o menino se vê – Corresponde ao trecho que vai do 7° ao 19° verso.
· O
menino rejeita a opinião dos outros a seu respeito – Corresponde ao 20° e 21° verso.
· O
menino se aceita como é – Corresponde aos quatro
últimos versos.
09 – Na poesia que você
reproduziu, circule a expressão que indica que o menino vai falar sobre como
ele se vê?
Os alunos deverão circular a expressão “Para mim”.
10 – O menino fala que é “rei”,
“herói”, “caubói” e “mosca”.
a) Essas
identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?
Elas
fazem parte da imaginação dele, pois são identidades irreais.
b) Podemos dizer
que essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?
Sim, pois
o eu lírico revela que se vê dessa maneira: como rei, herói, caubói e mosca.
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