Sopa de macarrão
O filho olha emburrado o prato vazio,
o pai pergunta se não está com fome.
— Com fome eu tô, não to é com vontade
de comer comida de velho.
Lá da cozinha a mãe diz que decretou ―
De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
— Não quero filho meu engordando agora
para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e
batata frita!
Ela vem com a travessa de bifes, o pai
tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
— Nos Estados Unidos — continua ela —
um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
— E como é que ele agüentou um mês só
comendo isso?! — perguntou o pai, o filho responde:
— Porque é gostoso! — E pega com nojo
uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
A mãe diz que é preciso ao menos
experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da
idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho
verde cru
— E devorava o cozido de legumes da sua
avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca..
O filho enfia a alface na boca, mastiga
fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
— Não-senhor! Só com salada pra valer,
arroz, feijão, tudo!
— Ele continua olhando o prato vazio,
até que resmunga:
— Se vocês sempre comeram tão bem, como
é que acabaram barrigudos assim?
O pai diz que isso é da idade, o
importante é ter saúde.
— E você, se continuar comendo só
fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem
quilos!
— No Japão — resmunga ele — podia ser
lutador de sumo e ganhar uma nota.
— E no Natal — cantarola a mãe — vai
ser Papai Noel né? E Rei Momo no carnaval...
— Não tripudie — diz o pai. — Ele ainda
vai comer de tudo. Quando eu era menino,detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez
sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
O filho pergunta o que é macarrão de
letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe
trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
— Está descobrindo que salada é
gostoso, não está?
— Não, peguei tomate para tirar da boca
o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
— Mas catchup você
come não é? Pois é feito de tomate!
— E ele também não come ovo — emenda a
mãe — mas come maionese, que é feita de ovo!
O filho continua olhando o prato vazio.
— Coma ao menos feijão com arroz — diz
o pai.
Ele pega uma colher de feijão, outra de
arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim
pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai
lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
— Ou salada ou nada! Sem chantagem
sentimental!
O pai come dolorosamente, a mãe come
furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
Depois a mãe retira a comida, ele
continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
— Mas ele comeu duas folhas de alface,
não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela diz que de jeito nenhum, desta vez
é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta
se ele não quer um sanduíche de bife — com salada, claro. Não, diz o filho, só
quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
— Pergunte, pergunte!
— Você podia escrever o que quisesse
com as letras no prato?
— Claro! Por que, o que você quer
escrever?
— Hambúrguer, maionese e catchup
É teimoso que nem o pai, diz a mãe.
Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na
hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as
palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe
lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda não acabei, tá faltando letra
pra escrever: amo rosbife com batata frita...
Domingos Pellegrini – Crônica
brasileira contemporânea. São Paulo:
Salamandra, 2005.
P.210-3.
Estudo
do texto
Ø COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1. O texto apresenta uma família à mesa,
na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem
vontade de comer “comida de velho”.
a) O que ele chama de “comida de velho”?
...................................................................................................................................
b) Qual a comida preferida dele?
.................................................................................................................................
2. Cada uma das personagens assume uma
atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e
caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.
Conciliador(a)
inflexível
teimoso(a)
condescendente
a) A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada
pra valer, arroz, feijão, tudo”
............................................................................................
b) O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda
vai comer de tudo.”
..................................................................................................
c) O filho: “Não, peguei tomate para tirar
da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é
nojento.”
..........................................................................................................
3. Releia este trecho, do início do texto:
Lá da cozinha a mãe diz
que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar
fome.
a) O que o verbo decretar expressa
nessa situação?
..........................................................................................
b) O emprego desse verbo nessa situação
confirma ou nega sua resposta no item a da questão anterior?
Por quê?
..........................................................................................
4. A mãe quer que o filho engorde e tenha
problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes
recursos, entre eles a informação, a ironia e a ação direta. Observe estes
trechos:
·
“a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta”
·
“E no Natal [...] vai ser papai Noel, NE? E rei
Momo no carnaval...”
·
“um jornalista um m~es só comendo a tal fasy-food,
engordou mais de seis quilos!”
Qual dos trechos exemplifica a
tentativa de convencer:
a) pela informação?
..............................................................................................................
b) pela ironia?
...........................................................................................................
c) pela ação direta?
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5. Diante da pressão que recebe, o
filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Observe
estes argumentos:
· “Se vocês sempre
comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?”
· “No Japão [...] podia
ser lutador de sumo e ganhar uma nota.”
· “Porque ele é gostoso!”
· “num campo de
concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...”
a) Desses argumentos, qual é o único que
tem relação direta com as preferências alimentares do menino?
.............................................................................................................................
b) Qual deles procura esvaziar o forte
argumento da preocupação com a saúde?
.....................................................................................................................
c) Qual deles tenta provocar remorso nos
pais?
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6. O pai, por duas vezes, relembra hábitos
alimentares de sua infância.
a) Como eram esses hábitos? Com a
finalidade ele os cria?
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b) Um dos hábitos do pai atraia o
interesse do menino. Qual foi ele? Por que o menino ficou interessado?
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7. No jantar, os pais tentam novamente
fazer o filho comer, oferecendo-lhe sopa de macarrão de letrinhas.
a) Que mensagem o filho tenta transmitir
aos pais com as palavras que escreve?
.......................................................................................................................
b) Qual é essa palavra?
........................................................................................................................
c) Por que a contemplação dessa palavra
provoca humor no final do texto?
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8. O texto “Sopa de macarrão” é uma
crônica humorística. Quase sempre, além de provocar o riso, o texto de humor
também faz críticas. Que críticas o texto lido faz?
O que o verbo decretar expressa nessa situação? alguem sabe a resposta
ResponderExcluirCade as respostas?????😡😡😡😡😡
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