POEMA 6º ANO RITMO INTERPRETAÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua
portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo:
Edições SM, 2018.
Leia o título do poema e responda: De que ritmo você imagina que o poema
vai tratar?
Poema: Ritmo
Mário Quintana
Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco
Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes
No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa
Até que enfim
se desenrola
toda a corda
e o mundo gira imóvel como um pião!
Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo:
Globo, 1996. p. 65.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos -
Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.206
1.Após a leitura, suas hipóteses iniciais sobre o poema se
confirmaram?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
2. Copie o quadro abaixo
no caderno e complete-o com informações do poema.
Quem realiza
a ação |
Ação
|
Objeto
da ação |
Lugar onde ocorre
a ação |
|
varre
|
|
na porta
|
a menininha
|
|
|
|
|
bate
|
|
|
|
|
a corda
|
(não aparece o lugar)
|
o mundo
|
|
(não há objeto da ação)
|
|
3. O que há em comum entre as pessoas citadas no
poema?
.......................................................................................................................................................................................................................
4. As ações
realizadas por elas são semelhantes? Explique.
..................................................................................................................................................................................................................................................
5. Observe que as três primeiras estrofes do poema
têm formatos semelhantes (um verso
curto, um mais longo e dois curtos).
a) Que relação há entre a repetição da estrutura e o sentido
dessas estrofes?
..................................................................................................................................................................................................................................................
b) A repetição do último
verso dessas estrofes reforça qual aspecto das ações?
.......................................................................................................................................................................................................................
6. Os versos das duas últimas estrofes apresentam
uma distribuição de palavras na
página diferente das estrofes anteriores. Como essa organização de palavras se relaciona com o conteúdo das estrofes?
.....................................................................................................................................................................................................................
7. O modo de organização
do poema "Ritmo" auxilia na construção de qual sentido geral do texto?
................................................................................................................................................................................................................................
8. No último verso do poema, é estabelecida uma
relação entre o movimento do mundo e o
de um pião.
a) Nesse verso, há uma
contradição. Identifique-a.
.................................................................................................................................................................................................................
b) Agora, pense no
movimento de um pião quando é lançado. Ao girar velozmente, que impressão temos dele? Por quê?
...........................................................................................................................................................................................................................
c) Considerando a imagem
provocada pelo giro do pião, explique o sentido do último verso.
..........................................................................................................................................................................................................................
d) Que semelhança há entre
o sentido expresso nesse verso e o movimento realizado pelas mulheres e pela menina?
.....................................................................................................................................................................................................................
9. Em geral, os títulos se relacionam com o conteúdo
dos textos. Que relação pode ser
estabelecida entre o título do poema e o conteúdo expresso em seus versos?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
10. No poema, o eu lírico observa as ações da lavadeira e da
varredeira. Essas profissões são comuns atualmente? Em sua opinião, isso revela
algo sobre a rotina doméstica da época em que o poema foi escrito? Explique.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Por que a imagem de uma lavadeira lavando roupa no
riacho não é comum nos dias atuais? Formule hipóteses sobre isso.
........................................................................................................................................................................................................................................................
A LINGUAGEM DO TEXTO
12. Leia em voz alta as três primeiras estrofes do poema e
observe a sonoridade.
a) Quais sons de consoante se repetem nessas estrofes?
...................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual é a relação
entre a repetição do som dessas consoantes e as ideias expressas em cada
estrofe?
...........................................................................................................................................................................................................................................
Respostas
ResponderExcluirCadê as respostas
ResponderExcluirApós a leitura suas hipóteses iniciais sobre o poema se confirmaram?
ExcluirCadê as respostas?!?!?
ResponderExcluir