PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de março de 2020

POEMA INFÂNCIA INTERPRETAÇÃO COM GABARITO 2018

POEMA: INFÂNCIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO https://armazemdetexto.blogspot.com/search?q=inf%C3%A2ncia 2018


Poema: Infância

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia. 
Eu sozinho menino entre mangueiras
Lia a história de Robinson Crusóe,
Comprida história que não acaba mais. 

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu 
A ninar nos longes da senzala -- e nunca se esqueceu
Chamava para o café. 
Café preto que nem a preta velha
Café gostoso
Café bom. 

Minha mãe ficava sentada cosendo
Olhando pra mim:
-- Psiu... Não acorde o menino. 
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo! 

Lá longe meu pai campeava
No mato sem fim da fazenda. 

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robinson Crusoé. 

                                                  Carlos Drummond de Andrade.

Entendendo o poema:
01 – No poema ocorre uma narração. O que o poeta narra?
      O poeta narra episódios de sua infância.

02 – Além da narração, ocorre a confissão de um estado de espírito atual do poeta, que é uma espécie de lamentação. O que ele lamenta?
      O poeta lamenta não ter percebido, a tempo, que sua infância era bonita.

03 – Robinson Crusoé adquiriu para o eu poético, na infância, um significado simbólico. Qual?
      Simboliza uma vida cheia de aventuras.

04 – Agora, na perspectiva do homem adulto, Robinson Crusoé também aparece como um símbolo, um elemento de comparação. Nessa comparação, quem sai “ganhando”?
      O eu poético, pois ele descobre que sua infância tinha sido muito bonita.     

05 – Qual a única rima presente em todo o poema? Ela proporcionou mais musicalidade ao texto? Explique: 
      Aprendeu / esqueceu.

06 – Na segunda estrofe, há uma comparação. Qual? Explique-a: 
      A comparação do café preto que nem a preta velha.
      Hoje sabemos que é uma negra e não preta.

07 – O que o poeta, agora adulto, lamenta? Comprove sua resposta.
      Lamenta que não sabia que a sua história (infância) era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

08 – Leia as afirmações feitas a seguir.
I – No poema, o poeta rememora episódios de sua infância.
II – A infância do poeta caracteriza-se pela repetição dos mesmos pequenos acontecimentos de uma pacata vida doméstica.
III – O menino foge da monotonia, da solidão, lendo as histórias de Robinson Crusoé.
IV – Desde criança, o poeta já percebia que a vida tinha mais beleza que a de Robinson Crusoé.
Estão corretas as afirmações feitas em:
a)   I e II, apenas.
b)   I, II e III, apenas.
c)   II, III e IV, apenas.
d)   I, II, III e IV.
e)   II e III, apenas.

09 – O menino lê as aventuras de Robinson Crusoé. Enquanto sua vida é pacata, a do aventureiro é movimentada. No entanto, o menino identifica-se com o personagem porque ambos:
a)   São crianças.
b)   Estiveram perdidos por um longo período num lugar deserto, de difícil acesso.
c)   São solitários.
d)   Moravam em fazendas durante a infância.
e)   Se tornaram escritores quando adultos.

10 – Em que estrofe ou estrofes do poema “Infância”, a lembrança do passado é sugerida por meio de sentidos como a visão, o olfato, o paladar e a audição.
a)   Apenas na 1ª estrofe.
b)   Estrofes 02 e 03.
c)   Estrofes 04 e 05.
d)   Apenas na 2ª estrofe.

11 – No texto, há uma predominância do uso das formas verbais no pretérito imperfeito do indicativo. Isso se justifica pela seguinte afirmativa:
a)   Por se tratar de ação já concluída.
b)   Porque as ações foram realizadas antes de uma ação também ocorrida no passado.
c)   Porque o verbo indica uma ação passada que se repetia habitualmente.
d)   Por expressar uma incerteza a respeito de fatos ocorridos.

12 – Qual é a finalidade do uso do travessão na terceira estrofe do poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade?
a)   Separar uma enumeração.
b)   Explicar algo já dito anteriormente.
c)   Colocar em destaque uma ideia.
d)   Introduzir o discurso direto.

13 – Marque a alternativa em que há adjetivo empregado no mesmo grau que bonita no verso “Era mais bonita que a de Robinson Crusoé” (Verso 21).
a)   Meu irmão era menor que eu.
b)   O meu pai era o mais velho da fazenda.
c)   Minha mãe suspirava mais do que eu.
d)   A fazenda do meu pai era maior do que as dos vizinhos.

14 – Assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras destacadas nos versos, se necessário, consulte um dicionário:
a)   “Minha mãe ficava sentada cosendo”.
(   ) Cozinhando.
(   ) Conversando.
(X) Costurando.
(   ) Cuidando do filho pequeno.

b)   “... uma vez que aprendeu a ninar nos longes da senzala...”.
(X) Fazer adormecer, embalar.
(   ) Chamar alguém de longe.
(   ) Cantar músicas infantis.
(   ) Acordar os bebês com doçura.

c)   “Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda”. É correto afirmar que o pai;
(   ) Retirava o mato que crescia ao redor da fazenda.
(X) Andava a cavalo pelo campo à procura de gado.
(   ) Trabalhava como guardador de cavalos.
(   ) Retornava de seu trabalho na fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário