POEMA: SAPATO DE MENINO ( Nye
Ribeiro)
Menino,
amarra esse sapato,
senão...
Você vai acabar
pisando
nesse cordão!
Leva um tombo,
esfola o joelho,
arma um berreiro
de cara no chão...
A mãe vem correndo,
o cachorro late,
a porta bate e amassa o dedão...
O pai chega assustado,
o gato mia,
o papagaio fala um nome feio,
o irmão faz birra,
o avô desmaia,
o vizinho reclama do barulho...
Pronto!
Está armada a confusão!
Menino,
amarra esse sapato,
senão...!
Ribeiro, Nye. Roda de
letrinhas. São Paulo: Rada & Cia.2004.
Fonte: Livro - Tecendo Linguagens
- Língua Portuguesa: 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo -
5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.111/112.
Entendendo o poema
1. O poema
apresenta um ritmo bastante marcado, como nos versos “o cachorro late, a
porta bate, e amassa o dedão...”.
a) Que relação
tem o ritmo com os acontecimentos?
O ritmo
das ações são sequenciais e consiste na repetição ordenada de sons vocálicos.
b) Que
expressões resume as consequências de não amarrar o sapato?
“...pisando
nesse cordão...”,
“...leva
um tombo...”
“...esfola
o joelho...”
“...arma
um berreiro...”
“...de
cara no chão...”.
2. Os
pronomes esse e aquele usados no poema são chamados de :
pronomes demonstrativos.
3. Ao usar a
palavra esse para se referir ao sapato e ao cordão, o
eu lírico indica que o sapato está próximo ou longe do menino?
É
possível perceber que o eu lírico está se referindo ao sapato que o menino está
usando, ou seja, está próximo do menino.
4. Caso o eu
lírico se referisse a um sapato que estivesse distante de si mesmo e do menino,
que palavra substituiria o termo esse?
Aquele.
5. Qual o
pronome de tratamento que substitui no texto a palavra menino?
O pronome
você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário