PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

GÊNERO ENTREVISTA - MAURICIO DE SOUZA - 6º ANO

 

GÊNERO ENTREVISTA -  MAURICIO DE SOUZA  - 6º ANO

O pai dos planos infalíveis e das coelhadas devastadoras

Por Hugo Silva

Mauricio de Sousa,criador da Turma da Mônica

      Ele é o quadrinista mais bem-sucedido do Brasil. Com quase 50 anos de carreira, continua conquistando leitores em todos os países onde seus trabalhos são publicados. Colecionador de prêmios, tem no Yellow Kid, que recebeu em 1971, no Festival de Lucca, na Itália, o principal de sua vitoriosa caminhada profissional.

      Claro que o entrevistado em questão é Mauricio de Sousa, que foi, sem sombra de dúvida, o principal destaque da 14ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora (FIBDA), em Portugal.

[...]

      De uma gentileza e simpatia infindável, Mauricio de Sousa concedeu, em Portugal, a entrevista exclusiva que você lerá a seguir. Mas, antes, prepare-se bem para entrar no universo dos personagens criados pelo autor! Portanto, bole um plano infalível, pegue um pedaço de melancia, apanhe o guarda-chuva e deixe seu coelho de pelúcia pronto para

qualquer eventualidade! [...]

       Universo HQ: Como é continuar a conviver com os mesmos personagens após tantos anos? Ainda mais por saber que eles foram responsáveis por influenciar gerações durante as três últimas décadas?

        Mauricio: Bem, como meus personagens são baseados nos meus filhos, e partindo do princípio que nunca nos cansamos dos filhos, eu não me canso deles jamais (risos).

E essa responsabilidade é muito grande, mas dá uma enorme satisfação.

É bom saber que muita gente cresceu lendo e se divertindo com meus personagens, já que eles foram criados com essa intenção.

       UHQ: Como era o seu processo criativo? Sabemos que os personagens principais da turminha são baseados em seus filhos, mas e o restante, surgiu como? De amigos das crianças?

      Mauricio: Fui me apegando a algumas características da personalidade e até a estéticas dos meus filhos e de alguns amigos deles para criar os personagens. O Cascão, por exemplo, era um menino que brincava ali perto de nossa casa. O mesmo ocorreu com o Cebolinha e outros que povoam os gibis da turma.

     Agora vão surgir mais personagens novos, como Vanda e Valéria (que serão lançadas em breve), baseados nas minhas duas filhinhas; ou o Marcelinho, que é inspirado no meu filho de cinco anos, que já nasceu politicamente correto e é tão certinho e “patrulheiro” que não dá para acreditar! Ele brinca e depois arruma os brinquedos, lava as mãos antes de comer, apaga a luz quando sai do quarto… E já nasceu assim, certinho. Às vezes, é até difícil de aguentar (risos). E como eu tenho dez filhos, sempre haverá personagens para serem lançados! [...]

      UHQ: Na Turma da Mônica há uma preocupação constante com os problemas sociais. Existem, inclusive, várias edições especiais nesse sentido, como “Maternidade saudável”, “Água boa pra beber”,

“Educação no trânsito não tem idade” etc. Normalmente, de quem parte essa iniciativa?

      Mauricio: Geralmente, a iniciativa é minha, e tenho grande orgulho e prazer de poder ajudar de alguma forma a transmitir mensagens importantes que possam auxiliar a população em geral a ficar alerta.

     A Turma da Mônica tem uma preocupação muito grande com todos os temas mundanos. Ninguém pode acusá-la de ser alienada ou algo do gênero. Mas faço questão que todas as histórias sejam um momento de relax. Se vamos transmitir uma mensagem, que seja de forma suave e relaxada. [...]

Entrevista publicada originalmente no site Universo HQ (www.universohq.com), em novembro de 2003.

 

1. Para qual perfil de leitor esse texto foi produzido?

 

2. Qual o objetivo do texto?

 

3. Por que o texto foi intitulado “O pai dos planos infalíveis e das coelhadas devastadoras”?

 

4.O que indicam/representam os termos Universo HQ e Mauricio que aparecem, respectivamente, no início das perguntas e das respostas na entrevista?

 

5. No texto de abertura, o repórter faz uma brincadeira ao convidar o leitor para a leitura da entrevista: “Mas, antes, prepare-se bem para entrar no universo dos personagens criados pelo autor! Portanto, bole um plano infalível, pegue um pedaço de melancia, apanhe o guarda-chuva e deixe seu coelho de pelúcia pronto para qualquer eventualidade!”. Que brincadeira é essa?

 

6. Por que Mauricio disse “E como eu tenho dez filhos, sempre haverá personagens para serem lançados”?

7. O entrevistador, direta ou indiretamente, transmite uma imagem negativa, positiva ou neutra do entrevistado? Sublinhe as partes do texto que comprovam sua resposta.

Um comentário: