PáginasDESCRITOR

domingo, 15 de março de 2020

CALVIN MINHOCAS MORTAS HQ 6º ANO CONEXÃO E USO EXERCÍCIOS








1. As história em quadrinhos apresentam uma narrativa, ou seja, contam uma história com começo meio e fim. Na HQ que você leu que história é narrada?
...........................................................................................................................................
2. Uma história em quadrinhos pode ser identificada por um título ou pelo nome dos personagens que aparecem nela. Em qual dos dois casos a história que você leu encaixa?
.........................................................................................................................................
3. Releia o primeiro quadrinho da HQ e responda.
a) Calvin busca um elemento de comparação para o ar que respira. Quais recursos no balão de fala confirmam essa busca da personagem?
.....................................................................................................................................
b) Pelo cenário na quadrinho e pela expressão de Calvin, que expectativa o leitor tem a respeito da comparação que será feita pelo personagem sobre o cheiro do ar?
........................................................................................................................................
c) Pela observação da sequencia dos quadrinhos, a busca de Calvin pela comparação certa é preenchida.  Por quê?
....................................................................................................................................
d) Que elementos gráficos a HQ permitiram que você chegasse à resposta da pergunta anterior?
...........................................................................................................................................
4. Agora volte a HQ e compare as expressões faciais no primeiro e no segundo quadrinhos. De que modo a mudança entre elas contribui para criar o humor da história?
........................................................................................................................................

5. Nas histórias em quadrinhos, a expressão facial dos personagens contribui para construção dos sentidos da narrativa. Observe a expressão de Calvin e Haroldo nos quadrinhos indicado as seguir. Faca a correspondência entre as colunas indicando o que parecem sentir o personagens em cada um deles.
I- 1º quadrinho
II- 2º quadrinho
III- 4º quadrinho
VI- 6º quadrinho
V- 8º quadrinho
(    ) alegria
(    ) decepção, contrariedade
(    ) contemplação
(    ) nojo

6. Releia o quinto, o sexto e o sétimo quadrinhos da HQ e observe as onomatopeias reproduzidas. Que sons estão representando esses quadrinhos?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Em Uma história em quadrinhos, os fatos são apresentados de forma que o leitor reconheça a sequencia narrativa e a passagem do tempo. Releia a história de Calvin e Haroldo.
a) Quantos quadrinhos foram utilizados para representar a ação dos personagens?
..................................................................................................
b) Os personagens aparecem em movimento? Que recurso o cartunista utilizou para indicar isso?
.................................................................................................
c) No sexto quadrinho, que efeito a sobreposição  ou repetição do desenho dos personagens cria para o desenrolar da narrativa? Explique sua resposta.
.............................................................................................................................................................
RECURSOS EXPRESSIVOS
1. Releia os dois últimos quadrinhos da história de Calvin e Haroldo.
a) No último quadrinho, na fala de Calvin, qual é o sentido que o personagem atribuiu para VALEU?
.........................................................................................................................
b) Também no último quadrinho, a que se refere ESSA COISA, na fala de Haroldo?
............................................................................................................................
c) Por que a fala de Haroldo, no último quadrinho, provoca o efeito do humor na HQ?
..........................................................................................................................
2. Releia o balão de fala do primeiro quadrinho.
a) Que sinal de pontuação aparece depois da palavra COMO?
................................................................................................................
b) O que indica o uso desse recurso na fala de Calvin?
.........................................................................................................
3. No terceiro quadrinho, Calvin exclama: WOW! OLHA O TAMANHO DAQUELA POÇA!
a) O que a interjeição WOW exprime?
..............................................................................................
b) Expressões como essa são mais comuns na linguagem falada ou na linguagem escrita?
...................................................................................................................

Um comentário: