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domingo, 26 de fevereiro de 2017

INTERPRETAÇÃO NASCE UM ESCRITOR COM GABARITO

 NASCE UM ESCRITOR

O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada.
Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas. Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver",
depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral.
    Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão. (Jorge Amado)
1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos:
a)façam uma descrição sobre o mar;
b)descrevam os mares encapelados de Camões;
c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;.
d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados;
e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar.

2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo:
a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver";
b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses;
c)amor por Charles Dickens;
d)mar descrito por Mark Twain;
e)saber já feito, já explorado por célebre autor.

3.Apenas o narrador foi diferente, porque:
a)lia Camões;
b)se baseou na própria vivência;
c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses;
d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain;
e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral.

4.O narrador confessa que no internato lhe faltava:
a)a leitura de Os Lusíadas;
b)o episódio do Adamastor;
c)liberdade e sonho;
d)vocação autêntica de escritor;
e)respeitável personalidade.

5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi um elogiado, porque revelava:
a)liberdade;
b)sonho;
c)imparcialidade;
d)originalidade;
e)resignação.
6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito:
a)ler livros da estante de Padre Cabral;
b)rever as praias do Pontal;
c)ler sonetos camonianos;
d)conhecer mares nunca dantes navegados;
e)conhecer a cela de Padre Cabral.

7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho:
a)os colegas do internato;
b)a cela do Padre Cabral;
c)a prisão do internato;
d)o mar de Ilhéus;
e)as praias do Pontal.

8.Conclui-se, da leitura do texto, que:
a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram;
b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus;
c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos portugueses;
d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser bom atleta ou bom em matemática;
e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colégio dos jesuítas.

9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse texto predomina a:
a)narração;
b)dissertação;
c)descrição;
d)linguagem poética;
e)linguagem epistolar.

10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no:
a)presente do indicativo;
b)pretérito imperfeito do indicativo;
c)pretérito perfeito do indicativo;
d)pretérito mais que perfeito do indicativo;
e)futuro do indicativo.

A economia solidária vem-se apresentando como uma
  alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e uma
  resposta favorável às demandas de inclusão social no país. Ela
  compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais
5 organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes
  de troca, empresas de autogestão e redes de cooperação — que
  realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços,
  finanças, trocas, comércio justo e consumo solidário.
  A Secretaria Nacional de Economia Solidária, do
10 Ministério do Trabalho e Emprego, desde sua criação, em
  2003, vem elaborando mecanismos de formação, fomento e
  educação para o fortalecimento da economia solidária no
  Brasil. Além da divulgação e da promoção de ações nessa
  direção, desde 2007 a Secretaria tem realizado chamadas
15 públicas a fim de apoiar os empreendimentos econômicos
  alternativos.

11) Infere-se da leitura do texto que a economia solidária vem-se desenvolvendo no Brasil, pelo menos desde 2003.
(     ) certo      (    ) errado


 A promoção da igualdade de oportunidades e a eliminação de todas as formas de discriminação são alguns dos elementos fundamentais da Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e da Agenda do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 Um requisito básico para que o crescimento
 econômico dos países se traduza em menos pobreza e maior bem-estar e justiça social é melhorar as condições de vida das mulheres, dos negros e de outros grupos discriminados da sociedade; outro é aumentar sua possibilidade de acesso a empregos capazes de garantir uma vida digna para si próprios
 e para suas famílias. A pobreza está diretamente relacionada aos níveis e padrões de emprego, assim como às desigualdades
 e à discriminação existentes na sociedade. Além disso, as diferentes formas de discriminação estão fortemente associadas
 aos fenômenos de exclusão social que dão origem à pobreza e são responsáveis pelos diversos tipos de vulnerabilidade e pela criação de barreiras adicionais que impedem as pessoas e grupos discriminados de superar situações de pobreza.
A erradicação da pobreza vem sendo considerada uma das maiores prioridades para a construção de sociedades mais justas, assim como vem aumentando o reconhecimento de que as causas e condições de pobreza são diferentes para homens e mulheres, negros e brancos. Por isso, estão sendo realizados
esforços para que as necessidades das mulheres e negros sejam consideradas de forma explícita e efetiva nas estratégias de
 redução da pobreza e nas políticas de geração de emprego e renda.

12) Conclui-se da leitura do texto que o crescimento econômico dos países não constitui garantia de distribuição de renda e bem-estar econômico da população.
(    ) CERTO    (    ) ERRADO

13) Infere-se da leitura do texto que a eliminação de todas as formas de discriminação, que abrange a promoção da igualdade de oportunidades, constitui o fundamento da Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e da Agenda do Trabalho Decente da OIT.

(       ) certo     (    ) errado

1 A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 7,65% em setembro deste ano em relação   ao mês de setembro de 2011. Trata-se do maior nível de demanda para o mês de setembro desde o início da série de
medições, em 2000. De janeiro a setembro de 2012, a demanda  acumulada apresentou crescimento de 7,30% e a oferta ampliou-se em 5,52% em relação ao mesmo período de 2011. Entretanto, a oferta (assentos-quilômetros oferecidos – ASK), no mês de setembro, apresentou queda de 2,13%, após oito anos consecutivos de crescimento, sendo essa a primeira  redução de oferta para o mês de setembro desde 2003.
  A taxa de ocupação dos voos domésticos de
  passageiros alcançou 75,57% em setembro de 2012, enquanto, no mesmo mês, em 2011, essa taxa foi de 68,71%, o que
 representou uma melhora de 9,99%. A taxa de ocupação registrada é a mais alta para o mês de setembro desde o início
  da série em 2000. De janeiro a setembro de 2012, a taxa de ocupação cresceu 1,69%, passando de 70,81%, em 2011, para 72,01%, em 2012.
 A taxa de ocupação dos voos internacionais operados  por empresas brasileiras alcançou 82,80% em setembro de
  2012, ao passo que, no mesmo mês, em 2011, a taxa foi de 82,60%, o que representa uma variação positiva  de 0,23%. Entretanto, a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras
  apresentou redução de 2,43% em setembro de 2012 em relação  ao mesmo mês de 2011.

Depreende-se das informações do texto que o serviço de transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil enfrenta uma crise em consequência da retração da demanda.
(    ) certo         (     ) errado

GABARITO
01. A
02. E
03. B
04. C
05. D
06. A
07. C
08. D
09. A
10. C

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