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domingo, 10 de novembro de 2019

CANÇÃO TEORIA E EXERCÍCIOS

LUCENI FERREIRA DE FREITAS
PROPOSTA DE  PROJETO DIDÁTICO SOBRE GÊNERO TEXTUAL “CANÇÃO


Estudo do gênero textual “canção”

     Trata-se de uma composição musical para ser cantada, o que envolve, necessariamente, uma preocupação com o ritmo, a seleção de palavras, a rima, enfim, com a musicalidade das palavras.
     Os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apóiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas tem no ritmo a sua marca essencial, tem modos de organização do discurso parecidos e visam a causar prazer estético.
    O ritmo é muito ligado a música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura “muda” quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.
    Sempre que possível, devemos, pois, trabalhar as letras das canções, ouvindo e/ou cantando a música com os alunos, evitando assim estudá-las de maneira incompleta. Quando trabalhamos com letras de canções em sala de aula, devemos lembrar aos alunos que a canção tem ainda a parte musical, que faz parte tanto do significante quanto do significado e contribui para os sentidos daquele texto.

Características do Gênero textual canção

Gênero textual
Canção
Objetivo do gênero textual

Causa prazer estético; entreter. Também se distingue da linguagem comunicativa cotidiana, usual, através de desvios. De linguagem figurada.
Características
Texto geralmente em versos, com ritmo; presença ou não de refrão; uso de linguagem figurada, de desvios, de deslocamentos. É comum haver a presença de relações intertextuais, se bem que menos freqüente do que nos textos literários. A parte melódica, musical (sobretudo o ritmo) faz parte dos sentidos do texto.

Modo de organização do discurso
Narrativo e/ou argumentativo. Ás vezes, até expositivo ( com intenção didática) ou ainda injuntivo.


Estudo da Canção “João e Maria (6º ano)
Título
“João e Maria”
Autores
Chico Buarque de Hollanda e Sivuca
Fonte
Tema
As fantasias amorosas e o desencanto de uma relação que não aconteceu.
Gênero textual
Canção
Objetivo comunicativo predominante
Descrever as fantasias amorosas do eu lírico, que parecem ter ficado na imaginação; e narrar o desenlace da relação que não aconteceu além do devaneio.
Contexto de produção
Tempo: 1947 (a melodia) e 1977 (a letra); posição social do produtor na interação: compositor; posição social do receptor na interação: ouvinte leitor; canal/veículo: CD; mídia; grau de formalidade da situação: informal
Modo de organização do discurso
Descritivo e narrativo












Recursos lingüísticos
*Recursos rítmicos: ocorre a repetição da seguinte estrutura sintática (paralelismo sintático); agora (eu) era..., que introduz cada uma das partes da história.
*Substantivos- Campos semânticos e associativos: herói ( cavalo, cowboy, batalhões, alemães, canhões, bodoque); cinema – ficção    (herói, cowboy, inglês, matinês, rock); hierarquia e poder ( rei, bedel, juiz, lei, obrigado, princesa); infância (bodoque, brinquedo, pião, bicho preferido); negativo ( maldade, fatal, noite, louco).
* Verbos:- uso do pretérito imperfeito do indicativo, caracterizando a parte da canção que descreve a fantasia (como nas histórias da carochinha, que começam: era uma vez..., ou como nas brincadeiras de faz de conta infantis, em que se diz: eu era a mãe...);
- uso do imperativo, no trecho em que se dirige a amada, pedindo-lhe que fique com ele;
-uso do pretérito imperfeito do subjuntivo (terminasse);
-uso do pretérito perfeito do indicativo, quando relata a partida da amada (você sumiu no mundo);
uso de locução verbal no futuro do indicativo ( vai fazer), que aponta para o futuro do eu lírico ,porém com incerteza, pois está em uma pergunta.
* Pronomes;- caracterização do eu lírico pelo uso de pronomes pessoais de 1º pessoa do sing: eu, me; e de pronome possessivo de 1º pessoa do singular: meu; - caracterização da interlocutora da canção, a amada pelo uso de pronome de tratamento de 2º pessoa do sing: seu


Roteiro para o trabalho em sala de aula
       Propomos as seguintes etapas para o trabalho a ser realizado com os alunos sobre a canção “João e Maria”
  1. Pré-leitura

O momento da pré-leitura, anterior ao contato propriamente dito com o texto, é importante para que os alunos se preparem para a leitura, ativando seus conhecimentos prévios sobre o assunto a ser tratado e envolvendo-se emocionalmente com o tema. Por isso, ele deve ser encaminhado oralmente, com  a participação de toda a turma.
Inicialmente, o professor deve explorar o título “João e Maria”, que já remete às histórias infantis, por um lado e ao relacionamento entre um rapaz e uma moça, por outro.
     A leitura do texto poderá ser precedida por uma conversa sobre a imaginação, as fantasias, e as histórias infantis (sua estrutura, seu formato, seu conteúdo). Destacar, principalmente, a fórmula “Era uma vez” e o uso do pretérito imperfeito.
     Será que alguém na turma já teve sonhos ou imaginou histórias com alguém de que gosta? Esses sonhos viraram realidade?
2.Leitura do texto

João e Maria
           Chico Buarque e Sivuca

          Após essas atividades, os alunos devem fazer a primeira leitura do texto:

  1. Atividade, leitura e produção

Após a leitura da canção (se possível acompanhada de audição e canto da música), desenvolver uma atividade oral com a turma, com o objetivo de identificar o núcleo narrativo, que pode se resumido com base nas seguintes perguntas:

 3.  Propostas de produção textual
Proposta 1
Façam um resumo, em prosa, das idéias contidas na letra da canção.
Proposta 2
Escrevam uma carta, como se vocês fossem o “João” da canção, dirigida a “Maria”, contando as suas fantasias, como foi feito na canção.


                                    

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO- CANÇÃO - RECONHECER GÊNERO TEXTUAL, SENTIDO DE PALAVRA OU EXPRESSÃO - 6° ANO
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO – CANÇÃO  6° ANO

TOADA

Vem, morena ouvir comigo esta cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Pra ver você mais feliz

Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta chegada pra descansar
No coração sereno da toada
Bem querer

Tanta saudade eu já senti, morena
Mas foi coisa bonita
Da vida vou me arrepender.
                 Zé Renato, Juca Filho, Cláudio Nucci. Universal Music Indie Records,1997.

ATIVIDADES

Analisando o texto.

1-Um convite é feito a alguém na letra dessa canção. Qual é esse convite?
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2- Quais versos dessa canção mostra que o eu-poético acredita que a música pode trazer bem- estar?
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3- Existem rimas na letra da canção? Em que versos?
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4- Qual é o sentido da música na vida do eu-poético?
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5-  Marque apenas os itens em que os versos possuem sentido completo, ou seja aqueles que não dependem de outros versos para apresentar sentido.

A) ”Vem, morena ouvir comigo esta canção”.
B) ”Escuta o trem de ferro alegre a cantar”.
C) ”No coração sereno da toada”.
D) ”Bem querer”.
E) ”Da vida nunca vou me arrepender”.


GABARITO

1-O EU-POÉTICO CONVIDA A MORENA A OUVIR O QUE ELE CANTA E A SAIR PELA VIDA AVENTUREIRA.

2- “TANTA TOADA EU TRAGO NA VIOLA, PRA VER VOCÊ MAIS FELIZ”.

3- SIM. HÁ RIMAS NOS VERSOS 4 E 5 (CANTAR E DESCANSAR) E NOS VERSOS 8 E 9 (QUERER E ARREPENDER).

4- A MÚSICA É FUNDAMENTAL PARA ELE LEVAR A VIDA. NA CANÇÃO O EU-POÉTICO NÃO OFERECE BENS A MORENA.ELE OFERECE APENAS A SUA CANÇÃO E O SEU JEITO DE VIVER.

5-  A, B e E


A forma composicional da música, então, pode atuar em qualquer esfera de atividade humana, porém em cada uma delas estará sujeita às características próprias de cada esfera. Vemos propagandas musicalizadas, na esfera publicitária; o hino, na esfera religiosa; os cantos de torcida, na esfera esportiva; as cantigas de ninar, na esfera familiar, entre outros. Assim, teremos gêneros diferentes devido não apenas às designações – música/canção e jingle (canção publicitária), – mas a todo um conjunto de elementos que caracterizam o gênero: o conteúdo temático, o estilo, a finalidade, a relação com o destinatário, o meio de veiculação, o momento sóciohistórico-ideológico e também o contexto de produção.
 Devido a essa flexibilidade, este gênero textual/discursivo pode ser visto como híbrido, por ser considerado uma música ou um poema cantado. Entretanto, os itens que diferenciam a música de um poema, por exemplo, estão relacionados com o objetivo, a natureza, o público-alvo, a forma de apresentação, o tom de informalidade, entre outros.


Músicas Compositores Intérpretes
Beber, cair e levantar Marcelo Marrone e Bruno
Vou beber de novo Itamaracá e Teodoro Grupo Tradição
Alô meu amor Vanderlei Rodrigo Vanderlei Rodrigo
O remédio é beber Gilberto e Gilmar Gilberto e Gilmar
Voltando pra gandaia Sérgio Ovelar e Teófilo Telo Grupo Tradição
Cachaceiro fino Indisponível Solteirões do Forró
De latinha na mão Jair Góes, Rivanil e Everton Matos
Eu bebo pra ficar mal  Lucas & Renan
Aí nóis bebe Cezar e Paulinho Cezar e Paulinho


1. O que estão ouvindo e por quê?
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2. Essa(s) música(s) somente diverte(m) ou faz(em) refletir sobre um tema?
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3. Conhecem o(s) intérprete(s)? E os compositores? O que sabe sobre eles?
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4. O que significa música para vocês?
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5.A música brasileira tem história? Por quê? Quem conhece um pouco dessa história e pode falar sobre ela?
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6. A que contextualização histórica/social a música ouvida nos remete?
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7. As músicas violentas podem gerar quais consequências?
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8. De que maneira é possível não se permitir influenciar por essas músicas e suas mensagens subjetivas?
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9. Como desenvolver o gosto, aguçar o ouvido para a música como arte e ciência?
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10. Como se percebe a diferença de estilo musical?
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11. As músicas devem somente divertir ou também fazer as pessoas refletirem sobre fatos da sociedade?
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Beber, Cair e Levantar
Aviões do Forró
 
Vamos simbora
Prum bar
Beber, cair e levantar
(2x)

Beber, cair e levantar!
Beber, cair e levantar!
Beber, cair!
Beber, cair e levantar!

Cabra safado Tá na zueira
Só gosta mesmo É de mulher doideira
Mulher direita só Riquelme quer
Fica estressado E até briga com a mulher

Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora
É meu lugar
(2x)

Se você quiser me acompanhar
Vou te convidar
Prá ir prá onde?
Bora! Bora!

Vamos simbora
Prum bar
Beber, cair e levantar
(2x)

Beber, cair, levantar!
Beber, cair, levantar!
Beber, cair, levantar!
Beber, cair, levantar!

Vamos simbora
Prum bar
Beber, cair, levantar
(2x)

Beber, cair e levantar!
Beber, cair!
Beber, cair!
Beber, cair!

Cabra safado
Tá na zueira
Só gosta mesmo
É de mulher doideira
Mulher direita
Marujo não quer
Fica zangado
E até briga com a mulher

Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora
É meu lugar
(2x)

Se você quiser me acompanhar
Vou te convidar
Prá ir prá Juazeiro
Vem!

Vamos simbora
Prum bar
Beber, cair e levantar
(2x)

Beber, cair e levantar!
Beber, cair e levantar!
Beber, cair!
Beber, cair!
Beber, beber, cair!
Beber, cair e levantar!
Beber, cair e levantar!
Beber, cair!

A música age diretamente nos nossos corpos, provocando reações de acordo com a melodia que estivermos produzindo ou ouvindo, tendo a capacidade de provocar comportamentos compatíveis com a sua mensagem. Além disso, pode despertar emoções, educar profundamente, mover a nossa vontade e nos influenciar moralmente. Para direcionar à leitura desse texto, propusemos algumas questões, dentre as quais destacamos: Sobre o que fala o texto Beber, Cair E Levantar, ou seja, qual é a sua temática? O que você já sabe sobre o assunto? Por que a música tem esse título? Quais inferências são possíveis a partir dessa temática? De que forma o texto induz o consumo de álcool? Como é possível combater, de maneira mais eficaz, essa motivação ao alcoolismo? O que motiva a experimentação às drogas? Que competências são exigidas para dizer sim ou não a esses apelos de consumo a drogas lícitas? Como os ouvintes se colocam e como deveriam reagir diante da mensagem de algumas m

Um comentário:

  1. Muito valioso esse trabalho!! Esperamos encontrar essa performance com a Canção de Chico Buarque: COTIDIANO.

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