PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 5 de maio de 2017

CONTO TEORIA

CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DO CONTO

O que é conto? O Conto é uma narrativa curta, que gira em torno de um único conflito, tomado já próximo de seu desenlace, e apresenta uma limitação de personagem, de tempo e espaço.
Do verbo latino contare (falar), o conto foi, em sua origem, uma narração oral, podendo ser de um fato verídico ou lendário. Não se sabe ao certo quando ocorreu a passagem da pura narração para a escritura.
Toda narrativa literária é constituída de elementos básicos essenciais que são: enredo, personagem, tempo, espaço e narrador.

ENREDO - é a sequência de eventos. Envolve a ação, o desempenho das personagens. O enredo é também chamado de trama, conflito, intriga e pode mudar o rumo dos acontecimentos.
Toda narrativa se constitui em função de um conflito, uma situação problema. É em torno dessa situação problema ou conflito que as coisas começam a acontecer.
O enredo tradicional, geralmente chamado de linear, apresenta quatro etapas principais que são: apresentação, complicação, clímax e o desfecho.
- Apresentação - apresenta os personagens principais, a história é situada no tempo e no espaço e começa o conflito.
- Complicação - ocorre quando a trama vai se complicando e os personagens vão se envolvendo cada vez mais no conflito.
- Clímax - é o ponto máximo, é o ponto culminante da história.
- Desenlace - é o momento em que se resolve o conflito.

PERSONAGENS - são os agentes, as pessoas que estão envolvidas na narrativa, os que desempenham as funções ativas da narrativa.
Cada personagem tem uma função na história. Assim, as personagens vão se desenvolvendo, vão dizendo o que pensam, o que sentem, o que fazem, o que não fazem, enfim, o que acontece com eles. Geralmente os personagens imitam seres humanos, mas podem também surgir histórias em que representam outros seres como animais, robôs, seres extraterrestres, os elementos da própria natureza, princípios éticos e outros seres.
Tipologia dos personagens: podem ser classificadas de acordo com o papel que elas exercem na história; podendo ser protagonista, antagonista, secundário e figurante.
- Protagonista - é o personagem principal do episódio.
- Antagonista - é o personagem que gera o conflito, que cria o clima de tensão, é aquele que se opõe ao personagem principal.
- Secundário - são as personagens que exercem certa influência no desenrolar dos acontecimentos e auxiliam o protagonista e antagonista, também são chamados de coadjuvantes.
- Figurante - são os que ajudam a compor o cenário e não têm quase importância nenhuma na história.

TEMPO - Toda narrativa tem um tempo de duração, desenvolve-se dentro desse determinado tempo, gerando o movimento da história.

ESPAÇO - é o cenário onde a história acontece, podendo o espaço ser físico, sociocultural e psicológico.

NARRADOR - é a voz que conta a história. Existem dois tipos de narrador: o narrador em primeira pessoa e o narrador em terceira pessoa.
- Narrador em primeira pessoa é aquele que participa da história, é também personagem.
- Narrador em terceira pessoa é o narrador que conta a história de outro, ele não participa da história.


(Adaptado do site: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_port_pdp_celina_de_andrade.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário