PáginasDESCRITOR

domingo, 10 de novembro de 2019

ADJUNTO ADVERBIAL EXERCICIOS


ADJUNTO ADVERBIAL - EXERCÍCIOS PARA FAZER NO CADERNO
1-Identifique os adjuntos adverbiais e classifique quanto a sua circunstância.
a) Cheguei cedo.
b) Falaram muito.
c) Eles chegaram bastante cedo.
d) Eram alunas muito bonitas.
e) Onde você mora?
f) Quando você volta?
g) Não sei como ele faz isso.
h) Ele falava muito mal.
i) Ali se vendem relógios.
j) Muitas crianças estão morrendo de fome devido à desnutrição.
k) Falavam sobre política.
l) Cortou-se com a faca
m) Talvez ele corra na praia


2 - Tendo como referência os termos em destaque, relacione a 2ª coluna de acordo com a primeira:
a – Quando chegares do trabalho avise-me.
b – O discurso do diretor foi aplaudido com entusiasmo.
c – Visitaremos o litoral nordestino nestas férias.
d – Como chovia bastante, não fomos ao cinema, conforme combinado.
e – Fiquei muito agradecida pela sua ajuda.

(  ) adjunto adverbial de intensidade
(  ) adjunto adverbial de lugar
(  ) adjunto adverbial de modo
(  ) adjunto adverbial de causa
(  ) adjunto adverbial de tempo
http://bloggerdaelane.blogspot.com.br/2013/10/adjunto-adverbial.html



03. Classifique os adjuntos adverbiais destacados
a) Naquele ano, trabalhei doze horas por dia.
b) Adoro ir ao teatro.
c) Falou com entusiasmo sobre o livro.
d) Sim, ele virá com certeza.
e) Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.
f) Talvez eu seja perdoado por ele.
g) Falou muito pouco.
h) Podavam-se as plantas com uma grande tesoura.
i) Eu ia ao cinema com meu irmão.
j) Com a seca, meu jardim acabou.
k) Viajo sempre a negócio.
l) Aqui se fala muito sobre política.







Exercícios
1.       Classifique os adjuntos adverbiais:
a)      Conheço, de fato, suas motivações.
b)      Falava a respeito de futebol.
c)       Muitos morreram de doença.
d)      Iremos contigo / à praia.
e)      Apesar da oposição, ela se casou.
f)       Só vencerás com seu próprio esforço.


Crie  orações usando adjuntos adverbiais de
1.Lugar.
Moro longe
Estou aqui
Vou ali.

2.tempo
Viajarei hoje.
Sai ontem
Durmo à noite.

3.modo
Ando devagar.
Como depressa.
Falo educadamente.

4. causa
Faltei devido a chuva.
Não fui por medo.
Fiquei por causa de você.

5. finalidade.
Vim para aprender.
Estudei a fim de passar.
Trabalho por amor.

6. afirmação.
Irei sim.
Farei sem dúvida.
Responderei com certeza.

7.negação.
Nunca esquecerei.
Jamais mentirei.
Não reclamo.

8. Intensidade.
Você fala muito
Ela come pouco.
Escrevemos demais.

9.meio
Vim a pé.
Vou de carro.
Viajo de ônibus.

10. frequência.
Sempre te amarei.
Todos os dias durmo.
Diariamente estudo.

11.frequencia.
Todos os dias escovo os dentes.
Diariamente tomo banho.
Raramente faço bagunça.

12. companhia
Vou com maria.
Estou junto de você
Farei com você.

13. instrumento
Cortei com uma faca.
Escrevi com caneta.
Cavei com a pá.

14.assunto.
Falamos sobre futebol.
Conversamos acerca de dinheiro.
Estudamos a respeito de advérbio.

15. Exclusão.
Todos ajudam, exceto você.
Todos fizeram, menos você.
Com exceção de Paulo, todos irão.

16.dúvidda
Talvez eu fique.
Quem sabe ela vem.
Provavelmente choverá.

17. condição

Fico se quiser.
Caso chova, faltarei.
Senão chover, faz sol.

18. concessão
Apesar do frio vim.
Ainda que não quisesse, paguei.
todavia

19 conformidade
Conforme
De acordo
segundo





Nenhum comentário:

Postar um comentário