PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 28 de março de 2024

FILOSOFIA O DILEMA DO TREM ENSINO FUNDAMENTAL II

 ALUNO:_____________________________________TURMA___DATA___

FILOSOFIA - DILEMA

 

O que é Dilema:

          Dilema é uma situação, normalmente problemática, constituída por duas soluções que são contraditórias entre si, mas ambas aceitáveis.

          Quando se diz que determinada pessoa está “enfrentando um dilema”, significa que está tendo que tomar uma decisão extremamente difícil.

          O raciocínio que configura o dilema é estudado a partir da ótica filosófica que, desde os primórdios da filosofia, consiste na ideia de um argumento que apresenta duas alternativas, mas com cenários contrastantes e ambos insatisfatórios.

          Por norma, num dilema nenhuma das hipóteses são satisfatórias, sendo que mesmo distintas, ambas as soluções provocam sensações de descontentamento na pessoa que está sob um dilema.

         Geralmente, os fatores que tornam os dilemas tão complexos estão ligados a questões morais e éticas, valores que regem as condutas das pessoas em sociedade.

         Entre alguns dos principais sinônimos da palavra “dilema” estão: dúvida, perplexidade, hesitação, indecisão, dubiedade, impasse e problema.

 

DILEMA DO TREM DESCONTROLADO

 

1. Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

(  ) Mudaria

(  ) Não mudaria

 

2.  Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?

( ) Empurraria

( ) Não empurraria

3. Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 pessoas  porém elas estão amarradas nos trilhos e o homem com a mochila   muito grande ao lado da ferrovia é o mesmo que amarrou as cinco pessoas inocentes na pista. Você estaria disposto a empurrar essa pessoa para a morte e salvar as cinco pessoas?

( ) Empurraria

( ) Não empurraria

 

4. Aqui está uma última variação a considerar. Volte para o cenário original (1) – você pode puxar uma alavanca para desviar o trem para que cinco vidas sejam salvas e uma pessoa seja morta – mas desta vez a única pessoa que será morta é sua mãe ou seu irmão. O que você faria neste caso? E qual seria a coisa certa a fazer?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Pesquise na internet a resposta do dilema do trem 1 e 2.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário