POEMA: ESTAÇÃO CAFÉ - SÉRGIO CAPPARELLI gabarito-fonte:
https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/02/poema-estacao-cafe-sergio-capparelli.html
Geração alfa pag.86
POEMA: ESTAÇÃO CAFÉ
Pastéis Santa Clara,
Bem-casados com ambrosia,
Caramelados com nozes
E bombas de baunilha
Senhora dona doceira,
Me tira dessa agonia!
Mil-folhas e broinhas
Com geleias e pavê
Fios de ovos, apfelstrudel
Maçãs flambadas, não vê?
Qual é o doce mais doce?
O doce mais doce? Você!
Pães de queijo, ovos moles,
Olho-de-sogra, doce de abóbora
Pingos de chuva, algodão doce,
Doce, oh doce, senhora!
Senhora dona doceira,
Doce aqui e agora
E agora, bem no fim,
Eu recuso maria-mole,
Mas nós dois, bem juntim,
Agarradinho, rocambole.
1. Identifique um substantivo próprio no
poema.
...................................................................................
2. Como pode ser classificado o substantivo
agonia na segunda estrofe?
.....................................................................................
3. Liste os substantivos compostos usados no
poema.
..........................................................................................
..........................................................................................
4. Em que momento do poema o eu lírico
poderia ter usado um substantivo próprio?
...................................................................................................................................................................................................................................................
5. Destaque do poema um par de substantivo:
um primitivo e um derivado dele.
......................................................................................................................
6. Substitua os termos destacados por
substantivo coletivo.
a) um grupo de cães acompanhava de
perto o grupo de viajantes.
........................................................................................................................
b) um conjunto de jurados escolheu um grupo
de atores.
........................................................................................................................
c) Nos mares daquele conjunto de ilhas,
há um grupo de peixes.
.......................................................................................................................
d) um grupo de vereadores aprovou o
projeto de leis.
........................................................................................................................
e) Um grupo de filho ganhou dos avós
um valioso conjunto de selos.
......................................................................................................................
f) Um grupo de jogadores ingleses
estava contente com o resultado.
.....................................................................................................................
g) O grupo de músicos fez um belo show.
...................................................................................................................
h) O grupo de amigos foi atacado por
um grupo de abelhas.
...................................................................................................................
i) O grupo de médicos ficou encantado
com a beleza do grupo de corais.
........................................................................................................
7. No final da terceira estrofe, o eu lírico
parece perder o interesse pelos doces. O que o faz mudar de ideia?
...............................................................................................................................
8. No verso “O doce mais doce?
Você!”, a palavra doce aparece repetida. Em uma e outra ocorrência ela pertence
a classes gramaticais diferentes. Quais são essas classes?
...............................................................................................................................
9.O plural das palavras noz e maçã é formado
da mesma maneira? Explique.
...............................................................................................................................
10. Qual é o singular da palavra pastéis?
Quais outras palavras que você conhece tem o plural formado da mesma maneira?
.............................................................................................................................
11. Identifique no poema um substantivo que
quando pluralizado sofre variação na pronúncia semelhante à que ocorre no caso
de jogo (ô) e jogos (ó)?
...............................................................................................................................
12. O plural do substantivo composto
pé-de-moleque é pés-de-moleque. Comparando esse substantivo olho-de-sogra,
responde: qual é o plural de olho-de-sogra?
............................................................................................................................
13. O
poeta empregou nas palavras juntim e agarradim uma forma de diminutivo própria
do modo coloquial de falar. Como é o diminutivo dessas palavras na variedade
padrão?
...............................................................................................................................
14. No final do poema, o eu lírico escolhe um
doce, porém diferente dos demais; rocambole. Por que esse doce é diferente dos
outros?
...............................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário