PáginasDESCRITOR

domingo, 14 de maio de 2017

PRONOME RELATIVO EXERCÍCIOS CEREJA 9º ano PAG. 35 , 36,37



1. Observe esta frase:
VOCÊ MERECE UMA TINTA QUE SUPERA TUDO.
a) Quantos verbos há na frase?
___________________________________
b) Logo, quantas orações há nela?
___________________________________
c) Delimite as orações.
____________________________________________________________________

2. A palavra QUE  estabelece conexão entre as duas orações e, ao mesmo tempo, substitui um termo empregado na 1ª oração. Qual é esse termo?
___________________________

3. Releia o enunciado.
VOCÊ MERECE UMA TINTA QUE SUPERA TUDO. INCLUSIVE AS EXPECTATIVAS.
a) Qual é o principal argumento utilizado pelo anunciante para convencer o público a consumir o produto anunciado?
______________________________________________________________________


Pag.36
1. Uma as orações a seguir por meio do pronome relativo QUE, conforme o exemplo.
Li os livros de contos. Os livros de contos estavam guardados.
Li os livros de contos que estavam guardados.
a) O professor vai de mudança para outro país. Os alunos amam esse professor.
___________________________________________________________________________
b) Comprei um CD. O CD é ótimo.
___________________________________________________________________________
c) Vi umas fotos antigas. As fotos antigas foram batidas na minha infância.
___________________________________________________________________________
d) Esta calça é a nova. Você comprou uma calça nova?
__________________________________________________________________________

2. Uma as orações empregando pronomes relativos que deem sentido coerente aos períodos.
a) O problema a_____________ tenho me referido é outro.
b) Eu emprestarei meus CDs a___________ eu confiar.
c) É ele _________ faz os melhores trabalhos.
d) A escola _____estudei continua bonita.




NATURAL RETORNO

O passarinho que a poluição
Espantou sou eu que voa
Para seus braços.
A água que a indústria sujou
Sou eu que desemboca límpido
Em sua barriga.
O mato que a cidade cortou
Sou eu que cresce viçoso
Em suas pernas.
O bicho que a civilização matou
Sou eu que corre célebre
Para o seu corpo.
Nem tudo está perdido.

3.  Identifique no poema os pronomes relativos e os seus antecedentes.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O poema estabelece uma relação entre as ações do ser humano e a natureza.
a) Que tipo é essa relação?
_______________________________________________________________________

b) De acordo com o ponto de vista expresso no poema, a natureza, apesar de sofrer com as ações humanas, tende a morrer? Por que? Justifique sua resposta por meio do Titulo do poema.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O pronome relativo deve ser antecedido de preposição quando o verbo da 2ª oração a exige. Veja:
A permissão é necessária. Preciso da permissão.

A Permissão DE que preciso é necessária.
DE- PREPOSIÇÃO
 Uma as orações a seguir por meio do pronome relativo QUE, QUEM, O QUAL, AQUAL, ou ONDE.
a) Habito um bairro. O bairro é antigo.
____________________________________________________________________
b) Quero sair com meus amigos. Gosto muito dos meus amigos.
____________________________________________________________________
c) As regras são rígidas. As pessoas obedecem a essas regras.
_____________________________________________________________________
d) Assistimos à peça. A peça é maravilhosa.
_____________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário