PáginasDESCRITOR

sábado, 15 de abril de 2017

CRÔNICA A DESCOBERTA DO MUNDO 9º ANO RIO

CRÔNICA A Descoberta do Mundo

     Quando não sei onde guardei um papel importante e a procura se revela inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar. Diria melhor, sentir.
    E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei.
    Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo o que é meu, e confiaria o futuro ao futuro.
    "Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teríamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor, aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar.
Não, acho que já estou de algum modo adivinhando porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais.

LISPECTOR, Clarice . A Descoberta do Mundo. Rocco: Rio de Janeiro, 1999.

1- O que causa o “não sentir-se bem” que o narrador expressa, no segundo parágrafo?
______________________________________________________________
2- Por que a procura de um papel importante, em alguns momentos, torna-se secundária?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3- Observe o primeiro parágrafo. Teria o mesmo efeito dizer “Não sei onde guardei um papel importante” e não sei onde guardei o papel importante?
Explique.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
4- Retire do segundo parágrafo um trecho em que está explícita a interlocução com o leitor.
______________________________________________________________
5- O que significa, no segundo parágrafo, “passavam a ser elas mesmas”?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
6- De acordo com o que diz no terceiro parágrafo, como o narrador se vê?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
7-No trecho “Bem sei, experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo”
(quarto parágrafo), substitua o termo destacado por outro, sem alterar o sentido.
______________________________________________________________

______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário