CRÔNICA A Descoberta do Mundo
Quando não sei onde guardei um papel
importante e a procura se revela inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse
um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas
muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a
procura do papel se torna secundária, e começo a pensar. Diria melhor, sentir.
E não me sinto bem. Experimente: se você
fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento:
a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar
onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente
passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu
fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua porque até minha
fisionomia teria mudado. Como? Não sei.
Metade das coisas que eu faria se eu fosse
eu, não posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria
presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo o que é meu, e confiaria o futuro
ao futuro.
"Se eu fosse eu" parece
representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no
desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas
loucuras da festa que seria, teríamos enfim a experiência do mundo. Bem sei,
experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor, aquela que
aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de
alegria pura e legítima que mal posso adivinhar.
Não, acho que já estou de algum
modo adivinhando porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor
que se tem diante do que é grande demais.
LISPECTOR, Clarice . A Descoberta do Mundo. Rocco: Rio de
Janeiro, 1999.
1- O que causa o “não sentir-se
bem” que o narrador expressa, no segundo parágrafo?
______________________________________________________________
2- Por que a procura de um papel
importante, em alguns momentos, torna-se secundária?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3- Observe o primeiro parágrafo.
Teria o mesmo efeito dizer “Não sei onde guardei um papel importante” e não sei
onde guardei o papel importante?
Explique.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
4- Retire do segundo parágrafo um
trecho em que está explícita a interlocução com o leitor.
______________________________________________________________
5- O que significa, no segundo
parágrafo, “passavam a ser elas mesmas”?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
6- De acordo com o que diz no
terceiro parágrafo, como o narrador se vê?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
7-No trecho “Bem sei,
experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo”
(quarto parágrafo), substitua o
termo destacado por outro, sem alterar o sentido.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário