PáginasDESCRITOR

domingo, 11 de abril de 2021

VERBO EXERCÍCIOS PORQUE

 

1.   Leia.

CORES

As cores podem interferir no estado de espírito das pessoas. Quer saber como?

Vermelho: estimula a circulação sanguínea e abre o apetite. Desperta o senso de competitividade e é, portanto, ideal para práticas esportivas.

Violeta: acalma o coração, diminui o medo e a angústia.

Azul: relaxa os músculos e favorece a meditação. Em roupas, aumenta a tranquilidade, mas seu uso constante pode acabar gerando preguiça.

(O Guia dos Curiosos. São Paulo: Cia. da Letras, 1995.)

 

a)   Qual o tema do texto acima?O tema é a influência das cores no estado de espírito das pessoas.

b)   Qual a característica da cor violeta, de acordo com o texto? Ela acalma o coração, diminui o medo e a angústia.

c)   O que pode acontecer com quem usa sempre roupas azuis? Pode-se ter preguiça, além do normal.

d)   Informe a qual conjugação pertencem os verbos sublinhados e indique as três formas nominais de cada um. estimula-1ª conj. I-estimular – G-estimulando – P-estimulado; abre-3ªconj. I-abrir G-abrindo P-aberto

diminui- 3ªconj. I-diminuir G-diminuindo P-diminuído; relaxa-1ªconj. I-relaxar G-relaxando P-relaxado; favorece- 2ªconj.- I- favorecer G-favorecendo P-favorecido.

e)   Transcreva do texto acima uma locução verbal. “podem interferir”

2.   Leia esta quadrinha.

Juraste, jurei, juramos; juramos, jurei, juraste; quebraste, quebrei, quebramos; quebramos, quebrei, quebraste.

a)   Quem você imagina que jurou alguma coisa? (resposta pessoal)

b)   E o que provavelmente foi jurado? (resposta pessoal)

c)   O que você acha que foi quebrado? (resposta pessoal)

 

3.   Leia.                O presente nas manchetes de jornal

A primeira página dos jornais destaca as notícias mais recentes. Para dar ideia de que o fato acabou de acontecer ou ainda está acontecendo, as manchetes são escritas no presente. Assim, o leitor sente-se atualizado. Afinal, quem se interessa por notícia velha?

 

a)   Retire do texto acima todos os verbos que se encontram em uma das formas nominais e informe qual forma nominal é essa. dar-infinitivo/ acontecer-infinitivo/ acontecendo-gerúndio/ escritas-particípio/ atualizado-particípio

b)   Identifique as locuções verbais que aparecem no texto acima e transcreva-as. está acontecendo e são escritas

 

4.   Reescreva as orações abaixo, substituindo a locução verbal por uma forma simples.

a)   Eu e minha família vamos viajar no próximo mês. viajaremos

b)   Ana iria comprar um carro novo se tivesse dinheiro. compraria

c)   Todos estavam falando muito alto. falavam

d)   Eles tinham saído pela porta de trás. saíram

 

5.   Leia a canção abaixo:

Chorei, não procurei esconder Todos viram, fingiram

Pena de mim, não precisava Ali onde eu chorei

Qualquer um chorava

Dar a volta por cima que eu dei Quero ver quem dava

(Paulo Vanzolini, Volta por cima)

 

a-   Qual o assunto do poema? O choro e a volta por cima do eu-lírico.

b-   O poema apresenta rimas? De que tipo? Sim, o texto apresenta rimas pobres.

c-   Como deveria ficar o último verso do poema se fosse escrito na linguagem culta? Quero ver quem daria.

 

6.   Leia esta letra de uma canção.

DIA BRANCO 

Se você vier Sevocê vier

Pro que der e vier Até onde a gente chegar Comigo Numa praça na beira do mar

Eu te prometo o sol Num pedaço de qualquer lugar


Se hoje o sol sair Nesse dia branco Ou a chuva Se branco ele for

Se a chuva cair Esse tanto esse canto de amor Se você vier

Pro que der e vier comigo.

(Geraldo Azevedo e Renato Rocha. O Grande Encontro. BMG 1995.)

 

a)   No texto, a felicidade do eu lírico depende de uma condição básica. Que versos exprimem essa condição? 1º, 5º, 6º, 7º e 8º.

b)    Em que tempo e modo estão as formas verbais vier, der, sair, cair, for, quiser, empregadas no texto? O que eles exprimem?

Eles estão no futuro do subjuntivo e exprimem uma condição.

 

7.   Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.

a)   Se eu acreditasse em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)

b)   Não tenho certeza, mas se nós subirmos por esta rua, gastaremos menos tempo. (subir)

c)   Pode ser que você tenha razão. (ter)

d)   Não é que eu queira me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas. (querer)

e)   Talvez a cor azul nos traga sorte. (trazer)

f)   Se fizer tudo o que é necessário à melhoria da sociedade, o governo poderá contar com seu povo. (fazer)

g)   Quando você puder, ao banco para mim. (poder)

h)   É necessário que todos sejam solidários. (ser)

i)  Se ela falasse a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)

j)  Nós comeríamos a sobremesa, se ela fosse servida. (ser)

l)  Talvez eu cante para você dormir. (cantar)

m)   Se eu conversasse mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)

n)   Quando eu voltar, trarei as encomendas. (voltar)

o)   Se você vendesse a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)

p)   Desejo que ele pinte as paredes novamente. (pintar)

 

8.   Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas verbais destacadas abaixo.

a)   Se nós repartíssemos o bolo, todos comeriam. Pret. Imperfeito

b)   É possível que você a encontre depois da aula. Presente

c)   Depois que vocês terminarem o exercício, farei a correção. Futuro

d)   Ele não permitiu que nós olhássemos pela janela. Pret. Imperfeito

e)   É improvável que o cão fuja novamente. Futuro

 

9.   Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo.

a)   Caso o petróleo acabe, o homem deixará de ter acesso a muitos produtos.

b)   Muitas pessoas sabem da importância do petróleo.

c)   É preciso que nos preocupemos com as reservas naturais de petróleo.

d)   Aprenda que os recursos naturais do planeta são finitos.

 

10.    Leia as frases abaixo, observando as formas verbais destacadas. Em seguida, relacione-as aos itens abaixo.

(1)    Fato incerto no presente (2) Fato hipotético que poderia ter acontecido no passado  (3) Fato que possivelmente ainda vai acontecer

(2)   Se não existisse o petróleo, não beberíamos refrigerante em garrafinhas de plástico.

( 3) Quando nos informarmos mais sobre a importância do petróleo, compreenderemos a sua influência no nosso dia-a- dia.

( 1) É possível que algumas comunidades do planeta não precisem do petróleo.

 

11.    Classifique os advérbios e locuções adverbiais destacados abaixo.

a)   Todos os alunos foram para o pátio mais cedo. lugar - tempo

b)   Cuidadosamente o pai segurou o bebê. modo

c)   Comprei um carro bastante veloz. intensidade

d)   Durante três horas, o trânsito permaneceu congestionado. tempo

e)   Possivelmente André virá ao colégio hoje. dúvida lugar - tempo

f)   A plateia se dirigiu aos camarotes. lugar

g)   Todos aguardavam calmamente. modo

h)   Estou cansada demais para sair hoje. intensidade - tempo

i)  Fomos ao cinema ontem. lugar - tempo

j)  Provavelmente ele irá conosco. dúvida

 

12.     De acordo com as indicações entre parênteses, acrescente advérbios nas frases a seguir. Adapte o que for necessário.                                              SUGESTÕES

a)   Gosto de bolo de chocolate. (dúvida) Possivelmente, eu goste deste bolo de chocolate.

b)   Gosto de bolo de chocolate. (intensidade) Gosto demais de bolo de chocolate.


c)   Gosto de bolo de chocolate. (afirmação) Com certeza, gosto de bolo de chocolate.

d)   Gosto de bolo de chocolate. (negação) Não gosto de bolo de chocolate.

 

13.    Nos pares de frases a seguir, marque com (1) aquela em que a palavra destacada é adjetivo e com (2) aquela em que é advérbio.

a)   ( 2) Nossa viagem deu certo.     ( 1) Ela estava certa em defender os filhos.

b)   ( 1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida. ( 2) Fala-se por que certa bebida “desce redondo”.

c)   ( 2) Fale pausado e sem medo. ( 1) Ele tem uma fala pausada e elegante.

 

14.    Leia o poema abaixo:

O verbo flor é conjugável
Por quase todas as pessoas
Em certos tempos definidos a saber
Quase nunca no outono
No inverno quase não
Quase sempre no verão
E demais na primavera
Que no coração poderá durar
E ser eterna, ô
Quando o coração conjugar
Quando eu flor
Quando tu flores
Quando ele flor
E você flor
Quando nós
Quando todo mundo...
O verbo flor é conjugável
Por quase todas as pessoas
Em certos tempos definidos a saber
Quase nunca no outono
No inverno quase não
Quase sempre no verão
E demais na primavera
Que no coração poderá durar
E ser eterna, ô
Quando o coração conjugar
Quando eu flor
Quando tu flores
Quando ele flor
E você flor
Quando nós
Quando todo mundo flor

flor

*** (Renato Rocha. Adivinha o que é. São Paulo: Ariola, 1981. MPB4.)

a- O poeta empregou as palavras pessoas e tempos em dois sentidos: Pessoas referese às pessoas do discurso (eu, tu, etc.) e a todas as pessoas, todo o mundo. E a palavra tempos? Quais são os significados que ela adquire no poema?

Ela refer-se ao tempo verbal e ao tempo das estações do ano.

b. Por que o verbo flor é conjugado quase nunca no outono, quase não no inverno, quase sempre no verão e demais na primavera?

Por que fala das épocas que as flores florescem.

c.Quando o poeta emprega quando eu flor, ele está fazendo um trocadilho (um jogo de palavras)comuma forma de outro verbo.

a)    Qual é o verbo? Qual é essa forma verbal? Verbo ser - for

b)      Em que tempo e modo está a forma verbal quando eu flor? Futuro do subjuntivo.

c)    Considerando que esse modo verbal é normalmente utilizado para expressar algo que se deseja, ou que possa vir a acontecer, que relação existe entre a escolha desse modo verbal e o desejo do eu lírico? Porque o eu lírico deseja que haja mais flores.

 

15.   Leia a tira para responder às questões.








a) No primeiro quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”, a quem os pronomes destacados fazem referência?Me refere-se ao médio e lo refere-se a Hagar.

b. Classifique os pronomes presentes na tirinha.você- tratamento que-pronome relativo me-lo- oblíquos –que- interrogativo.


16.    Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.


A- Quem possui deficiência auditiva não consegue

Hoje são muitos os governos que passaram a combater o


os sons com nitidez.

de entorpecentes com rigor.


O diretor do presídio            pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.

a) discriminar - tráfico infligiu      b) descriminar - tráfego - infringiu

c) descriminar - tráfego infligiu   d) descriminar - tráfico - infringiu

 

B- No             do violoncelista            havia muitas pessoas, pois era uma             beneficente.

a) conserto - eminente sessão        b) concerto - iminente seção

c) conserto - iminente - seção           d) concerto - eminente – sessão

 

17.   Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra um sinônimo.

a)   emergir = vir à tona; imergir = mergulhar

b)   emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)

c)   delatar = expandir; dilatar = denunciar

d)   deferir = diferenciar; diferir = conceder

 

18.    A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?

a)   estrato / extrato

b)   flagrante / fragrante

c)   eminente / iminente

d)   inflação / infração

 

19.    Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento dos parênteses:

 

a)   A polícia federal combate o                  de cocaína (tráfego-tráfico);

b)   No Brasil é vedada a                 racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);

c)   Você precisa melhorar seu                    de humor (censo-senso);

d)   O presidente                   antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);

e)   O balão                 para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).

 

20.    Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:

 

a)   O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas               .tachas-taxas);

b)   Sílvio                  na floresta para caçar macacos. (imergiu-emergiu);

c)   Para impedir a corrente de ar, Luís               a porta. (cerrou-serrou);

d)   Bonifácio                pelo buraco da fechadura. (expiava-espiava);

e)   Quando foi realizado o último                ? (censo-senso).

 

21.    Use por que , por quê , porque e porquê :

01.      Por que.ninguém ri agora?

02.    Eis porque ninguém ri.

03.    Eis os princípios por que luto.

04.    Ela não aprendeu, por quê?

05.    Aproximei-me porque todos queriam me ouvir. 06.Você está assustado, por quê ?

07.    Eis o motivo por que.errei.

08.    Creio que vou melhorar porque estudei muito.

09.    O porquê é difícil de ser estudado.

10.    Por que os índios estão revoltados?

11.    O caminho por que viemos era tortuoso.

12.    Ela não quer saber por que eu faltei.

13.    Maria, por que. você está triste?

14.    Qual é o porquê de sua tristeza?

15.    Eu falei dos problemas por que passei?

16.    Maria vai estudar, porque precisa.

17.    Por que vocês estão com tanto sono?

18.    Vocês tem muito sono por quê ?

19.    Ela deve ter passado no Cotec, até porque já está estudando lá.

20.    Não por que se desesperar. A vida é boa.

21.    Você vai ter de me dar alguns porquês !

22.    Vocês vão passar porque estudaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário