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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A CIDADANIA BRASILEIRA É INACESSÍVEL CEREJA INTERPRETAÇÃO 9º ANO

A cidadania brasileira é inacessível

          A cidadania no Brasil está se tornando cada vez mais difícil, a conveniência rege a moral do brasileiro para que ele só exerça sua cidadania em momentos oportunos. Assim, ele fica propenso a desrespeitar leis e regras e, consequentemente, tornar-se amoral.
          O brasileiro ainda não percebe que o processo de conscientização social para a prática da verdadeira cidadania é individual e não apenas conjunta. É claro que a ação da massa é importante e, geralmente, mais significativa, porém , com uma forte motivação pessoal, o resultado torna-se melhor. E, como cidadão, o brasileiro cresce.
         No entanto, o povo segue um exemplo de cidadão que, a seu ver, lhe é superior. Mas, se somos governados por pessoas corruptas, que outro exemplo nos é propício a seguir ? Não temos escolhas. Temos acesso apenas à corrupção dos administradores do nosso país, que não deixam espaço para a honestidade no governo. Ao povo só resta segui-los, pois é constantemente desmotivado a ser política e socialmente correto.
       Não obstante isso, as punições aos infratores não são devidamente aplicadas, seja por um papel jogado no chão, seja por um homicídio. A lei é proposta de acordo com o poder aquisitivo do seu transgressor, inversamente, eu diria. Visto isso, o brasileiro não encontra meios que o impeçam de continuar a desrespeitar as regras do país, embora o faça.
      A cidadania no Brasil é, pois, inacessível, já que não encontramos como frear a demasiada corrupção do governo, a “ proteção” aos infratores e a visão debilitada de grupos e individualismo do brasileiro que, agindo assim, nunca será um verdadeiro cidadão. 
                                                          
  (Débora Cristófaro David – 1ª série do ensino médio)

1.       Observe no 3º parágrafo do texto o emprego dos articuladores no nível da frase.
a) A que termo anterior se refere  a palavra lhe ?
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b) No 2º período, é feita referência a “ outro exemplo”. Por que se emprega a palavra outro?
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c) A que termo anteriormente expresso se refere o pronome los ?
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d) Identifique dois exemplos de conjunções que estabelecem  articulação entre frases.
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2. Observe que o 3 º parágrafo é introduzido pela conjunção no entanto, que, no contexto, tem o papel de articulador no nível do texto. Essa conjunção é adversativa e seu papel é estabelecer uma relação de oposição. Entre quais ideias é estabelecida essa oposição?
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3.   O 4 º e 5º parágrafos do texto também apresentam articuladores lógicos no nível do texto. Quais são eles ?
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4. No 5 º parágrafo, a conjunção pois introduz  a ideia de conclusão.
a) Que outras palavras teriam o mesmo sentido no contexto?
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b) A ideia de conclusão se dá apenas no interior do parágrafo em que é empregada ou no nível do texto? Justifique.
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