PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 14 de abril de 2017

CANÇÃO METADE INTERPRETAÇÃO 9º ANO RIO

METADE
Oswaldo Montenegro

E que a força do medo que tenho
não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito
não me tape os ouvidos e a boca
porque metade de mim é o que eu grito
mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe
seja linda ainda que tristeza
que a mulher que amo seja pra sempre amada
mesmo que distante
porque metade de mim é partida
mas a outra metade é saudade.
[...]
Que essa minha vontade de ir embora
se transforme na calma e na paz que eu mereço
e que essa tensão que me corrói por dentro
seja um dia recompensada
porque metade de mim é o que penso
mas a outra metade um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me
lembro ter dado na infância
porque metade de mim é a lembrança do que fui
E a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais que uma simples alegria
pra me fazer aquietar o espírito
e que o teu silêncio me fale cada vez mais
porque metade de mim é abrigo
mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta
mesmo que ela não saiba
e que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
porque metade de mim é plateia
e a outra metade é a canção.
E que a minha loucura seja perdoada
porque metade de mim é amor
e a outra metade também.


1 – A letra da canção traz a voz do eu do texto anunciando desejos. Cite um verso que confirma essa afirmativa.
___________________________________________________________________________
2 – A estrutura do texto é marcada pela contraposição de “metades”, como em : “...porque metade de mim é o que eu grito /mas a outra metade é silêncio.”
a) Que palavra ajuda a construir essa relação de contraposição?
___________________________________________________________________________
b) Nestes versos, sublinhe as palavras ou expressões que também marcam essa contraposição: “...seja linda ainda que tristeza/que a mulher que amo seja pra sempre amada/mesmo que distante...”
3 - Que características pode-se perceber no eu do texto?
__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4 - A que se refere o termo destacado em “[...] é preciso simplicidade pra fazê-la florescer [...]”
__________________________________________________________________________
5 – Sublinhe versos da letra da canção em que a linguagem é utilizada provocando o leitor para que associe ideias, vá além do sentido objetivo das palavras.

6 – Apesar da contraposição constante, o que salva o eu do texto?

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário