Acho normal que meninas queiram
imitar as mães. Já vi garotinhas se equilibrando em cima de sapatos de salto,
com o rosto borrado de batom, após atacar o armário e a penteadeira maternos.
Meninos também gostam de se vestir como os pais. Eu mesmo, quando criança, me
senti orgulhosíssimo quando ganhei meu primeiro terninho com gravata. Um
adulto!
(...) Já soube de pais revoltados com
escolas por terem adotado livros com um mínimo de ousadia. ONGs tratam de
defender as crianças da exposição a temas violentos ou eróticos nos meios de
comunicação. Mas não conheço nenhuma que critique a moda infantil. Mais que
isso: os pais parecem gostar dela.
E os valores do universo adulto se
refletem no jeito de vestir dos filhos.
Assisto admirado à crescente
“adultização” da moda infantil. E, em consequência, sua sensualização. Li,
recentemente, sobre a venda de sutiãs com enchimento para meninas com menos de
10 anos de idade. Podem me chamar de antiquado, mas o que há na cabeça das mães
que vestem suas meninas assim?
Em geral, quando se toca no tema, a
resposta é genérica.
— É culpa da moda! — disse uma amiga.
Como se a moda fosse uma entidade à
parte, à qual devêssemos obediência absoluta. Mas a moda somos nós. Ninguém
produziria essas peças se não houvesse quem as comprasse.
Ainda acredito que cada fase da vida
deve ser vivida em seu esplendor. A infância é um momento de formação. De
descoberta e construção de valores para a vida. Sei que os pais agem de maneira
inocente. A não ser em casos muito raros, não há intenção malévola. Mas o que
esperar dessas crianças que desde cedo são levadas a exercer a sensualidade? E
a que riscos estão expostas?
Às vezes, acho que deveria haver uma
escola para pais.
( Quanto exagero- Walcyr
Carrasco)
Descritor 4- Inferir uma
informação implícita. Descritor 7- identificar a tese de um texto.
1. O texto defende a seguinte
ideia:
A crianças que se vestem como
adultas tendem a se comportar como tais.
B meninos e meninas não se
espelham nos valores dos pais.
C a moda existe porque existem
consumidores.
D há temas que os meios de
comunicação devem evitar.
Descritor 4- Inferir uma
informação implícita. Descritor 8 – estabelecer relação entre tese e
argumentos.
2. O argumento que justifica a
ideia de que os pais não deveriam vestir as crianças como pessoas adultas é:
a) cada fase da vida deve ser
vivida em seu esplendor;
b) o comportamento adulto provoca
a antecipação da sensualidade;
c) os pais agem de maneira
inocente;
d) a ditadura da moda deve ser
evitada.
Descritor 2 – identificar repetições
ou substituições.
3. No trecho “ o que há na cabeça
das mães que vestem suas meninas assim ?” O termo em destaque pode ser
adequadamente substituído por:
a) como crianças
b) em desacordo com a moda;
c) como pessoas adultas;
d) respeitando sua fase infantil.
Descritor 4 - Inferir uma informação implícita. Descritor
5 – interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
Leia a tira a seguir, de Fernando
Gonsales, e responda as questões 4 e 5.
4. No 3º quadrinho, a mãe coloca
o filho de castigo. Em relação aos valores da mãe, podemos dizer que ela:
a) põe a verdade sempre em primeiro lugar;
b) desvaloriza a segurança de
seus semelhantes;
c) é intransigente com o filho;
d) prefere o heroísmo á verdade.
5. Leia o que se afirma sobre
passagens do texto.
I. Em para invadir a terra,
no 1º quadrinho, há ideia de finalidade.
II. A oração que você procura,
no 2º quadrinho, delimita um planeta entre muitos outros.
III. Na segunda fala da mãe, no
3º quadrinho, a forma verbal mentiu traz subentendida a ideia de condição.
IV. Na fala inicial, do 3º
quadrinho, a mãe poderia ter dito, sem alterar o sentido: “A salvação do planeta
(por você) não importa”
Pode se considerar correto o que
se afirma em:
a) I e II apenas;
b) todas;
c) I,II,III;
d) III e IV apenas
A seguir há o início de uma crônica de,
Marina Colasanti, e dois gráficos de uma pesquisa sobre tribos urbanas. Leia-os
e responda as questões de 6 a10.
Uma rosa azul estremece na nuca.
Um dragão ondeia escamas sobre o peito. Um desenho tribal se fecha ao redor do bíceps.
A pele jovem de uma grande display.
À flor da pele, com suas tatuagens,
seus dizeres pintados, seus piercings, os adolescentes tentam nos dizer quem
são. E nós, que os queremos tanto, nos debruçamos sobre essa linguagem cifrada,
sobre seus gestos, e seus silêncios, buscando entender.
Nunca ouve tantos adolescentes no mundo.
Segundo o último relatório do Fundo das Populações das Nações Unidas, que fixa
as fronteiras entre 10 e 19 ano, são 1,2 bilhão. Nunca foram tão pobres. Mais de
um terço deles vive com menos de dois dólares por dia. Nunca foram tão
semelhantes. E nunca se diferenciaram tanto.
Os jovens já não estão metidos no mesmo
saco. A adolescência foi a sua revolução francesa. Deposto o poder adulto,
podem exercer sua individualidade. E individualidade, agora, é também escolher
a tribo de sua eleição. Que algumas tribos sejam idênticas, consumindo idênticos
produtos e produzindo idêntica linguagem. Não constitui problema, pelo
contrário, acrescenta dimensão universal á independência.
Descritor 3 – inferir o sentido
de uma palavra.
6. A palavra display, no primeiro
parágrafo da crônica, é de origem inglesa. No contexto em que aparece
significa:
a) peça de tapeçaria caracterizada
pelo acúmulo de desenhos;
b) cartaz ou material
publicitário que emite uma mensagem;
c) disco que reúne músicas de
vários ritmos;
c) grafite que apresenta um
conjunto caótico de imagens.
Descritor 4- Inferir uma
informação implícita. Descritor 7- identificar a tese de um texto.
7. A ideia principal da crônica é
a de que, no mundo atual, a adolescência:
a) constitui um grupo heterogêneo
de indivíduos saído da infância a espera de maturidade;
b) é uma fase da vida que se
perde entre grupos ou tribos sem significação social;
c) é caracterizada por
individualidades que se distribuem em grupos ou tribos como forma de afirmação
social;
d) é constituída por um grupo
uniforme de indivíduos que utilizam o corpo como forma de comunicação.
Descritor 5 – Interpretar texto
com ajuda de material gráfico diverso. 20 - reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação.
8. O gráfico de barras “ Preferências
por tribos urbanas” é em relação a crônica:
a) antagônica;
b) similar;
c) oposto;
d) complementar.
9. Releia o gráfico circular ou
de setores, “participantes de tribos urbanas”. Em relação á crônica, é
incorreto dizer que:
a) acrescenta dados numéricos;
b) confirma a afirmação de que o
adolescente, para exercer sua individualidade, adere a uma tribo;
c) opõe-se, por meio de dados, ao
que se afirma na crônica;
d) mostra que grande parte dos
jovens pesquisados não participa de tribos urbanas.
Descritor 11- estabelecer relação
de causa-consequência.
10. Segundo a crônica, o
adolescente tornou-se independente porque:
a) passou a dizer quem é;
b) o poder adulto foi deposto;
c) escolheu dividir-se em tribos;
d) já não está, como outros de sua idade, “
metidos no mesmo saco”.
GABARITO
1 A
2B
3C
4A
5B
6B
7C
8D
9B
10B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVocê poderia por favor colocar o gabarito?
ResponderExcluirvocê tem as respostas?
Excluirvc têm as resposta?
Excluirpoderia me manda gabarito por email? raissabc_2005@hotmail.com
ResponderExcluireu dou aula particular, gostaria de passar para meu aluno, obrigada.
Me manda o gabarito por favor é
ResponderExcluirOlá, poderia ,me enviar o gabarito? alipiogf@terra.com.br
ResponderExcluirPoderiam me mandar o gabarito por e-mail VavaCarvalho180@gmail.com
ResponderExcluirPoderiam me mandar o gabarito por e-mail VavaCarvalho180@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito
ResponderExcluirleti.l.peres@gmail. com
me manda o gabarito por favor
ResponderExcluirnovojonasmarra@gmail.com
Quero o gabarito pufuvor Lucasposterli@gmail.com
ResponderExcluirQuero o gabarito pufuvor Lucasposterli@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuero gabarito meu Gmail é (diegosoanimes@gmail.com) mandar hoje por favor
ResponderExcluirOlá mande o gabarito para mim se puder!
ResponderExcluirE-mail: Ss4muu@gmail.com
ou s4muuu@hotmail.com
Digite seu comentário...me manda o gabarito por favor! E-mail SaraMonteiro254@gmail.com
ResponderExcluirpoderia me mandar o gabarito? e-mail: mikahcostah12@gmail.com
ResponderExcluirMe envie o gabarito
ResponderExcluirdanieleliassilvajunior2004
Por favor me manda o gabarito e-mail SaraMonteiro254@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO gabarito
ExcluirPágina 197 a respostas do 1 ou 10
ResponderExcluirMandei o gabarito por favor preciso pra hj ou Domingo
ResponderExcluirAlguem me manda o gabarito
ResponderExcluirPode mandar o gabarito para mim? por favor!
ResponderExcluirPode mandar o gabarito pra mim? Por favor!
ResponderExcluirlemosthayla5@gmail.com