CONHECIMENTOS TECNICO PROFISSIONAIS
Questão 01
Para Piaget, a aprendizagem
só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto
após a consolidação do esquema que a suporta. Da mesma forma, a
passagem de um estágio a outro estaria dependente da consolidação
e superação do anterior. Dos estágios abaixo, aquele que não faz parte da concepção piageitana é o:
A) pré-operatório
b) hipotético
c) sensório-motor
d) operatório-concreto
Questão
02
O Projeto Politico-Pedagógico — PPP da escola traz consigo possibilidades de mudanças. Para Veiga (2003), as inovações que provocam mudanças são as seguintes:
a) pragmática e seletiva
b) seletiva e emancipatória
c) regulatória e emancipatória
d) regulatória e adequada
Questão 03
Para Saviani (2005), o ponto
de partida do ensino é a:
a) pratica social, que é comum a
professores e alunos
professores e alunos
b) preparação dos alunos, cuja
iniciativa é do professor
c) atividade de feedback, que é de
iniciativa dos alunos
iniciativa dos alunos
d) atividade interativa e
seletiva, que a de iniciativa do professor
Questão 04
De acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais, as adaptações curriculares
previstas nos níveis de concretização apontam a necessidade
de adequar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, de forma a atender:
a) a
diversidade existente no pais
b) ao
grupo que se sentir prejudicado
c) aos alunos que estiverem
com
problemas financeiros
problemas financeiros
d) ao
grupo de alunos com necessidades
Questão
05
De
acordo com o art. 3° da Lei de Diretrizes E Bases da Educação Nacional — LDB n° 9.394/96, o ensino será
ministrado com base em algum princípios. Não representa um desses princípios:
a) coexistência
de instituições públicas e
privadas de ensino
privadas de ensino
b) respeito
a liberdade e apreço
tolerância
tolerância
c) pluralismo
de ideias e de concepções
pedagógicas
pedagógicas
d) igualdade
de condições para o decesso
e permanência na escola
e permanência na escola
Questão 06
"Educar-se não a
tarefa apenas da escola; mas 6 evidente, também, que a escola deve contribuir
para
isso. Mais ainda: mesmo que a escola queira ficar, neutralmente,
passando conteúdos preestabelecidos, ela estará participando da
luta de
construção das pessoas e da sociedade, só que, neste caso, reforçando
a domesticação." (Gandin & Carrilho, p.19)
O centro do processo
educativo, segundo as indicações dos autores, deve ser o:
a)
conteúdo
preestabelecido, como fazem
as escolas atuais dentro de uma concepção tradicional
as escolas atuais dentro de uma concepção tradicional
b)
aluno,
buscando atender aos interesses
individuais dos educandos dentro de uma concepção individual
individuais dos educandos dentro de uma concepção individual
c)
professor,
pois este é o detentor do conhecimento
necessário ao crescimento cognitivo dos alunos dentro
de uma
concepção
pedagógica
d)
projeto
politico-pedagógico construído
de forma coletiva com o objetivo de ajudar a "educar-se" dentro de uma concepção de homem e sociedade
de forma coletiva com o objetivo de ajudar a "educar-se" dentro de uma concepção de homem e sociedade
Questão
07
Alice
e professora da rede municipal de educação e possui duas matriculas no ensino
fundamental no
primeiro segmento, em escolas diferentes. Como Alice é docente de duas turmas do mesmo ano, economiza seu tempo construindo um único planejamento para ambas as turmas.
Pode-se dizer, com relação a atitude de Alice,
que
ela é:
a) correta, pois agindo desta forma sobra-
lhe mais tempo para realizar outras tarefas pedagógicas relativas as suas turmas
lhe mais tempo para realizar outras tarefas pedagógicas relativas as suas turmas
b) incorreta, pois, sendo as escolas
diferentes, poderão não utilizar o mesmo livro didático, e o planejamento deve ser baseado no livro didático utilizado pela turma
diferentes, poderão não utilizar o mesmo livro didático, e o planejamento deve ser baseado no livro didático utilizado pela turma
c) correta, pois como as turmas são do mesmo
ano e o plano se refere a lista
de conteúdos a serem
trabalhados, não há necessidade da
elaboração de dois planejaremos
d) incorreta, pois cada escola possui uma
identidade e seu próprio PPP, que deverá ser de fato o ponto de partida para a construção de todos os tipos de planos
identidade e seu próprio PPP, que deverá ser de fato o ponto de partida para a construção de todos os tipos de planos
Questão 08
De
acordo com Haydt (2011), para que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura é preciso que existam propósitos definidos e auto atividade reflexiva dos alunos. Assim, a autentica aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está
a)
motivado
b)
desenvolvido oralmente
c)
entretido
d)
desenvolvido psicologicamente.
Questão 09
Planejar e analisar uma dada realidade,
refletindo sobre
as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as
dificuldades ou
alcançar os objetivos desejados. Portanto, o planejamento e um processo mental que
envolve:
a) observação,
analise e atividade psicomotora
b) analise,
reflexão e previsão
c) reflexão, observação e estudo de caso
d) previsão, atividade psicomotora e
estudo de caso
Questão 10
0 jogo é uma atividade física e/ou mental organizada por um sistema de
regras. E uma atividade
Lúdica, que se realiza de forma prazerosa. Jogar uma atividade natural do ser humano. Ao recorrer ao use
de jogos, o professor está
criando na sala de aula uma atmosfera de interesse que permite aos alunos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem da seguinte maneira:
a) brincando livremente e se divertindo
cum os colegas, a fim de conhece-los melhor
cum os colegas, a fim de conhece-los melhor
b) buscando acertar sempre, a fim de
conseguirem uma melhor pontuação nos jogos executados
conseguirem uma melhor pontuação nos jogos executados
c) assimilando experiências e informações e,
sobretudo, incorporando atitudes e valores
d) brincando livremente, mas levando em conta as atitudes dos outros
colegas para
que não haia trapaça
Questão
11
A "pedagogia renovada e uma concepção
que inclui
várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da
Escola Nova ou Escola Ativa. Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um
mesmo princípio norteador
de valorização do indivíduo como ser livre e social. 0 centro da atividade escolar
não e o professor
nem os conteúdos disciplinares, mas sim:
a) as novas tecnologias,
sempre atualizadas
b) o aluno,
como ser ativo e curioso
c) os recursos
didáticos, modernos e
interessantes
interessantes
d) as novas
metodologias, com recursos audiovisuais
Questão 12
Com a degradação do sistema educacional brasileiro, pode-se dizer
que a maioria das escolas tendo
a ser apenas um local de trabalho individualizado e não uma organização com objetivos próprios,
elaborados e manifestados pela ação coordenada de
seus diversos profissionais. Para ser uma organização
eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor, e para garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, e imprescindível
que cada escola:
a) discuta e construa seu
projeto educativo
b) adquira materiais tecnológicos
modernos
modernos
c) construa um relacionamento com os
vizinhos
vizinhos
d) realize encontros de pais de alunos
mensalmente
mensalmente
Questão 13
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em
relação aos conteúdos
curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si
mesmo, o que
se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades
que Ilhes permitam:
a) utilizar bens materiais atuais em suas
comunidades
comunidades
b) usufruir de eventos e entretenimentos
em suas com _unidades
em suas com _unidades
c) produzir e restaurar materiais
tecnológicos atualizados
tecnológicos atualizados
d) produzir e usufruir dos bens culturais,
sociais e econômicos
sociais e econômicos
Questão 14
Segundo o art. 53 da Lei n° 8.069/90 — ECA, a criança e o adolescente tem
direito a educação, visando
ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Não representa um dos direitos que devem ser assegurados o apresentado na seguinte
alternativa:
a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
b) direito de ser respeitado por seus educadores
c) disponibilidade de vagas no mercado de trabalho
d) acesso à escola pública e gratuita
próxima de sua residência
próxima de sua residência
Questão 15
Ao apresentar alguns pareceres sobre a relação
entre
educação, sociedade e práxis, educativa, Dermeval Saviani (2001)
afirma que é necessário o educador superar a olhar
ingênuo- da "síntese precária" da pratica docente pelo seguinte motivo:
a) aprender é a única coisa de que a
mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende
mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende
b) educar é buscar uma compreensão histórico-critica do fazer
educacional
c) ensinar é transmitir conhecimento
sobre alguma coisa a alguém
sobre alguma coisa a alguém
d) formar é o mesmo que treinar o aprendiz para o desempenho
de destrezas
Questão 16
Quanto
a avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi (2002) afirma que ainda ha diversos equívocos teóricos
exercidos na pratica educativa. Um
redesenho desta pratica aposta na necessidade
de o educador identifica-la como:
a) um meio de classificar os
alunos em
aprovados e reprovados, colocando-os sob a suspeita de apresentação de distúrbios e/ou dificuldade de aprendizagem
aprovados e reprovados, colocando-os sob a suspeita de apresentação de distúrbios e/ou dificuldade de aprendizagem
b) um ato estático e conclusivo sobre os
resultados da aprendizagem dos estudantes, proporcionando seu crescimento social
resultados da aprendizagem dos estudantes, proporcionando seu crescimento social
c) um mecanismo para atribuição de valores quantitativos sobre o desempenho de cada aluno, propiciando seu crescimento educacional
d) uma prática que vai além de avaliar a aprendizagem, considerando o valor individual de cada um , propiciando o seu crescimento como individuo e como
integrante da sociedade
Questão 17
Para Moacir Gadotti (1997) caberá a escola "a transformação da igualdade formal em igualdade real". Esta concepção revelada pelo autor
traz ao educador uma postura critica
sobre seu papel porque o leva a:
a) trabalhar o currículo formal
como
expressão singular do saber e das praticas docentes
expressão singular do saber e das praticas docentes
b) desenvolver uma nova postura
escolar para promover ações que favoreçam a interação social e a opção por práticas heterogêneas
c) desenvolver uma pedagogia tradicional
como forma de atender as necessidades sociais vigentes
c) trabalhar por meta secundária
a fim de
garantir o aprendizado integral dos estudantes
garantir o aprendizado integral dos estudantes
QUESTÃO
18
Em sua obra, Philippe
Perrenoud (1999) apresenta alguns fatores que devem ser considerados
para a construção de competências dos estudantes e da transposição didática que
utilizada na escola. Estes argumentos partem do pressuposto de que o
educador deve:
A) estabelecer, para sua práxis
educacional, um processo
padronizado do que se quer construir com os estudantes
b) considerar as condições sociais e econômicas
do nosso país como elementos norteadores do processo formativo e educacional
c) identificar
as necessidades de classificar e categorizar os estudantes envolvidos no cotidiano educacional
d) saber
criar situações que envolvam os estudantes para um fazer coletivo, rompendo com a cultura individualista do docente
Questão
19
Levando em conta as varias discussões e estudos
sobre planejamento, Danilo Gandin (2000) afirma que a importância e a oportunidade
do tema podem gerar uma reorganização da escola e do fazer docente. Este olhar se apega ao
entendimento de que o planejamento é:
a) empregado apenas para se
referir as atividades organizadas e improvisadas por instituições escolares
b) associado ao conjunto de esforços pedagógicos
desenvolvidos com desígnios premeditados ao processo educacional
c) tratado como um exercício imprescindível
para assegurar a qualidade das ações educativas
d) elaborado como um documento técnico reservado a atender as necessidades normativas
Questão
20
Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propicie
uma reflexão sobre as teorias da educação, classificando-as em
grupos distintos. De acordo com Saviani, podemos considerar
como não critica a seguinte teoria:
a) Escola
Dualista
b) Pedagogia
Assistida
c) Pedagogia
Renovada
d) Pedagogia
Sociointeracionista
Questão 21
A Filosofia da Educação tem por objetivo acompanhar
a ação pedagógica do seguinte modo:
a) reflexiva
e criticamente
b) critica e
pedagogicamente
c) educacional
e reflexivamente
d) educacional
e pedagogicamente
Questão 22
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados pelo Governo
Federal e publicados no ano de 1997. Eles são um:
a) documento de uso obrigatório
nas
escolas
escolas
b) livro didático para ser
utilizado pelo
professor em suas aulas
professor em suas aulas
c) referencial para a educação
em todo o país
d) estatuto com os direitos
das crianças e
adolescentes
adolescentes
Questão 23
A oferta da educação básica
universal é considerada como uma das principais
prioridades para iniciar o processo de mudança social e de
desenvolvimento sustentado dos países em vias de desenvolvimento, sendo
por isso o objetivo do programa Educação para Todos patrocinado pela
UNESCO. A educação básica,
a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB —9.394/96), passou a ser
estruturada por etapas e modalidades
de ensino, englobando:
a) creche, educação primaria e ensino fundamental
b) educação infantil,
ensino fundamental e ensino médio
c) educação primaria, ensino
fundamental e ensino médio)
d) educação primaria, educação secundaria e ensino superior
Questão
24
A redação dada pela Lei n°
12.796, de 2013, ao art. 62 da LDB
