Há
incerteza na mudança
O
filósofo Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável, mas o
progresso é uma questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A
certeza se refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida
nos
atinge
quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
Vivemos num universo dinâmico e as mudanças climáticas,
junto aos ciclos dos movimentos aparentes dos astros, criando dias e noites,
talvez sejam as provas mais evidentes disso. É interessante perceber como este
dinamismo permeia a vida do homem, não só individualmente, mas também socialmente.
Impérios são criados, conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo
lugar a outros. As formas de vida também sofrem alterações através do tempo
(teoria da evolução das espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos
à erosão e à ação oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras
substâncias.
Correto
está o filósofo, ao afirmar que “a mudança é indubitável”. Porém a questão do
progresso, ou seja, uma mudança positiva deve ser analisada com mais cuidado. A
partir da definição de progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar
”positiva sob qual ponto de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina:
males de origem” associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais
justa. Por outro lado, a revolução industrial, período de significativo progresso
tecnológico, condenou mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca
de salários miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança
positiva apenas para o capitalista.
Passando
da sociologia para a ecologia, podemos perceber pelo texto “Bad evolution” de Alamma
Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser alterado em
função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na temperatura
média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”, aumentando
a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o aumento de temperatura
média do planeta deve ser considerado uma mudança positiva ou negativa?
Deve ficar claro que, muitas vezes, o ser
humano não tem condições de avaliar o impacto causado por suas atividades. Sabemos
que a instalação de uma usina termoelétrica provoca o aumento da acidez nas
chuvas da região onde se encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente
devido a todas as outras atividades humanas? A aplicação de um determinado
projeto social pode melhorar a vida de algumas pessoas em detrimento de outras.
Como avaliar se isso é benéfico ou maléfico?
As
palavras de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez
nunca percam a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre,
sem nunca saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar
mudando, sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu
extermínio. Talvez Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas
parte da natureza humana
1- O texto
dissertativo escolar geralmente apresenta uma estrutura organizada em três
partes: a introdução, na qual é apresentado a ideia principal ou tese, o
desenvolvimento , que fundamenta ou desenvolve a ideia principal ,e a
conclusão.
a) Identifique
os parágrafos que constituem essas partes.
...................................................................................................................................
b) Qual é a
principal, ou tese ,defendida pelo autor na introdução?
........................................................................................................................................
2- O desenvolvimento
é construído em 4 parágrafos.
a) Que
aspecto da tese é desenvolvido no primeiro desses quatro parágrafos?
.............................................................................................................................
b) Que
aspecto é abordado nos outros três parágrafos?
................................................................................................................................
3- Os
argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser diferentes tipos:
exemplos comparações , dados históricos , dados estatísticos , pesquisas, causas
socioeconômicas ou culturais , depoimentos -- enfim , tudo o que possa
demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. Quais
desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um dos parágrafos do
desenvolvimento?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
4- Observe a
conclusão do texto. trata-se de uma conclusão de tipos síntese ou do tipo
proposta?
.......................................................................................................................................
5) Observe o
título do texto. Você considera adequado ao texto por quê?
........................................................................................................................................
6) Observe a
linguagem do texto:
a) Que
variedade linguística foi empregada?
........................................................................................................................................
b) Que pessoa
gramatical dos verbos e pronomes predomina?
........................................................................................................................................
c) A
linguagem tende a possibilidade ou a impessoalidade? Tende objetividade ou a
subjetividade?
............................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário