PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 15 de abril de 2021

MAGALI TIRINHA REGADOR NÃO BUZINE GABARITO

 

 

Observe a tira e responda às questões.

 


 





a) Apesar de não haver palavras, o leitor entende a informação apresentada Que linguagem foi usada para construir essa tira?

b) Explique o que cada personagem imaginava ao cultivar a planta.

 

c) Dos três desejos manifestados pelos balões de cada personagem, quais ex­pressam benefícios comuns que uma árvore pode proporcionar?

d) Qual dos três desejos gera o humor da tira?

 

e) Para compreender o humor da tira, você usou seu conhecimento sobre uma das personagens Que conhecimento foi esse?

f) Qual é a característica mais conhecida do cacto, no último quadrinho?

 

g) Caso desconheça a característica, da personagem ou do cacto, o leitor con­seguirá compreender bem a tira? Por quê?

 

Observe estas placas:

 



 





a) Quais são as diferenças e as semelhanças entre as placas?

b) Qual das placas tem maior capacidade comunicativa? Por quê?

c) Se a segunda placa fosse colocada em uma rua na França, ela cumpriria a

função de comunicar?

d) O que a resposta da pergunta acima nos revela sobre a linguagem verbal?

 

Em grupo, produzam uma placa, tendo como referência cartazes e placas que vocês conhecem ou já viram no local onde vivem. A placa que vocês vão produ­zir tem como objetivo principal incentivar a coleta seletiva de lixo na escola. Reparem, ainda, que qualquer coleta seletiva conta com alguns tipos de lixo: metal, plástico, papel, lixo orgânico, etc. Para sua criação, vocês poderão uti­lizar as linguagens verbal e não verbal

 

GABARITO

1

a) A linguagem não verbal.

b) Magali plantou uma macieira para comer suas frutas. Cebolinha plantou uma árvore para pendurar nela um balanço e poder brincar. Cascão plantou um cacto por afinidade, pois ele poderia protegê-la da chuva, Já que essa planta quase não gosta de água como ele.

c) O de Magal1 e o de Cebolinha.

d) O desejo de Cascão

e) O conhecimento de que Cascão tem medo de água.

f) O cacto é uma planta que preci­sa de pouca água e que não pode ser regada com abundância.

g) Não, pois os sentidos são cons­truídos de acordo os conhecimen­tos prévios de cada um.

 

2

a) A primeira placa utiliza a lin­guagem não verbal A segunda transmite a mesma mensagem, mas utiliza a linguagem verbal

b) A primeira, pois ela pode comu­nicar a mensagem universalmen­te, independentemente da língua e do nível de alfabetização do leitor.

c) Não, pois a maioria dos france­ses não entenderia a placa, que está em português

d) Que a linguagem verbal é res­trita a uma comunidade de falan­tes, e não é universal.

 

3.Resposta pessoal. Professor, se­ria interessante trazer para a sala de aula exemplos de cartazes e placas com essa temática para desenvolver a atividade.

 

(CELP05) As atividades objetivam fazer com que os alunos empre­guem, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, e ao(s) 1nterlocutor(es).

(CELP07) As atividades procuram fazer com que os alunos consigam reconhecer textos de linguagens verbal e não verbal como manifes­tação de sentidos, de valores e de ideologias

 


14 comentários: