NASCE UM ESCRITOR
O primeiro dever passado pelo novo professor de português
foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos
encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do
Adamastor foi reescrito pela meninada.
Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do
Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de
minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na
aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação
autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o
dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no
futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar
onze anos.Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao
lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que
obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde
brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro,
sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos
jesuítas. Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o
padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua
estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver",
depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas
ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens.
Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os
prediletos do padre Cabral.
Recordo com
carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver
anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver
revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos
de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. (Jorge
Amado)
1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena
que os alunos:
a)façam uma descrição sobre o mar;
b)descrevam os mares encapelados de Camões;
c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;.
d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados;
e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar.
2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre
Cabral, a classe toda usou de um certo:
a)conhecimento extraído de "As viagens de
Gulliver";
b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e
franceses;
c)amor por Charles Dickens;
d)mar descrito por Mark Twain;
e)saber já feito, já explorado por célebre autor.
3.Apenas o narrador foi diferente, porque:
a)lia Camões;
b)se baseou na própria vivência;
c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses;
d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain;
e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral.
4.O narrador confessa que no internato lhe faltava:
a)a leitura de Os Lusíadas;
b)o episódio do Adamastor;
c)liberdade e sonho;
d)vocação autêntica de escritor;
e)respeitável personalidade.
5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi
um elogiado, porque revelava:
a)liberdade;
b)sonho;
c)imparcialidade;
d)originalidade;
e)resignação.
6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária
superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito:
a)ler livros da estante de Padre Cabral;
b)rever as praias do Pontal;
c)ler sonetos camonianos;
d)conhecer mares nunca dantes navegados;
e)conhecer a cela de Padre Cabral.
7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era
plena. Havia uma pedra em seu caminho:
a)os colegas do internato;
b)a cela do Padre Cabral;
c)a prisão do internato;
d)o mar de Ilhéus;
e)as praias do Pontal.
8.Conclui-se, da leitura do texto, que:
a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço
com que o realizaram;
b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno
escreveu sobre o mar de Ilhéus;
c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos
demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses;
d)a competência de saber escrever conferia, no colégio,
tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática;
e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o
narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas.
9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse
texto predomina a:
a)narração;
b)dissertação;
c)descrição;
d)linguagem poética;
e)linguagem epistolar.
10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no:
a)presente do indicativo;
b)pretérito imperfeito do indicativo;
c)pretérito perfeito do indicativo;
d)pretérito mais que perfeito do indicativo;
e)futuro do indicativo.
A economia solidária vem-se apresentando como uma
alternativa
inovadora de geração de trabalho e renda e uma
resposta favorável
às demandas de inclusão social no país. Ela
compreende uma
diversidade de práticas econômicas e sociais
5 organizadas sob a forma de cooperativas, associações,
clubes
de troca, empresas
de autogestão e redes de cooperação — que
realizam atividades
de produção de bens, prestação de serviços,
finanças, trocas,
comércio justo e consumo solidário.
A Secretaria
Nacional de Economia Solidária, do
10 Ministério do Trabalho e Emprego, desde sua criação, em
2003, vem
elaborando mecanismos de formação, fomento e
educação para o
fortalecimento da economia solidária no
Brasil. Além da
divulgação e da promoção de ações nessa
direção, desde 2007
a Secretaria tem realizado chamadas
15 públicas a fim de apoiar os empreendimentos econômicos
alternativos.
11) Infere-se da leitura do texto que a economia solidária
vem-se desenvolvendo no Brasil, pelo menos desde 2003.
( ) certo (
) errado
A promoção da
igualdade de oportunidades e a eliminação de todas as formas de discriminação
são alguns dos elementos fundamentais da Declaração dos Direitos e Princípios
Fundamentais do Trabalho e da Agenda do Trabalho Decente da Organização
Internacional do Trabalho (OIT).
Um requisito básico para que o crescimento
econômico dos países se traduza em menos pobreza e
maior bem-estar e justiça social é melhorar as condições de vida das mulheres,
dos negros e de outros grupos discriminados da sociedade; outro é aumentar sua
possibilidade de acesso a empregos capazes de garantir uma vida digna para si
próprios
e para suas famílias. A pobreza está diretamente
relacionada aos níveis e padrões de emprego, assim como às desigualdades
e à discriminação existentes na sociedade. Além
disso, as diferentes formas de discriminação estão fortemente associadas
aos fenômenos de exclusão social que dão origem à
pobreza e são responsáveis pelos diversos tipos de vulnerabilidade e pela criação
de barreiras adicionais que impedem as pessoas e grupos discriminados de
superar situações de pobreza.
A erradicação da pobreza vem sendo considerada uma das
maiores prioridades para a construção de sociedades mais justas, assim como vem
aumentando o reconhecimento de que as causas e condições de pobreza são
diferentes para homens e mulheres, negros e brancos. Por isso, estão sendo
realizados
esforços para que as necessidades das mulheres e negros
sejam consideradas de forma explícita e efetiva nas estratégias de
redução da pobreza e nas políticas de geração de
emprego e renda.
12) Conclui-se da leitura do texto que o crescimento
econômico dos países não constitui garantia de distribuição de renda e
bem-estar econômico da população.
( ) CERTO (
) ERRADO
13) Infere-se da leitura do texto que a eliminação de todas
as formas de discriminação, que abrange a promoção da igualdade de
oportunidades, constitui o fundamento da Declaração dos Direitos e Princípios
Fundamentais do Trabalho e da Agenda do Trabalho Decente da OIT.
( ) certo (
) errado
1 A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros
cresceu 7,65% em setembro deste ano em relação
ao mês de setembro de 2011.
Trata-se do maior nível de demanda para o mês de setembro desde o início da
série de
medições, em 2000. De janeiro a setembro de 2012, a demanda
acumulada apresentou crescimento de
7,30% e a oferta ampliou-se em 5,52% em relação ao mesmo período de 2011. Entretanto,
a oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK), no mês de setembro, apresentou
queda de 2,13%, após oito anos consecutivos de crescimento, sendo essa a
primeira redução de oferta para o mês de
setembro desde 2003.
A taxa de ocupação
dos voos domésticos de
passageiros
alcançou 75,57% em setembro de 2012, enquanto, no mesmo mês, em 2011, essa taxa
foi de 68,71%, o que
representou uma
melhora de 9,99%. A taxa de ocupação registrada é a mais alta para o mês de
setembro desde o início
da série em 2000.
De janeiro a setembro de 2012, a taxa de ocupação cresceu 1,69%, passando de
70,81%, em 2011, para 72,01%, em 2012.
A taxa de ocupação dos
voos internacionais operados por
empresas brasileiras alcançou 82,80% em setembro de
2012, ao passo que,
no mesmo mês, em 2011, a taxa foi de 82,60%, o que representa uma variação
positiva de 0,23%. Entretanto, a demanda
do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas
brasileiras
apresentou redução
de 2,43% em setembro de 2012 em relação ao mesmo mês de 2011.
Depreende-se das informações do
texto que o serviço de transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil
enfrenta uma crise em consequência da retração da demanda.
( ) certo (
) errado
GABARITO
01. A
02. E
03. B
04. C
05. D
06. A
07. C
08. D
09. A
10. C
Obrigado
ResponderExcluirPor resposta
ResponderExcluirHouve um tempo
ResponderExcluirobg pelas resposta, senhor!
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