PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 11 de março de 2020

AUTOBIOGRAFIA CLARICE LISPECTOR TEORIA EXEMPLO PRODUÇÃO 6º E 7º ANO


PRODUÇÃO DE TEXTO

AUTOBIOGRAFIA

TRAÇOS AUTOBIOGRÁFICOS

        Sou Clarice Lispector. Nasci na Ucrânia, numa aldeia que não existe no mapa, Tchetchelnik, e vim com dois meses para o Brasil. para o Recife. Minha primeira língua foi o português. Muitas pessoas pensam que eu falo com sotaque por ser russa de nascimento. Mas é que eu tenho a língua presa. Há a possibilidade de cortar, mas meu médico falou que dói muito. Tem uma palavra que eu não posso falar, senão todo mundo cai pra trás: aurora.
       Antes de aprender a ler e a escrever, eu já fabulava. Inventei junto com uma amiga minha, muito passiva, uma história que nunca terminava, porque quando eu dizia: "Então todos estavam mortos", ela replicava: "Não tão mortos assim". Então eu continuava a história.
       Eu trabalho do modo mais esquisito do mundo: sentada numa poltrona, com a máquina no colo. Por causa de meus filhos. Quando eles eram pequenos, eu não queria que tivessem uma mãe fechada num quarto a que não pudessem ter acesso. Então eu sentava no sofá, com a máquina no colo e escrevia.
       Meus romances, meus contos me vêm em pedaços, anotações sobre as personagens, tema, cenário, que depois vou juntando, mas que nasceram de uma realidade interior vivida ou imaginada, sempre muito pessoal.
      Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que os livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro.

      Esse texto foi criado a partir de uma colagem de depoimentos e crônicas da autora.
Para gostar de ler, vol. 9, Contos. São Paulo: Ática.





Minha autobiografia

       Meu nome é Ana Júlia Barboza Oliveira dos Santos, tenho 11 anos e nasci no dia 01/06/2000, na cidade de Pesqueira - PE. Sou filha de Ana Maria Barboza Oliveira dos Santos e Edvaldo Pedro dos Santos. Tenho 3 irmãos: João Paulo, Ana Lívia e Ana Laura. Aos 2 anos, por conta do trabalho do meu pai, me mudei com minha família para Poços de Caldas - MG. Fiquei por lá até os 3 anos. Em seguida, mudei-me para Recife – PE, onde estou atualmente.
       Com 3 anos entrei no Colégio Souza Veras, onde estudei até os 10 anos. Lá fiz alguns amigos.
 Durante os anos de 2003 e 2010, fiz natação, ganhando alguns torneios (e medalhas) e me destacando em alguns nados.
         No ano de 2010, fiz um preparatório para entrar no Colégio de Aplicação e fiquei muito feliz quando o resultado saiu e nele tinha o meu nome como uma das selecionadas. No começo achei difícil, pois não conhecia quase ninguém, mas com o tempo fui me habituando e conhecendo pessoas que, com a convivência, se tornaram meus amigos.
          Não sei muito bem a carreira que quero seguir. Só desejo que seja feliz no que eu fizer e que goste do meu trabalho. É claro que meus amigos também estão nos meus planos para futuro.
        Gosto de ler, de escrever e de falar no MSN com meus amigos e com a minha família que ficou em Pesqueira, lugar que sempre visito nas férias e também uma vez por mês. E, modéstia a parte, sou muito engraçada e poderia ser comediante e ganhar “rios de dinheiro”.
        Tudo isso que vivi até agora me ajudou a ser do jeito que eu sou, às vezes engraçada, alegre, animada,
realista, mas acima de tudo otimista.

Organização do texto:

O texto que você acabou de ler é uma autobiografia, ou seja, é um relato da vida de uma pessoa, escrita por ela própria. Na autobiografia, o autor fala em primeira pessoa.

Preparação:

1º - Uma boa fonte de inspiração para escrever uma autobiografia é olhar álbuns de família. Observe com atenção suas primeiras fotografias e veja as mudanças que foram acontecendo em você. Observe alguns traços que não se modificaram durante esses anos. Anote o que você constatou.

2º - Selecione alguns dados importantes e diferentes:
- local e data de nascimento
- apelido
- descrição da casa e da rua
- lugar preferido
- preferências (música, TV, esporte)
- amigos
- escola
- sonhos
- medos
- momentos de alegria ou de tristeza
- coisas de que gosta
- coisas de que não gosta

Escrita do texto:

Depois de pensar, escreva, em seu caderno, a sua autobiografia.

Roteiro de revisão:

O texto apresenta sequência entre as partes?
Constrói frases claras e completas?
Escreve sem repetir desnecessariamente as palavras?
Faz parágrafos?
Escreve corretamente as palavras?
Emprega corretamente os sinais de pontuação?
Usa a letra maiúscula, quando necessário?

Observação:

A produção de texto deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário