PáginasDESCRITOR

domingo, 26 de fevereiro de 2017

PERFIS DE REDES SOCIAIS SÃO RETRATOS IDEAIS DE NÓS MESMOS CEREJA INTERPRETAÇÃO 4Q x+5+4 ESC.

PERFIS DE REDES SOCIAIS SÃO RETRATOS IDEAIS DE NÓS MESMOS  

          Desde as priscas eras do Orkut, em minhas perambulações pelas redes sociais, noto o fenômeno. Entro no perfil de uma moça e começo a olhar suas fotos: encontro-a ali ainda criança, vestida de odalisca, num Carnaval do século 20; a vejo com seu cachorro, numa praia, recentemente; com uma turma na piscina de um sítio, no final da adolescência; numa 3x4 com o namorado, espremida na mesma cabine, talvez numa viagem à Europa.
          Então, sem que eu me dê conta, um retrato puxa o meu olhar. Minha reação imediata, naquele interregno mental em que as pupilas já captaram a imagem, mas o cérebro ainda não teve tempo de processá-la, é de surpresa: como ela saiu bem nessa foto! Só um segundo depois percebo o engano: quem saiu bem não foi a garota do perfil, mas a Penélope Cruz, Marilyn Monroe, Sarah Jessica Parker ou outra atriz famosa, cuja imagem foi contrabandeada para aquele álbum por conta de alguma semelhança com sua dona. Olho as outras fotos. Comparo. E da distância – às vezes menor, às vezes maior - entre a estrela de cinema e a mulher do Facebook, surgem sentimentos contraditórios.
          De início, topar com a destoante atriz me dava certa pena: afinal, por mais bonita que fosse a moça, nunca alcançava a musa. “Será que ela acredita mesmo ser parecida com a Sharon Stone?”, eu pensava com uma pitada de vergonha alheia, como se estivesse diante de uma pessoa incapaz de lidar com a realidade, uma pessoa com delírios de grandeza, com delírios de beleza.
           Aos poucos, contudo, fui chegando à constatação óbvia de que todo perfil de rede social é um retrato ideal de nós mesmos. Se ponho um link para um filme de Woody Allen, se cito uma frase de Nietzsche; mesmo quando posto uma foto de um churrasco, não estou eu, também, editando-me? Tentando pegar esse aglomerado de defeitos, qualidades, ansiedades, desejos e frustações e emoldurá-lo de modo a valorizar o quadro – engraçado, profundo, hedonista?
          Pensando bem, nem precisamos ir até o exagero das redes sociais – essa versão caricaturada de nós mesmos. Toda vez que nos vestimos, que abrimos a boca para emitir uma opinião, toda vez que empurramos o mundo pra baixo e o corpo pra frente, dando um passo, de peito aberto, ombros curvados, de nariz empinado ou de olhos pro chão, estamos travando esta negociação entre o real e o ideal. Estamos enviando aos outros e a nós mesmos a soma de nossos fardos e de nossas aspirações.
           Há pobres que se vestem de ricos e ricos que se vestem de pobres, magrelos que andam de braços arqueados, como se fossem musculosos, feiosos que entram em um restaurante crentes que são o George Clooney e possíveis galãs e divas que, ignorantes ou culpados por suas belezas, caminham por aí mais parecidos com Tims Burtons e Zezé de Macedos. No fim, acabamos sendo um meio-termo entre o ator e o roteiro que tentamos escrever.
          Hoje, portanto, admiro as moças que colocam fotos de belas atrizes entre as suas. Vejo ali um pouco de ousadia, um pouco de esperança, e, acima de tudo, algo oposto ao que eu via antes: não um delírio, a tentativa de fugir de si próprias, mas a capacidade de aceitarem-se na harmoniosa mistura entre o que são e o que gostariam de ser.
Antônio Prata

Glossário
Hedonista: aquele que busca o prazer.
Interregno: intervalo entre dois momentos.
Prisca: antiga, velha, primeira.

1. O texto trata de um fenômeno que vem se difundindo bastante nos últimos tempos, em todas as faixas etárias. A partir da leitura do texto, NÃO se pode inferir que o narrador :
A) confessa que suas convicções sofreram mudanças no decorrer do tempo.
B) conclui que os perfis apresentados nas redes sociais revelam a capacidade de as jovens aceitarem a mistura entre o que são e o que aspiram a ser.
C) afirma que também fora das redes sociais procuramos passar uma imagem do que nós não somos.
D) avalia o Orkut como uma rede social atualizada.

2. A palavra contrabandeada, empregada no trecho “ou outra atriz famosa, cuja imagem foi contrabandeada para aquele álbum”, pertence a uma área semântica relacionada à ilegalidade. O autor utilizou esse termo, pois:
A) a foto demonstrava um gesto de ousadia.
B) a moça estava fraudando a própria imagem.
C) a imagem postada, atualmente, é fato corriqueiro.
D) o retrato faz referência a delírios de grandeza.

3. Para construir sua argumentação, o autor só NÃO usa como recurso:
A) frases interrogativas.
B) relações entre passado e presente.
C) primeira pessoa do singular.
D) excesso de ironia.

4. Ao concluir o texto, o autor confessa que vê nas moças que colocam fotos de belas atrizes entre as suas “a capacidade de aceitarem-se na harmoniosa mistura entre o que são e o que gostariam de ser”. Assinale a alternativa cujo trecho retirado do texto mais se aproxima da afirmação destacada acima.
A) “No fim, acabamos sendo um meio-termo entre o ator e o roteiro que tentamos escrever”.
B) “De início topar com a destoante atriz me dava certa pena: afinal, por mais bonita que fosse a moça, nunca alcançava a musa”.
C) “E a distância – às vezes menor, às vezes maior – entre a estrela de cinema e a mulher do Facebook, surgem sentimentos contraditórios”.
D) “Estamos enviando aos outros e a nós mesmos a soma de nossos fardos e nossas aspirações.”

1. O texto trata de um fenômeno que vem se difundindo bastante nos últimos tempos, em todas as faixas etárias.
a) Qual é o fenômeno?
...........................................................................................................................
b) O narrador faz referência as “priscas eras do Orkut”. Qual é a avaliação apreciativa que se revela no emprego da palavra priscas para caracterizar o orkut?
......................................................................................................................................

2. Ao navegar nas redes sociais, o narrador entra no perfil de uma moça.
a) O que as fotos da moça retratam?
............................................................................................................
b) Que surpresa tem o narrador?
......................................................................................................................
c) O narrador diz ter tido um sentimento de “vergonha alheia”. Explique o sentido dessa expressão no contexto.
.......................................................................................................................................

3. Baseado nas observações que faz, o narrador chega a conclusão sobre os perfis apresentados nas redes sociais.
a) Qual é a conclusão? Explique-a.
........................................................................................................................................b) O que o narrador conclui quanto ao papel que têm as imagens, os pensamentos e os links de filmes?
..........................................................................................................................

4. Durante o desenvolvimento do texto, o narrador expõe a mudança de suas reflexões acerca do assunto.
a) de acordo como 5º e 6º parágrafo o confronto que ele vê entre o real e o ideal restringe-se as redes sociais? Justifique sua resposta com exemplos.
................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Na afirmação, “acabamos sendo um meio-termo entre o ator e o roteiro que tentamos escrever” Quem é o autor? O que é o roteiro?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................

5. No início do texto, o narrador achava que a moça que postava fotos de artistas no meio das suas queria “fugir de si mesma”. No ultimo parágrafo, entretanto, ele revê sua posição e diz até admirá-la.
a) Que argumento apresentado no texto justifica essa nova visão?
.............................................................................................................................
b) Do seu ponto de vista, A admiração do narrador é verdadeira ou irônica? Justifique sua resposta.
..................................................................................................................................................................................................................................................................

A LINGUAGEM DO TEXTO

1. O narrador vai, aos poucos, mudando seu ponto de vista sobre as pessoas que postam fotos de artistas entre as próprias fotos. Entre as seguintes expressões empregadas no texto, quais marcam essa mudança de visão?
·         Desde as priscas eras
·         Pensando bem
·         Aos poucos, contudo
·         Hoje, portanto
·         Então

2. No 1º parágrafo, o narrador refere-se a uma foto de um “carnaval já amarelado do século 20”. Qual é o sentido da palavra AMARELADO no contexto?
...................................................................................................................................................................................................................................

3. A palavra CONTRABANDEADA, empregada no trecho “ou outra atriz famosa, cuja imagem foi contrabandeada para aquele álbum” pertence a uma área semântica relacionada á ilegalidade, ao proibido. O que justifica o emprego dessa palavra pelo narrador, no contexto?
................................................................................................................................

4. Releia este trecho do texto
“ tentando pegar esse aglomerado de defeitos, qualidades ansiedade, desejos e frustrações e emoldura-lo de modo a valorizar o quadro- engraçado, profundo, hedonista?”
A que se referem os adjetivos engraçado, profundo, hedonista?
..................................................................................................................................................................................................................................................................













12 comentários: