PáginasDESCRITOR

domingo, 2 de abril de 2017

PROVA BRASIL CEREJA 9º ANO PAG. 63 passando a limpo questões com descritores.



Acho normal que meninas queiram imitar as mães. Já vi garotinhas se equilibrando em cima de sapatos de salto, com o rosto borrado de batom, após atacar o armário e a penteadeira maternos. Meninos também gostam de se vestir como os pais. Eu mesmo, quando criança, me senti orgulhosíssimo quando ganhei meu primeiro terninho com gravata. Um adulto!
         (...) Já soube de pais revoltados com escolas por terem adotado livros com um mínimo de ousadia. ONGs tratam de defender as crianças da exposição a temas violentos ou eróticos nos meios de comunicação. Mas não conheço nenhuma que critique a moda infantil. Mais que isso: os pais parecem gostar dela.
         E os valores do universo adulto se refletem no jeito de vestir dos filhos.
          Assisto admirado à crescente “adultização” da moda infantil. E, em consequência, sua sensualização. Li, recentemente, sobre a venda de sutiãs com enchimento para meninas com menos de 10 anos de idade. Podem me chamar de antiquado, mas o que há na cabeça das mães que vestem suas meninas assim?
         Em geral, quando se toca no tema, a resposta é genérica.
         — É culpa da moda! — disse uma amiga.
          Como se a moda fosse uma entidade à parte, à qual devêssemos obediência absoluta. Mas a moda somos nós. Ninguém produziria essas peças se não houvesse quem as comprasse.
        Ainda acredito que cada fase da vida deve ser vivida em seu esplendor. A infância é um momento de formação. De descoberta e construção de valores para a vida. Sei que os pais agem de maneira inocente. A não ser em casos muito raros, não há intenção malévola. Mas o que esperar dessas crianças que desde cedo são levadas a exercer a sensualidade? E a que riscos estão expostas?
        Às vezes, acho que deveria haver uma escola para pais.
( Quanto exagero- Walcyr Carrasco)

Descritor 4- Inferir uma informação implícita. Descritor 7- identificar a tese de um texto.

1. O texto defende a seguinte ideia:
A crianças que se vestem como adultas tendem a se comportar como tais.
B meninos e meninas não se espelham nos valores dos pais.
C a moda existe porque existem consumidores.
D há temas que os meios de comunicação devem evitar.

Descritor 4- Inferir uma informação implícita. Descritor 8 – estabelecer relação entre tese e argumentos.

2. O argumento que justifica a ideia de que os pais não deveriam vestir as crianças como pessoas adultas é:
a) cada fase da vida deve ser vivida em seu esplendor;
b) o comportamento adulto provoca a antecipação da sensualidade;
c) os pais agem de maneira inocente;
d) a ditadura da moda deve ser evitada.

Descritor 2 – identificar repetições ou substituições.
3. No trecho “ o que há na cabeça das mães que vestem suas meninas assim ?” O termo em destaque pode ser adequadamente substituído por:
a) como crianças
b) em desacordo com a moda;
c) como pessoas adultas;
d) respeitando sua fase infantil.

Descritor  4 - Inferir uma informação implícita. Descritor 5 – interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda as questões 4 e 5.



4. No 3º quadrinho, a mãe coloca o filho de castigo. Em relação aos valores da mãe, podemos dizer que ela:
a) põe a verdade  sempre em primeiro lugar;
b) desvaloriza a segurança de seus semelhantes;
c) é intransigente com o filho;
d) prefere o heroísmo á verdade.

5. Leia o que se afirma sobre passagens do texto.
I. Em para invadir a terra, no 1º quadrinho, há ideia de finalidade.
II. A oração que você procura, no 2º quadrinho, delimita um planeta entre muitos outros.
III. Na segunda fala da mãe, no 3º quadrinho, a forma verbal mentiu traz subentendida a ideia de condição.
IV. Na fala inicial, do 3º quadrinho, a mãe poderia ter dito, sem alterar o sentido: “A salvação do planeta (por você) não importa”
Pode se considerar correto o que se afirma em:
a) I e II apenas;
b) todas;
c) I,II,III;
d) III e IV apenas

           A seguir há o início de uma crônica de, Marina Colasanti, e dois gráficos de uma pesquisa sobre tribos urbanas. Leia-os e responda as questões de 6 a10.

Uma rosa azul estremece na nuca. Um dragão ondeia escamas sobre o peito. Um desenho tribal se fecha ao redor do bíceps. A pele jovem de uma grande display.
        À flor da pele, com suas tatuagens, seus dizeres pintados, seus piercings, os adolescentes tentam nos dizer quem são. E nós, que os queremos tanto, nos debruçamos sobre essa linguagem cifrada, sobre seus gestos, e seus silêncios, buscando entender.
        Nunca ouve tantos adolescentes no mundo. Segundo o último relatório do Fundo das Populações das Nações Unidas, que fixa as fronteiras entre 10 e 19 ano, são 1,2 bilhão. Nunca foram tão pobres. Mais de um terço deles vive com menos de dois dólares por dia. Nunca foram tão semelhantes. E nunca se diferenciaram tanto.
        Os jovens já não estão metidos no mesmo saco. A adolescência foi a sua revolução francesa. Deposto o poder adulto, podem exercer sua individualidade. E individualidade, agora, é também escolher a tribo de sua eleição. Que algumas tribos sejam idênticas, consumindo idênticos produtos e produzindo idêntica linguagem. Não constitui problema, pelo contrário, acrescenta dimensão universal á independência.


Descritor 3 – inferir o sentido de uma palavra.
6. A palavra display, no primeiro parágrafo da crônica, é de origem inglesa. No contexto em que aparece significa:
a) peça de tapeçaria caracterizada pelo acúmulo de desenhos;
b) cartaz ou material publicitário que emite uma mensagem;
c) disco que reúne músicas de vários ritmos;
c) grafite que apresenta um conjunto caótico de imagens.

Descritor 4- Inferir uma informação implícita. Descritor 7- identificar a tese de um texto.
7. A ideia principal da crônica é a de que, no mundo atual, a adolescência:
a) constitui um grupo heterogêneo de indivíduos saído da infância a espera de maturidade;
b) é uma fase da vida que se perde entre grupos ou tribos sem significação social;
c) é caracterizada por individualidades que se distribuem em grupos ou tribos como forma de afirmação social;
d) é constituída por um grupo uniforme de indivíduos que utilizam o corpo como forma de comunicação.

Descritor 5 – Interpretar texto com ajuda de material gráfico diverso. 20 - reconhecer diferentes formas de tratar uma informação.

8. O gráfico de barras “ Preferências por tribos urbanas” é em relação a crônica:
a) antagônica;
b) similar;
c) oposto;
d) complementar.

9. Releia o gráfico circular ou de setores, “participantes de tribos urbanas”. Em relação á crônica, é incorreto dizer que:
a) acrescenta dados numéricos;
b) confirma a afirmação de que o adolescente, para exercer sua individualidade, adere a uma tribo;
c) opõe-se, por meio de dados, ao que se afirma na crônica;
d) mostra que grande parte dos jovens pesquisados não participa de tribos urbanas.

Descritor 11- estabelecer relação de causa-consequência.

10. Segundo a crônica, o adolescente tornou-se independente porque:
a) passou a dizer quem é;
b) o poder adulto foi deposto;
c) escolheu dividir-se em tribos;
d)  já não está, como outros de sua idade, “ metidos no mesmo saco”.


GABARITO
1 A
2B
3C
4A
5B
6B
7C
8D
9B
10B


29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você poderia por favor colocar o gabarito?

    ResponderExcluir
  3. poderia me manda gabarito por email? raissabc_2005@hotmail.com

    eu dou aula particular, gostaria de passar para meu aluno, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, poderia ,me enviar o gabarito? alipiogf@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Poderiam me mandar o gabarito por e-mail VavaCarvalho180@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Poderiam me mandar o gabarito por e-mail VavaCarvalho180@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Poderia me mandar o gabarito
    leti.l.peres@gmail. com

    ResponderExcluir
  8. me manda o gabarito por favor
    novojonasmarra@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Quero o gabarito pufuvor Lucasposterli@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Quero o gabarito pufuvor Lucasposterli@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Quero gabarito meu Gmail é (diegosoanimes@gmail.com) mandar hoje por favor

    ResponderExcluir
  13. Olá mande o gabarito para mim se puder!
    E-mail: Ss4muu@gmail.com
    ou s4muuu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Digite seu comentário...me manda o gabarito por favor! E-mail SaraMonteiro254@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. poderia me mandar o gabarito? e-mail: mikahcostah12@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Me envie o gabarito
    danieleliassilvajunior2004

    ResponderExcluir
  17. Por favor me manda o gabarito e-mail SaraMonteiro254@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Mandei o gabarito por favor preciso pra hj ou Domingo

    ResponderExcluir
  22. Pode mandar o gabarito para mim? por favor!

    ResponderExcluir
  23. Pode mandar o gabarito pra mim? Por favor!
    lemosthayla5@gmail.com

    ResponderExcluir