9.394/96 diz que e dever dos pais ou responsáveis
efetuar a matrícula das crianças na educação
básica a partir da seguinte idade, em
anos:
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
Questão
25
De
acordo com o art. 2° do Estatuto da Criança e do Adolescente, a alternativa que apresenta corretamente a idade estabelecida para crianças e a faixa etária para adolescentes, respectivamente,
é:
a) 7 anos de
idade incompletos - entre 7 e 15 anos
b) 10 anos de
idade incompletos - entre 10 e 18 anos
c) 13 anos de
idade incompletos - entre 13 e 15 anos
d) 12 anos de
idade incompletos - 12 e 18 anos
Questão
28
O art. 4° inciso III da LDB 9.394/96, segundo a redação dada pela Lei n° 12.796, de 2013, nos fala que o atendimento
educacional especializado gratuito
aos educandos com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação, transversal a
todos os níveis,
etapas e modalidades, deve ser feito preferencialmente na seguinte rede de ensino:
a) pública
b) particular
c) regular
d) especial
Questão
26
Objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador
espera alcançar com a atividade- pedagógica. Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a
vide dentro de uma cultura. Representam os
atributos que a sociedade espera e
necessita encontrar em seus membros,
delineiam o perfil do homem que a
sociedade espera formar. Os objetivos educacionais
podem ser expressos nos seguintes
n níveis:
a) gerais e específicos
b) integrais e complementares
c) gerais e complementares
d) integrais e específicos
Questão 27
O construtivismo deve a Vygotsky a visão da
historicidade profunda do ser humano. 0 sujeito e
historicidade profunda do ser humano. 0 sujeito e
o seu
pensamento são reflexos das múltiplas relações existentes na realidade material.
Vygotsky
conceitua a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma
determinar através
da solução independentes de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução
de problemas sob a orientação
de um adulto ou em colaboração com
os companheiros mais capazes, como área ou zona de:
a) assimilação e acomodação
b) desenvolvimento proximal
c) novas ideias
d) emoções e afetividades
Questão
29
A
presidente Dilma Rousseff comunicou na tarde da quarta-feira 30/09/15 ao ministro da Educação,
Renato
Janine Ribeiro, que ele deixaria a pasta. Em seu lugar, voltou para a pasta da Educação:
a) Fernando Haddad
b) Jose Henrique Paim
c) Aloizio
Mercadante
d) Cristovam
Buarque
Questão
30
"Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder.
Ideologia, eu quero uma pra
viver. Ideologia, eu quero uma pra viver". 0 trecho da música Ideologia,
interpretada
pelo cantor
brasileiro Cazuza, retrata descontentamento
com algumas questões ideológicas.
Podemos dizer que ideologia é:
a) a
participação do povo, que tem no voto a sua principal forma de demonstração politica
b) um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos e pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais
c) uma condição o de pessoa que, como membro .de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe
permitem participar
da vide politica
d) um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de
um indivíduo,
de um grupo social ou de uma
sociedade
TEXTO 1: "in
memoriam"— Um rio que passou
(Mariana Figueiras)
O rio Capibaribe inspirou
muitas poesias de Joao Cabral de Melo Neto;
o rio Amazonas margeia até hoje os
romances de Milton Hatoum; o rio São
Francisco inunda o
5 grande sertão
de Guimaraes Rosa; e não seria exagero dizer que até o rio Carioca — e todo um Rio de
Janeiro, vá lá — passa sob as palavras de Machado de Assis.
- O rio Doce também. 0 chamado "Nilo
10
brasileiro" fez parte do nosso imaginário cultural na poesia, na prosa e em canções populares.
Bravo forte da maior bacia hídrica
do Sudeste, com 853 quilômetros de extensão
15 que
banham 29 cidades de Minas Gerais e 11 do Espirito Santo, o rio Doce foi completamente destruído
pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana. Com o desastre, os rejeitos químicos da empresa
inundaram seu leito, que já é considerado "morto" por autoridades
ambientais do Ministério Público do. Espirito Santo e do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de
Minas Gerais.
25 O rio Doce, tal como era, só sobrevive
nas poesias, crônicas,
romances e canções populares que beberam na sua fonte. Coletados pelo GLOBO como uma homenagem póstuma ao
rio, os trechos têm
30 o rio Doce como referência
ou cenário — em
tons bucólicos, picarescos ou críticos.
tons bucólicos, picarescos ou críticos.
Adaptado de 0 Globo, domingo, 15-11-2015
Questão 31
Considerando as ideias apresentadas no texto, pode-se associar ao título-
"In
memoriam"— Um rio que passou o sentido de:
a) desenvolvimento
b) aniquilamento
c) Resistencia
d) aceitacão
Ao longo do texto, observa-se o use de
diferentes construções
em linguagem figurada.
NÃO constitui linguagem
figurada a construção presente
em:
A) o rio Carioca (...)
passa sob as palavras de Machado
de Assis (I. 6-8)
B) o rio Amazonas
margeia até hoje os romances de
Milton Hatoum (I. 2-4)
C) os rejeitos químicos
da empresa inundaram
seu leito (I. 19-20)
D) poesias, crônicas,
romances e canções populares que beberam na sua fonte (I. 26-27)
Questão 33
No primeiro parágrafo, o uso do travessão justifica-se por:
a) indicar uma enumeração
b) delimitar um comentário
c) introduzir uma citação
d) destacar uma palavra
Questão 34
O processo de formação da palavra rejeito é derivada do seguinte tipo:
a) sufixal
b) imprópria
c) regressiva
d) parassintética
Questão 35
O verbo "ter"
(I. 29) na terceira pessoa do plural do presente do indicativo é acentuado. Com o Acordo Ortográfico de
1990, houve supressão do acento circunflexo na terceira pessoa do plural de alguns tempos
verbais. São exemplos os seguintes verbos:
a) ler e conter
b) convir e abster
c) ver e vir
d) dar e crer
TEXTO 2: "Lira ltabirana"
(Carlos Drummond de Andrade,
1984)
0 rio? E doce.
A Vale? Amarga. Ai, antes fosse
Mais leve a carga.
Entre estatais
E multinacionais, Quantos ais!
III
A divida interna. A divida externa. A divida eterna.
IV
Quantas toneladas
exportamos De ferro?
Quantas lagrimas disfarçamos Sem berro?
Questão 36
0 vocábulos "aí",
que aparece em dois versos do poema de Drummond (3° e 7°), é classificado, respectivamente,
como:
a)interjeição - substantive
b) conjunção - numeral
c) preposição -
adjetivo
d) pronome - advérbio
Questão 38
Assim como os verbos, alguns nomes pedem complementos introduzidos por preposição. No texto, o substantivo "certeza" vem
acompanhado pela preposição
"de". As seguintes palavras também
pedem essa mesma preposição:
a) possível - impróprio
b) ansioso - entendido
c) leal - compatível
d) desejoso - fácil
Questão 39
Os pronomes
"sua", "nada", "ele" são classificados,
respectivamente, como:
a) possessivo, relativo
e pessoal obliquo
b) demonstrativo,
indefinido e pessoal reto
c) possessivo, indefinido
e pessoal reto
d) demonstrativo, relativo e pessoal
obliquo.
Questão 40
A conjunção
"pois" mantém com a frase que a antecede a seguinte relação de sentido:
a) explicação
b) conclusão
c) oposição
d) adição
TEXTO 3: "0 menino do rio
Doce"
(Ziraldo,
1996)
Rio que nasce doce na
gorda barriga da montanha na praia (do lado-de-cá). 0 menino tinha certeza de que
havia nascido no dia em que viu o rio. Na sua memória; não havia nada antes daquele dia. 0 menino amou o rio, pois
acreditou que o rio também havia nascido no
dia em que ele o viu.
Questão 37
0 verbo
"amar", no texto acima, esta conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No pretérito
imperfeito
do subjuntivo, ele apresenta a seguinte forma:
a) amaria
b) amava
c) amara
d) amasse
Professor A
1B, 2C, 3A, 4A, 5D, 6D, 7D, 8A, 9B, 10C, 11B, 12A, 13D, 14C, 15B, 16D, 17B, 18D, 19C, 20B, 21A, 22C, 23B, 24A, 25D, 26A, 27B, 28C, 29C, 30B, 31B, 32C, 33B, 34C, 35D, 36A, 37D, 38D, 39C, 40A
1B, 2C, 3A, 4A, 5D, 6D, 7D, 8A, 9B, 10C, 11B, 12A, 13D, 14C, 15B, 16D, 17B, 18D, 19C, 20B, 21A, 22C, 23B, 24A, 25D, 26A, 27B, 28C, 29C, 30B, 31B, 32C, 33B, 34C, 35D, 36A, 37D, 38D, 39C, 40A
Nenhum comentário:
Postar um comentário