PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de março de 2020

POEMA INFÂNCIA INTERPRETAÇÃO 6º ANO ALFA



FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
TEXTO EM ESTUDO
PARA ENTENDER O TEXTO
O poema "Infância" que você vai ler foi escrito por um importante poeta da língua portuguesa: Carlos Drummond de Andrade. O poema foi publicado originalmente em 1930, no livro Alguma poesia. Ele aborda as recordações da infância de um menino e, para construí-lo, Drummond utiliza elementos da época em que era criança. Antes de ler o texto, reflita: Como serão as recordações do tempo de infância desse menino? Será que a infância dele se parece com a das crianças de hoje?

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia. 
Eu sozinho menino entre mangueiras
Lia a história de Robinson Crusóe,
Comprida história que não acaba mais. 

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu 
A ninar nos longes da senzala -- e nunca se esqueceu
Chamava para o café. 
Café preto que nem a preta velha
Café gostoso
Café bom. 

Minha mãe ficava sentada cosendo
Olhando pra mim:
-- Psiu... Não acorde o menino. 
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo! 

Lá longe meu pai campeava
No mato sem fim da fazenda. 

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robinson Crusoé. 




1. As hipóteses que você levantou antes da leitura foram confirmadas pelo texto?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Onde ocorrem as situações representadas no texto?
................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Ao longo do texto, várias pessoas da família são mencionadas, e cada uma delas realiza uma ação específica.
a)  Quem são essas pessoas?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)  Que ações são realizadas por essas pessoas?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. No poema, todas as situações são apresentadas por uma personagem.
a)  De quem é a voz que apresenta os fatos ao longo do poema?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)  Essa voz apresenta os fatos no momento em que eles ocorrem? Explique.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)  Pode-se afirmar que a voz no poema é de um adulto ou de uma criança?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANOTE AÍ
Assim como nos textos narrativos há um narrador, nos poemas também há um ser que fala. A voz que se expressa em um poema recebe o nome de eu lírico ou eu poético.
O eu lírico ou eu poético pode assumir diferentes vozes. Há poemas em que adultos escrevem como se fossem crianças e poemas que dão voz a animais, plantas, objetos ou lugares. A voz nos poemas nunca é a do poeta, mas sim a do eu lírico ou do eu poético.
5. No poema, uma das pessoas citadas, embora esteja presente no ambiente doméstico, provavelmente não pertence à família.
a)  Qual é a função dela na família representada no poema?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)  Que ação atribuída a essa pessoa revela proximidade com criança?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)  Como parece ser a relação do eu poético com essa pessoa?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. O eu poético utiliza um termo que caracteriza o modo como ele se encontrava no momento em que realizava a ação apresentada no poema. Que termo é esse?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Considerando as situações presentes no poema e o modo como são apresen­tadas, como parece ser o ambiente onde o eu poético vive?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Com base no boxe Uma vida de aventuras, responda:
a)   A situação vivenciada por Crusoé se assemelha à rotina do eu poético? Explique.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)   Ao longo do poema, a história de Robinson Crusoé é citada duas vezes. Que tipo de relação parece haver entre o eu poético e a leitura desse livro?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)   No fim do poema, o eu poético afirma que sua história é mais bonita que a de Robinson Crusoé. O que pode ter motivado tal afirmação?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9. Em quantas partes o poema está dividido? Escreva no caderno uma frase que sintetize cada parte.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

ANOTE AÍ
Poesia é o nome dado à arte de criar imagens e inventar outros sentidos para os fatos do mundo. A poesia está presente em várias formas de expressão, como a pintura, o cinema, a música e o poema.
Poema é um gênero textual que pode ser composto apenas por palavras (organizadas em versos e estrofes) ou por texto associado a imagens (poema visual). Verso é cada uma das linhas de um poema. Estrofe é um conjunto de versos.
A SONORIDADE E O RITMO DO POEMA
10. Releia a primeira estrofe do poema observando as palavras em destaque.
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
a)   O que há de semelhante em relação à sonoridade das palavras destacadas?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)   Em quais posições dos versos essas palavras estão localizadas?
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Agora, releia a segunda estrofe do poema.
a)   Quanto à sonoridade, qual é a semelhança entre as palavras aprendeu e esqueceu, citadas nessa estrofe?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)   Em que posição dos versos essas palavras aparecem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANOTE AÍ
Ao apresentar sons semelhantes ou iguais, as palavras formam rimas. As rimas podem ocorrer no interior ou no final dos versos.
12. Na segunda estrofe do poema, o substantivo café é citado quatro vezes.
a)  Em que posições dos versos essa palavra está presente?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)  A repetição desse termo reforça que ideia associada a ele?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
13. Nos dois primeiros versos da segunda estrofe, há a repetição de três sons. Quais são as letras que representam esses sons?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


14 comentários: