GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TIRA, HQ
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender
– selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de
forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais,
dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central,
suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e
fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem,
em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou
teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica,
ironia ou humor presente.
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas,
charges, memes, gifs etc. –, o efeito de
humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens
ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
TEXTO NARRATIVO
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de
diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos
formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e
culturas e considerando a autoria e o
contexto social e histórico de sua produção.
PRODUÇÃO DE TEXTO.
(EF67LP30) Criar narrativas
ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério,
terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e
personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo,
espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos
passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma
história e de inserir os discursos direto e indireto.
FUNDAMENTAL I
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas,
relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de
balões, de letras, onomatopeias).
(EF05LP18) Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs
argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos
animados, HQs,
games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as
convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto/finalidade do texto.
1. Levantamento
de hipótese/confirmação ou não.
............................................................................................................................................
2. Quem são as personagens?
.............................................................................................................................................
3. Como as personagens se sentiram em relação
a...........................Por quê?
............................................................................................................................................
4. Quais as características físicas de
................................................................
............................................................................................................................................
5. Comparação entre personagens
..........................................................................................................................................
6. Quais partes do corpo concentram a representação das emoções
de.................
.........................................................................................................................................
7. Que diferentes emoções.................expressa nas
imagens?
......................................................................................................................................
8. Há mudanças nos desenhos de um quadrinho para o outro? Indique-as.
.........................................................................................................................................
9. Por que cada quadro apresenta uma cena diferente da
outra?
........................................................................................................................................
10. Na história que você leu o autor utilizou o suspense e o
humor para prender a atenção do leitor . Cite um exemplo de cada caso.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Que diferença há entre o balão do ....quadrinho e
do...quadrinho?
............................................................................................................................................
12. O que essa diferença indica quanto à fala das
personagens?
............................................................................................................................................
13.O que o formato do balão do quadrinho ....expressa?
...............................................................................................................................................
14. Há um balão em que o formato das letras são diferentes
das demais . Qual é a diferença? O que o cartunista pretende indicar com a
mudança?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15. O que a............................e o
...................parecem sentir no primeiro quadrinho?
....................................................................................................................................................
16. Que recursos gráficos foram utilizados pelo quadrinista
para demonstrar o que a ..... e o ....estão sentindo?
................................................................................................................................................
17. Que recursos o autor usou para criar movimentos no
....quadrinho?
........................................................................................................................................
18. Quem é o autor da HQ que você leu?
.............................................................................................................................................
19. Onde essa história foi publicada?
..........................................................................................................................................
20. Qual foi a intenção do autor ao criar essa HQ?
.........................................................................................................................................
21. A que público se destina essa HQ?
......................................................................................................................................
22. Qual é o tipo de relação entre o ...........e o
.................?
....................................................................................................................................
23. Descreva a situação de comunicação em que eles se
encontram.
.....................................................................................................................................
24. Os personagens utilizam o registro formal ou informal?
...................................................................................................................................
25. Na fala do Chico bento há duas palavras que não estão de acordo com a
norma-padrão. Identifique e responda por que o autor resolveu representar desse
modo a fala da personagem?
......................................................................................................................................
26. O que as
expressões....................................significam?
....................................................................................................................................
27. Quais expressões poderiam substitui-las , mantendo o
mesmo sentido?
....................................................................................................................................
28. No quadrinho.........o que a onomatopeia representa?
.....................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário