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domingo, 26 de fevereiro de 2017

HÁ INCERTEZA NA MUDANÇA CEREJA INTERPRETAÇÃO 9º ANO

Há incerteza na mudança

     O filósofo Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável, mas o progresso é uma questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A certeza se refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida nos
atinge quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
     Vivemos num universo dinâmico e as mudanças climáticas, junto aos ciclos dos movimentos aparentes dos astros, criando dias e noites, talvez sejam as provas mais evidentes disso. É interessante perceber como este dinamismo permeia a vida do homem, não só individualmente, mas também socialmente. Impérios são criados, conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo lugar a outros. As formas de vida também sofrem alterações através do tempo (teoria da evolução das espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos à erosão e à ação oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras substâncias.
     Correto está o filósofo, ao afirmar que “a mudança é indubitável”. Porém a questão do progresso, ou seja, uma mudança positiva deve ser analisada com mais cuidado. A partir da definição de progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar ”positiva sob qual ponto de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina: males de origem” associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais justa. Por outro lado, a revolução industrial, período de significativo progresso tecnológico, condenou mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca de salários miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança positiva apenas para o capitalista.
     Passando da sociologia para a ecologia, podemos perceber pelo texto “Bad evolution” de Alamma Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser alterado em função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na temperatura média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”, aumentando a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o aumento de temperatura média do planeta deve ser considerado uma mudança positiva ou negativa?
        Deve ficar claro que, muitas vezes, o ser humano não tem condições de avaliar o impacto causado por suas atividades. Sabemos que a instalação de uma usina termoelétrica provoca o aumento da acidez nas chuvas da região onde se encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente devido a todas as outras atividades humanas? A aplicação de um determinado projeto social pode melhorar a vida de algumas pessoas em detrimento de outras. Como avaliar se isso é benéfico ou maléfico?
       As palavras de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez nunca percam a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre, sem nunca saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar mudando, sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu extermínio. Talvez Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas parte da natureza humana

1- O texto dissertativo escolar geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentado a ideia principal ou tese, o desenvolvimento , que fundamenta ou desenvolve a ideia principal ,e a conclusão.

a) Identifique os parágrafos que constituem essas partes.
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b) Qual é a principal, ou tese ,defendida pelo autor na introdução?
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2- O desenvolvimento é construído em 4 parágrafos.

a) Que aspecto da tese é desenvolvido no primeiro desses quatro parágrafos?
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b) Que aspecto é abordado nos outros três parágrafos?
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3- Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser diferentes tipos: exemplos comparações , dados históricos , dados estatísticos , pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais , depoimentos -- enfim , tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. Quais desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um dos parágrafos do desenvolvimento?
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4- Observe a conclusão do texto. trata-se de uma conclusão de tipos síntese ou do tipo proposta?
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5) Observe o título do texto. Você considera adequado ao texto por quê?
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6) Observe a linguagem do texto:
a) Que variedade linguística foi empregada?
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b) Que pessoa gramatical dos verbos e pronomes predomina?
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c) A linguagem tende a possibilidade ou a impessoalidade? Tende objetividade ou a subjetividade?
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