PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 30 de março de 2020

POEMA 6º ANO RITMO INTERPRETAÇÃO


POEMA 6º ANO RITMO INTERPRETAÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

Leia o título do poema e responda: De que ritmo você imagina que o poema vai tratar?

Poema: 
Ritmo
     

         Mário Quintana

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

Até que enfim

               se desenrola

                    toda a corda

e o mundo gira imóvel como um pião!

Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.206




1.Após a leitura, suas hipóteses iniciais sobre o poema se confirmaram?
.....................................................................................................................................................................................................................................................




2. Copie o quadro abaixo no caderno e complete-o com informações do poema.


Quem realiza
a ação
Ação
Objeto
da ação
Lugar onde ocorre
a ação

varre

na porta
a menininha




bate




a corda
(não aparece o lugar)
o mundo

(não há objeto da ação)


3. O que há em comum entre as pessoas citadas no poema?
.......................................................................................................................................................................................................................

4. As ações realizadas por elas são semelhantes? Explique.
..................................................................................................................................................................................................................................................

5. Observe que as três primeiras estrofes do poema têm formatos semelhantes (um verso curto, um mais longo e dois curtos).
a) Que relação há entre a repetição da estrutura e o sentido dessas estrofes?
..................................................................................................................................................................................................................................................
b) A repetição do último verso dessas estrofes reforça qual aspecto das ações?
.......................................................................................................................................................................................................................

6. Os versos das duas últimas estrofes apresentam uma distribuição de palavras na página diferente das estrofes anteriores. Como essa organização de pala­vras se relaciona com o conteúdo das estrofes?
.....................................................................................................................................................................................................................

7. O modo de organização do poema "Ritmo" auxilia na construção de qual senti­do geral do texto?
................................................................................................................................................................................................................................

8. No último verso do poema, é estabelecida uma relação entre o movimento do mundo e o de um pião.
a) Nesse verso, há uma contradição. Identifique-a.
.................................................................................................................................................................................................................
b) Agora, pense no movimento de um pião quando é lançado. Ao girar veloz­mente, que impressão temos dele? Por quê?
...........................................................................................................................................................................................................................

c) Considerando a imagem provocada pelo giro do pião, explique o sentido do último verso.
..........................................................................................................................................................................................................................
d) Que semelhança há entre o sentido expresso nesse verso e o movimento realizado pelas mulheres e pela menina?
.....................................................................................................................................................................................................................
9. Em geral, os títulos se relacionam com o conteúdo dos textos. Que relação pode ser estabelecida entre o título do poema e o conteúdo expresso em seus versos?
.............................................................................................................................................................................................................................................................


O CONTEXTO DE PRODUÇÃO

10. No poema, o eu lírico observa as ações da lavadeira e da varredeira. Essas profissões são comuns atualmente? Em sua opinião, isso revela algo sobre a rotina doméstica da época em que o poema foi escrito? Explique.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

11. Por que a imagem de uma lavadeira lavando roupa no riacho não é comum nos dias atuais? Formule hipóteses sobre isso.
........................................................................................................................................................................................................................................................

 A LINGUAGEM DO TEXTO

12. Leia em voz alta as três primeiras estrofes do poema e observe a sonoridade.
a) Quais sons de consoante se repetem nessas estrofes?
...................................................................................................................................................................................................................................................
 b) Qual é a relação entre a repetição do som dessas consoantes e as ideias expressas em cada estrofe?
...........................................................................................................................................................................................................................................







4 comentários: