MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO CORPO
Há nas sociedades contemporâneas uma
intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente
preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática
do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as
classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da
questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês,
a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo
alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene,
cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir
dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma crescente
preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de
cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias
a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos
meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas
maiores revistas brasileiras voltadas para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo
a Corpo” (1987).
Contudo, foi o cinema de Hollywood que
ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da
cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o
mundo inteiro.
Da mesma forma, podemos pensar em relação
à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados
formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva
a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e
ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de
maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de
imagens, como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído
para isso.
Os programas de televisão, revistas e
jornais têm dedicado espaços em suas programações cada vez maiores para
apresentar novidades em setores de cosméticos, de alimentação e vestuário.
Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que
não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
O consumismo desenfreado gerado pela
mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as
vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de
cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as
“formas indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com
medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da
“beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios
de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma
estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano
de 2009 a operações plásticas
Evidentemente que a existência de cuidados
com o corpo não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter
uma especial atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados com o corpo
não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas
últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós
mesmos.
Orson Camargo - Colaborador Brasil Escola
.Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São
Paulo – FESP
1- Qual o problema da sociedade
atual apresentado no primeiro parágrafo?
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2- Reescreva o trecho “[...]
apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação
com a saúde.”, trocando o
conectivo ORA por outro sem
alterar o significado do texto.
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3- No segundo parágrafo aparece o
pensamento do filósofo Pierre Bourdieu. Escreva com suas palavras a ideia
apresentada.
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4- O que levou, segundo o texto,
ao aparecimento de revistas brasileiras como Boa Forma e Corpo a Corpo?
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5- “Contudo, foi o cinema de
Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo
novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida
glamorosos para o mundo inteiro.”. Substitua a palavra destacada por outra, sem
alterar o sentido do trecho.
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6- Segundo o texto, em que o
cinema de Hollywood e a televisão se aproximam?
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7- Qual a causa de crianças e
adolescentes submeterem-se a cirurgias plásticas, segundo a Sociedade
Brasileira de Cirurgia Plástica?
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8- Pode-se perceber que o texto
condena todo e qualquer cuidado com o nosso corpo? Justifique sua resposta,
retirando do texto a tese.
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