FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
TEXTO EM ESTUDO
PARA
ENTENDER O TEXTO
O poema "Infância" que você vai ler foi
escrito por um importante poeta da língua portuguesa: Carlos Drummond de
Andrade. O poema foi publicado originalmente em 1930, no livro Alguma poesia.
Ele aborda as recordações da infância de um menino e, para construí-lo,
Drummond utiliza elementos da época em que era criança. Antes de ler o texto,
reflita: Como serão as recordações do tempo de infância desse menino? Será que
a infância dele se parece com a das crianças de hoje?
INFÂNCIA
Meu pai
montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe
ficava sentada cosendo.
Meu irmão
pequeno dormia.
Eu sozinho
menino entre mangueiras
Lia a
história de Robinson Crusóe,
Comprida
história que não acaba mais.
No meio-dia
branco de luz uma voz que aprendeu
A ninar nos
longes da senzala -- e nunca se esqueceu
Chamava para
o café.
Café preto
que nem a preta velha
Café gostoso
Café
bom.
Minha mãe
ficava sentada cosendo
Olhando pra
mim:
-- Psiu...
Não acorde o menino.
Para o berço
onde pousou um mosquito.
E dava um
suspiro... que fundo!
Lá longe meu
pai campeava
No mato sem
fim da fazenda.
E eu não
sabia que minha história
Era mais
bonita que a de Robinson Crusoé.
1.
As hipóteses que você levantou antes da leitura foram confirmadas pelo texto?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................
2.
Onde ocorrem as situações representadas no texto?
................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Ao longo do
texto, várias pessoas da família são mencionadas, e cada uma delas
realiza uma ação específica.
a) Quem
são essas pessoas?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Que
ações são realizadas por essas pessoas?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.
No poema, todas as situações são apresentadas por uma personagem.
a) De
quem é a voz que apresenta os fatos ao longo do poema?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Essa
voz apresenta os fatos no momento em que eles ocorrem? Explique.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Pode-se
afirmar que a voz no poema é de um adulto ou de uma criança?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANOTE AÍ
Assim
como nos textos narrativos há um narrador, nos poemas também há um ser que fala. A voz que se expressa em um poema recebe o
nome de eu lírico ou eu poético.
O eu lírico ou eu poético pode assumir diferentes vozes. Há poemas em que adultos escrevem como se fossem
crianças e poemas que dão voz a animais, plantas, objetos ou lugares. A voz nos poemas nunca é a do poeta, mas
sim a do eu lírico ou do eu poético.
5. No poema, uma das pessoas
citadas, embora esteja presente no ambiente doméstico, provavelmente
não pertence à família.
a) Qual
é a função dela na família representada no poema?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)
Que
ação atribuída a essa pessoa revela proximidade com criança?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Como
parece ser a relação do eu poético com essa pessoa?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6.
O eu poético utiliza um termo que caracteriza o modo como ele se encontrava no momento
em que realizava a ação apresentada no poema. Que termo é esse?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7.
Considerando as situações presentes no poema e o modo como são apresentadas,
como parece ser o ambiente onde o eu poético vive?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
a) A
situação vivenciada por Crusoé se assemelha à rotina do eu poético? Explique.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Ao
longo do poema, a história de Robinson Crusoé é citada duas vezes. Que tipo
de relação parece haver entre o eu poético e a leitura desse livro?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) No
fim do poema, o eu poético afirma que sua história é mais bonita que a de
Robinson Crusoé. O que pode ter motivado tal afirmação?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9.
Em quantas partes o poema está dividido? Escreva no caderno uma frase que sintetize
cada parte.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANOTE AÍ
Poesia é o nome dado à arte de criar imagens e inventar
outros sentidos para
os fatos do
mundo. A
poesia está presente em várias formas de expressão, como a pintura, o cinema, a
música e o poema.
Poema é um gênero textual que pode ser
composto apenas por palavras (organizadas em versos e estrofes) ou por texto associado a
imagens (poema visual). Verso é cada
uma das
linhas de um poema. Estrofe é um conjunto de versos.
A SONORIDADE E O
RITMO DO POEMA
10.
Releia a primeira estrofe do poema observando as palavras em destaque.
Meu
pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha
mãe ficava sentada cosendo.
Meu
irmão pequeno dormia.
Eu
sozinho menino entre mangueiras
lia
a
história de Robinson Crusoé,
comprida
história que não acaba mais.
a) O
que há de semelhante em relação à sonoridade das palavras destacadas?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Em
quais posições dos versos essas palavras estão localizadas?
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Agora, releia a segunda estrofe do poema.
a)
Quanto
à sonoridade, qual é a semelhança entre as palavras aprendeu e esqueceu, citadas
nessa estrofe?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Em
que posição dos versos essas palavras aparecem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ANOTE AÍ
Ao
apresentar sons semelhantes ou iguais, as
palavras formam rimas. As rimas
podem ocorrer
no interior ou no final dos versos.
12. Na segunda
estrofe do poema, o substantivo
café é citado quatro vezes.
a) Em
que posições dos versos essa palavra está presente?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) A
repetição desse termo reforça que ideia associada a ele?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
13.
Nos dois primeiros versos da segunda estrofe, há a
repetição de três sons. Quais são as letras que representam esses sons?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Só falta as respostas...
ResponderExcluirNé
ExcluirOnde eu consigo as respostas
ExcluirRepostas?
ResponderExcluirKd a resposta
ResponderExcluirResposta??
ResponderExcluirNo blog há o livro em PDF com as respostas.
ResponderExcluirQual blog?
ResponderExcluirQUAL BLOG ESTA AS RESPOSTA.PRECISO PARA HOJE ATE 2;00 DA TARDE
ResponderExcluirhttps://professordiorges.blogspot.com/2021/05/livro-geracao-alpha-6-ano_91.html
Excluircade
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircade as respostas
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir