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sábado, 8 de maio de 2021

CONTO PEQUENO – AS DUAS MULHERES E O CÉU 6º ANO

 

CONTO PEQUENO – AS DUAS MULHERES E O CÉU 6º ANO

 

       No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa.

      Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu.

       – Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.

       Tão animadas com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito.

      Acontece que não parou por aí. O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar.

     Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:

      – Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder.

      Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:

     – Aqui está bom. Ninguém mais vai conseguir me furar.

      Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do céu.

(BRENMAN, Ilan. As narrativas preferidas de um contador de histórias. Difusão Cultural do Livro, 2005.)

 

1. Essa história, de origem africana, é um conto etiológico. Esses textos procuram dar uma explicação para a origem das coisas e dos seres. Pensando nisso, podemos afirmar que o texto As duas mulheres e o céu é um conto etiológico porque explica:

a) a razão de as girafas terem o pescoço comprido.

b) como surgiu o continente africano.

c) o surgimento dos planetas.

d) como surgiram as estrelas do céu.

e) a razão de o céu ter a cor azulada.

 

        De modo geral, os contos têm, em sua organização, uma estrutura narrativa bem marcada: a situação inicial, o desenvolvimento e a situação final. Veja:

      Na situação inicial, costuma-se descrever uma situação de equilíbrio, de tranquilidade. Pode-se apresentar também o lugar e o tempo (mesmo vagos) em que se passa a história.

 

     No desenvolvimento, as ações se desenrolam, surge um problema na história e muitas coisas acontecem a partir disso.

 

      Na situação final, o conflito começa a ser resolvido e apresenta-se o desfecho da história.

2. A partir dessas informações, assinale a alternativa que traz a correta correspondência de cada uma das partes ao texto.

A)

Situação inicial: parágrafos 1 e 2

Desenvolvimento da história e apresentação do conflito: parágrafos 3 a 6.

Situação final: parágrafos 7 a 10.

 

B)

Situação inicial: parágrafo 1

Desenvolvimento da história e apresentação do conflito: parágrafos 2 a 8.

Situação final: parágrafos 9 e 10.

C)

Situação inicial: parágrafo 1

Desenvolvimento da história e apresentação do conflito: parágrafos 2 a 6.

Situação final: parágrafos 7 a 10.

 

Situação inicial: parágrafo 1. O trecho apresenta o tempo em que se passa a história e descreve uma situação de equilíbrio e tranquilidade.

Desenvolvimento da história e apresentação do conflito: parágrafos 2 a 6. Surge o conflito da narrativa e a partir daí as ações se desenrolam.

Situação final: parágrafos 7 a 10. O conflito se encaminha para uma solução e há o desfecho da narrativa.

 

3. Releia este trecho do texto:

“Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:

 – Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder.

 Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou.”

 

      Imagine que não apenas o céu (o “tapete azulado”) mas também a lua tivessem tomado essa decisão. Nesse caso, como deveria ser escrito o trecho em destaque no quadro? Assinale a resposta certa.

A) Lá em cima, o tapete azulado e a lua choraram, berraram e nada adiantaram. Finalmente, tomou uma decisão:

 – Assim não dá mais, vamos nos afastar da terra o máximo que pudermos.

 Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegaram lá no topo do mundo, sossegaram.

 

B) Lá em cima, o tapete azulado e a lua choraram, berraram e nada adiantou.

Finalmente, tomaram uma decisão:

 – Assim não dá mais, vamos nos afastar da terra o máximo que pudermos.

 Subiram, subiram o mais alto que puderam. Quando chegaram lá no topo do mundo, sossegaram.

 

C) Lá em cima, o tapete azulado e a lua choraram, berraram e nada adiantou.

Finalmente, tomaram uma decisão:

 – Assim não dá mais, vamos nos afastar da terra o máximo que pudermos.

 Subiram, subiram o mais alto que puderam. Quando chegaram lá no topo do mundo, sossegou.

 

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