COLEGIO VIDA ATIVA
leia o texto abaixo e responda:
O papel da carta no mundo ocidental é tão importante que uma das mais antigas instituições
brasileiras
-Correios e Telégrafos- mantém
um
serviço que assegura a
qualquer cidadão o
direito de enviar uma comunicação
por
escrito mediante um valor simbólico. É
a chamada carta-social.
Os analfabetos que desejam enviar cartas a pessoas queridas e distantes recorrem às “escrevinhadoras”, que redigem cartas por
eles. As escrevinhadoras são como
Dora,
personagem do
filme” Central do Brasil”,que se posiciona na estação de
trem e realiza o desejo dessas pessoas.
1. Ao escrever cartas, quais são as características básicas que se deve preservar? A
Nome do destinatário, endereço e
data, somente.
B Data,
destinatário, endereço do destinatário, corpo da carta, saudações finais, assinatura remetente e
endereço do remetente, somente.
C Destinatário, corpo da carta
e remetente, somente.
D Data,
destinatário, envelope e assinatura, somente.
Leia o texto com muita atenção
e responda as questões 02 e 03:
A CARTA
Esta história é de dois namorados, ele chamado Haroldo e ela, Marta. Os dois brigaram feio,e Marta escreveu uma carta
para Haroldo , rompendo definitivamente o namoro e dizendo uma verdade que ele precisava ouvir.Ou, no caso,
ler. Mas Marta se arrependeu do que tinha escrito e no dia seguinte fez plantão na calçada em frente
ao edifício de Haroldo, esperando o
carteiro. Precisava interceptar a carta de qualquer jeito. Quando
o carteiro apareceu, Marta fingiu que estava chegando ao edifício e perguntou:
-Alguma coisa para o 702?Eu levo.
Mas não tinha nada para
o 702. No dia seguinte tinha, mas não a carta
de Marta. No terceiro dia , o carteiro desconfiou, hesitou em entregar a correspondência a Marta, que foi obrigada a fazer uma
encenação dramática. Não era do 702.Era a autora de uma carta
para o 702. E queria a carta de volta. Precisava daquela carta.
Era importantíssimo ter aquela carta.
Não
podia dizer por quê.
Afinal, a
carta era dela mesma, devia ter o direito de recuperá-la quando quisesse!
O
carteiro lhe disse que o que ela estava querendo fazer era crime federal, mas mesmo assim Marta insistia. Não estava. Outro dia e....
não estava.
Passados alguns dias depois, chegou a carta.
O carteiro, que a essas alturas já havia virado íntimo de Marta, lhe entregou a
carta. Ela ficou olhando o envelope por um longo por um longo minuto. Depois a devolveu para
o carteiro e disse:
-Entrega!
E, diante do espanto do carteiro, explicou que só queria ver se o endereço estava correto.
(Luís Fernando Veríssimo)
2. O texto
inicia-se com um conflito, em torno
do qual se desenvolve toda a história. Que acontecimento desencadeia o conflito?
A A escrita da carta
por Marta para
seu namorado. B O fato de o carteiro não querer entregar a
carta. C A briga de Marta com Haroldo.
D A amizade que se estabeleceu entre
Marta e o carteir
03 Após a intenção de Marta ter sido descoberta pelo carteiro, percebe-se uma mudança no clima da narrativa. O
que
Marta sente a partir desse momento?
A Desconfiança do carteiro.
B Desejo
de não ver mais o namorado.
C Desejo
de cometer um ato ilegal: abrir a carta de outra
pessoa.
D Desespero diante da possibilidade de a carta ser entregue.
04 Ao escrever
cartas, é necessário pontuar
corretamente para que o destinatário compreenda bem o que o remetente está dizendo. Após o nome do destinatário, que sinais podemos utilizar
A Somente dois pontos ou exclamação.
B
Somente ponto
final.
C
Dois pontos, vírgula ou nenhum sinal.
D Ponto e vírgula ou apenas vírgula.
05 Analise o trecho abaixo:
A história da
internet no Brasil começou mais tarde em 1989 com a criação da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) em 1994 já atingia todas as regiões do país atualmente muitas iniciativas governamentais estão fazendo
com que a internet e a interação por e-mail estejam ao alcance de todos
os jovens em idade escolar
Qual das alternativas abaixo apresenta pontuação correta?
“A história da internet no Brasil começou mais tarde: em 1989. Com a criação da RNP (Rede Nacional de
A Pesquisa) uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), em 1994 já atingia todas
as regiões do país atualmente, muitas iniciativas governamentais estão fazendo
com que a internet e a
interação por e-mail estejam ao alcance de todos
os jovens em idade escolar!”
“A história da internet no Brasil começou, mais tarde, em 1989 com a criação da RNP (Rede Nacional de
Pesquisa); uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia). Em 1994,
já
B atingia todas as regiões do país atualmente: muitas iniciativas governamentais estão fazendo
com que a internet
e a interação por e-mail estejam ao alcance de todos os jovens
em idade escolar.”
“A história da internet no Brasil começou mais tarde, em 1989, com a criação da RNP (Rede Nacional de
C Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia). Em 1994,
já
atingia todas as regiões do país. Atualmente, muitas iniciativas governamentais estão fazendo
com que a internet
e a interação por e-mail estejam ao alcance de todos os jovens
em idade escolar.”
“A história da internet no Brasil começou mais tarde em 1989! Com a criação da RNP (Rede Nacional de
D Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), em 1994 ,já atingia todas as regiões do país; Atualmente muitas iniciativas governamentais estão fazendo
com que a internet
e a interação por e-mail estejam ao alcance de todos os jovens
em idade escolar.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário