O menino
Vou fazer um apelo. É o caso de um
menino desaparecido.
Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é
brasileiro, mas parece menos.
É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que
não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir.
Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade
demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda
não tiveram infância.
Parece ser menor carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na
Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança-problema. Anda
descalço por amor à bola.
Suas roupas são de segunda mão, seus livros são de segunda mão e tem a
desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes.
Do amor não correspondido pela professora, descobriu que viver dói.
Viveu cada verso de "Romeu e Julieta", sem nunca ter lido a
história.
Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o
mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo
Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga.
De seu, tinha uma árvore, um estilingue zero quilômetro e um pássaro
preto que cantava no dedo e dormia em seu quarto.
Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus
prantos eram goteiras no telhado de sua alma.
Trajava, na ocasião em que desapareceu, uns olhos pretos muito
assustados e eu não digo isso pra ser original: é que a primeira coisa que
chama a atenção no menino são os grandes olhos, desproporcionais ao tamanho do
rosto.
Mas usava calças curtas de caroá, suspensórios de elástico, camisa
branca e um estranho boné que, embora seguro pelas orelhas, teimava em tombar
pro nariz.
Foi visto pela última vez com uma pipa na mão, mas é de todo improvável
que a pipa o tenha empinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não
duvido nada.
Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.
Como vocês veem, é um menino comum,
desses que desaparecem às dezenas todos os dias.
Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque...
ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai
ser de mim.
(Chico Anysio. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/um-autorretrato-inedito-de-chico-anysio-4428439.
Acesso em: 27/6/2014.)
Glossário:
Caroá: tecido rústico.
Dom Quixote: personagem da obra do escritor
espanhol Miguel de Cervantes, caracterizada como sonhadora e delirante.
Febem: sigla de Fundação Estadual para o
Bem-Estar do Menor; hoje, Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo
ao Adolescente).
Nelson Rodrigues: escritor e dramaturgo
brasileiro.
Gilberto Braga: autor de telenovelas
brasileiro.
Romeu e Julieta: peça teatral de William Shakespeare
em que dois adolescentes são impedidos de viver o amor em razão da inimizade
entre suas famílias.
1. O texto é construído como se fosse
um anúncio de busca de pessoa desaparecida.
a) Em que trecho isso fica explícito?
.........................................................................................................................................
b) Em geral, o que caracteriza um texto desse
tipo?
....................................................................................................................................
2. No texto em estudo:
a) Quais são as características do menino?
.................................................................................................................................
b) Como se trajava? Faça um levantamento do que
o menino usava como vestuário.
...............................................................................................................................
c) O que fazia quando foi visto pela
última vez?
..........................................................................................................................
d) Deduza: Qual era a condição social do
menino?
.............................................................................................................................
3. O texto faz outras caracterizações
do menino, além das físicas.
a) Que elementos dizem respeito:
·
- ao mundo infantil do menino?
·
.......................................................................................................................
·
- ao romantismo precoce?
·
......................................................................................................................
·
- à concepção do mundo?
·
..........................................................................................................................................................................................................................................................
b) Referindo-se ao menino, o narrador diz:
"sonhador do jeito que ele é". Qual personagem citada no texto também
é um sonhador?
........................................................................................................................................
4.Observe essas referências feitas ao
menino; “é brasileiro”, “desses milhares de meninos”, “como a maioria”,
“que desaparecem as dezenas”, “ sua própria história alguém já
viveu antes”.
a) As palavras e expressões
destacadas nesses trechos singularizam a figura do menino desaparecido,
facilitando seu reconhecimento?
....................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Que efeito esse tipo de referência
ao menino produz no leitor?
.................................................................................................................................................................................................................................................................
5. O narrador também faz
referências ao menino utilizando expressões como estas: "subnutrido",
"nasceram pra pedir", "ainda não tiveram infância",
"sem resgate". Que visão da infância se depreende desses
trechos: feliz, bem-cuidada ou desprotegida e carente?
............................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Aos
poucos, vai ficando claro o tema do texto e sua verdadeira intencionalidade.
a) Qual é o tema do texto ?
........................................................................................................................................
b) Apesar de o texto abordar um grave
problema da realidade brasileira, ele não perde o humor. Explique como se
constrói o humor nestes trechos:
"pesa 30 quilos, mas parece
menos; é brasileiro, mas parece menos"
.......................................................................................................................................
"com idade demais pra sua
idade"
...................................................................................................................................
"é de todo improvável que a pipa
o tenha empinado"
..................................................................................................................................
7. No
último parágrafo há uma revelação importante para o desfecho do texto.
a) Qual é a revelação?
....................................................................................................................................
b) Nesse sentido, o menino procurado se perdeu
no espaço ou no tempo? Explique.
.............................................................................................................................................
8. O
narrador aponta todas as carências do menino que ele foi, mas, no final do
texto, diz: "ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu
não sei o que vai ser de mim".
a) Interprete: Por que o narrador deseja
encontrar o menino que ele foi?
...........................................................................................................................................
b) O desaparecimento do menino deve ser
visto como um fato concreto ou ele pode representar um desaparecimento no
sentido figurado? Explique.
.....................................................................................................................................................
9. O texto
"O menino" contém humor e lirismo. Contudo, além de provocar o riso e
a emoção, ele também cumpre outra finalidade. Qual é ela?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Gabarito:
1.
a) “Vou fazer
um apelo. É o caso de um menino desaparecido.”
b) A
identificação da pessoa desaparecida, seguida da descrição dela, incluindo-se:
vestuário e traços físicos e psicológicos.
2.
a) Tem 11
anos, 30 quilos, é brasileiro, olhos pretos de tamanho desproporcional ao
tamanho do rosto.
b) Estava descalço,
usava roupas de segunda mão, calças curtas de caróa, suspensórios de elástico,
camisa branca, boné.
c) Tinha uma pipa na
mão.
d) Era um menino
pobre.
3.
a)
- árvore,
estilingue, pássaro preto, pipa, bola.
- o amor
pela professora não correspondido.
- a ideia
de que o mundo pode ser um lugar de sofrimento ou um lugar de prazeres (inferno
ou badalação).
b) Dom quixote.
4. a) não elas
correspondem a informações genéricas que situam o menino em um grupo amplo,
coletivo.
b) Produz um
estranhamento inicial, seguido pelo reconhecimento de que a situação de um
garoto (estar perdido sem família ou sem orientação) diz respeito a parte
significativa da infância do país
5. Trata-se de uma
visão de infância marcada pela carência, “desaparecida” tanto no espaço quanto
na visão das autoridades e das famílias, responsáveis pelo bem-estar das
crianças.
6.
a) O tema do
texto é a pouca atenção que se dá á infância no Brasil, pois há no país grande
número de crianças pobres, desnutridas, se escola e sem receber os cuidados
necessários.
b)
- (Primeiro trecho) O paralelismo
de termos quantificáveis (anos, quilos) é quebrado por um termo não
quantificável: brasileiro.
- (Segundo
trecho) Não é possível alguém ter uma idade diferente da que tem na
realidade.
- (Terceiro trecho) Inversão
de expectativa: a ideia de a pipa empinar o menino, e não o inverso.
7.
a) A de que o menino
procurado é o menino que o narrador do texto foi um dia e que ele perdeu.
b) O menino se perdeu
no tempo, mas ficou no passado do narrador.
8.
a) Sugerimos
abrir uma discussão com a classe. Entre outras possibilidades, parece que a
infância sofrida foi a base de tudo oque o narrador se tornou. Reencontrar-se
com o passado é uma forma de reafirmar seus próprios caminhos e confirmar sua
identidade.
b) Ele pode
representar um desaparecimento no sentido figurado, pois o menino pode ter
desaparecido dentro do adulto que o narrador se tornou.
9. A finalidade de
fazer uma crítica ao descaso com que as crianças são tratadas por certas
famílias e pelas autoridades.
muito obrigado
ResponderExcluirpor nada
ExcluirMuito bom mesmo.😍🤣❣️❣️
ExcluirVlww
ExcluirObrigado muito legal mesmo obrigado
ResponderExcluirobgdaaaaaaaaaaaa
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirBom mesmo
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirMuito obrigada pela ajuda 👏😁
ResponderExcluirObg pela ajuda deus te abençoe
ResponderExcluirObgd
ResponderExcluirObgd
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirObrigada muito muito mesmo continue fazendo isso e ajudando pessoas pq a internet não foi só feita pra ficar vem besteira mas também aprender nela
ResponderExcluirverdade
ExcluirObgd muito obgd continue assim ❤❤🤗💥
ResponderExcluirMuito obg
ResponderExcluirObrigada pela ajuda ❤️
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito
ResponderExcluirBoa noite! Muitíssimo obrigado,me ajudou muito.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada. Valeu muito.
ResponderExcluirObrigado Mim Ajudou Muito, Eu Não Tava Conseguindo Responder Mais Uma Vez Obrigada Isso Tá Valendo Ponto Na Minha Prova De Português Valeu Aí Ta❤
ResponderExcluirObrigado! Tirei 10 com essas respostas
ResponderExcluirMuito obg
ResponderExcluirObgdaaaaaa❤😁
ResponderExcluirParabéns,foi muito útil.
ResponderExcluirAchei as resposta kk
ResponderExcluirComo ele se trajava??
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluir😍
ResponderExcluirObrigadaaahhhhh ❤😙
ResponderExcluirMuito obrigada...me ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigada mesmo
ResponderExcluirMuito obrigada mesmo
ResponderExcluirminha dúvida é se o texto é realmente um anúncio
ResponderExcluirO texto é um autorretrato.
ResponderExcluirTeria algum gabarito das respostas do livro interpretação de texto 8ano cereja/cleto (desenvolvendo a competência leitora)
ResponderExcluir