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segunda-feira, 30 de março de 2020

POEMA, RITMO, O RELÓGIO, NOITE DE SÃO JOÃO, ALITERAÇÃO, ASSONÂNCIA, ONOMATOPEIA 6º ANO


POEMA, RITMO, O RELÓGIO, NOITE DE SÃO JOÃO, ALITERAÇÃO, ASSONÂNCIA, ONOMATOPEIA 6º ANO

FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

Leia o título do poema e responda: De que ritmo você imagina que o poema vai tratar?

Poema: 
Ritmo
     

         Mário Quintana

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

Até que enfim

               se desenrola

                    toda a corda

e o mundo gira imóvel como um pião!

Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.206


ANOTE AÍ

A repetição de consoantes é um recurso usado para intensificar o ritmo ou para criar um efeito sonoro significativa no texto. Esse recurso recebe o nome de aliteração.
13. Agora, observe a repetição de vogais nas duas últimas estrofes do poema. a) Quais vogais se repetem de forma mais significativa?
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b) Que efeito esse tipo de repetição provoca no poema?
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ANOTE AÍ
A repetição de vogais recebe o nome de assonância. Ao usar esse recurso de forma intencional, o poeta amplia a expressividade e o ritmo do poema.

14. As repetições de sons - aliterações e assonâncias - reforçam qual ideia relacionada ao conteúdo do poema?
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15. Leia, em voz alta, este poema de Vinícius de Moraes:

O relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac...

Vinicius de Moraes. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 24.


a) Nesse poema, foi empregada várias vezes uma palavra que reproduz o som do relógio. Qual é essa palavra?
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 b) Quais são os outros elementos presentes no poema que Lembram o som produzido pelo relógio?
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ANOTE AÍ
Outro recurso sonoro comum em poemas é o uso de onomatopeias, que procuram reproduzir diversos sons, como um som da natureza ou de um objeto, por exemplo.


16. Agora leia o poema abaixo e preste atenção na sonoridade do poema.

Noite de S. João (Jorge de Lima , Poemas, 1927)

Vamos ver quem é que sabe
soltar fogos de S. João?
Foguetes, bombas, chuvinhas,
chios, chuveiros, chiando,
chiando,
chovendo
chuvas de fogo!
Chá - Bum!

a) Nesse poema, qual é o som que se repete e se destaca? Ele é representado por quais letras?
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b) Que nome se dá a repetição desse som?
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c) Que efeito o uso desse recurso provoca no texto?
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d) Que onomatopeia é utilizada no poema?
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e) no contexto do poema, que som a onomatopeia procura reproduzir?
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