Cursos técnicos são uma ótima
forma de começar a investir na carreira.
Nível técnico é voltado para o mercado
de trabalho e foca em uma
área de atuação específica, enquanto
uma faculdade fornece uma visão mais geral sobre todas as áreas que o curso
contempla.
Apesar
de o Brasil ter uma cultura educacional na qual o ideal é se formar no ensino
médio e logo prestar vestibular para uma graduação de ensino superior, nem
sempre essa é a melhor opção. O mercado de trabalho precisa muito de
profissionais de nível técnico e não há tanta mão-de-obra qualificada para
assumir os cargos.
http://www.correiobraziliense.com.br/
1. (D15)As conjunções em negrito no texto acima indicam
respectivamente:
(A) oposição/adição;
(B) alternância/ tempo;
(C) adição/tempo;
(D) adição/oposição.
(B) alternância/ tempo;
(C) adição/tempo;
(D) adição/oposição.
___________________________________________
“Há uma geração sem
palavras”
A malhação física encanta a
juventude com seus resultados estéticos e exteriores. O que pode ser bom. Mas
seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco mais com os “músculos
cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José Paulo Paes, “produzem
satisfações infinitamente superiores”. http://www.educadores.diaadia.
2. (D7) No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que:
(A) A malhação física traz ótimos
benefícios aos jovens;
(B) Os jovens devem se preocupar mais
com o desenvolvimento intelectual;
(C) O poeta José Paulo Paes pertence
a uma geração sem palavras;
(D) Malhar é uma atividade
superior às atividades cerebrais.
Depois eu
faço
Estudar ou ficar no facebook? Dar
uma arrumada no quarto ou dormir mais 15 minutos?
Talvez você não perceba, mas todo dia, a
toda hora temos que decidir o que fazer. Se na hora de decidir você costuma
escolher a opção de deixar para depois, está entre 95% das pessoas adeptas da
procrastinação.
A palavra vem do latim procrastinare, que é a união do prefixo pro
(encaminhar) e castinus (amanhã). Ou
seja: enrolar. O Oxford Dictionary
registra que ela teria sido publicada em inglês pela primeira vez por volta de
1548. O Brasil mal havia nascido e o termo já estava disseminado pelo mundo.
Mas a procrastinação nunca foi tão
presente na vida das pessoas quanto depois da invenção do computador – essa
máquina de trabalho que funciona como janela para o mundo e o ambiente social.
Os computadores de boa parte das empresas são controlados por aplicativos que
bloqueiam o acesso a determinados sites e ferramentas online. Em alguns ambientes de trabalho até mesmo
e-mails pessoais são proibidos, e há sistemas de controle de acesso para saber
quando e como você usa a internet.
(Super interessante.ed.368novembro2016)
3. (D6) tema do
texto acima é:
(A) proibição do uso de computador nas empresas;
(B) a procrastinação: enrolar;
(C) a origem latina da palavra procrastinar;
(D) a publicação da palavra em 1548.
(B) a procrastinação: enrolar;
(C) a origem latina da palavra procrastinar;
(D) a publicação da palavra em 1548.
___________________________________________
4.(15) No fragmento “há sistemas
de controle de acesso para saber quando
e como você usa a internet.” A palavra em negrito indica:
(A) condição;
(B) consequência;
(C) concessão;
(D) tempo.
(B) consequência;
(C) concessão;
(D) tempo.
___________________________________________
Texto A: Como saber se as crianças aprenderam a ler?
Por que falar em alfabetização? Por uma
razão grave: as escolas pararam de alfabetizar as crianças e, com isso, as
crianças têm enorme dificuldade e levam um tempo enorme para se alfabetizar.
Isso prejudica seu rendimento escolar. Para os alunos das classes sociais mais
abastadas a idade para se alfabetizar é aos seis anos. Para os pobres o governo
diz que é aos 8: isso não é correto!
João Batista Oliveira.Veja,16/nov/2016
Texto B: Alfabetização desde cedo
Muitos pais se preocupam em saber se
existe uma idade ideal para a alfabetização e como isso influencia o rendimento
dos filhos na escola. Pedagogos e especialistas da área divergem quanto ao
tempo certo para iniciar o processo. Alguns dizem que a idade ideal é por volta
dos 7 anos, pois crianças menores ainda não têm maturidade.
Outros, por sua vez, acreditam que
começar a alfabetizar antes disso pode ser benéfico, contanto que se empregue
um método eficaz.
http://portal.tododia.uol.com./2016
Carlos Nadalim.
5. (D6) Com relação ao tema
idade para aprender a ler:
(A) O texto A e o texto B têm a mesma opinião;
(B) O texto A e o texto B têm opiniões diferentes;
(C) João Batista Oliveira diz que é aos 8 anos;
(D) Carlos Nadalin diz que é aos 7 anos.
(B) O texto A e o texto B têm opiniões diferentes;
(C) João Batista Oliveira diz que é aos 8 anos;
(D) Carlos Nadalin diz que é aos 7 anos.
__________________________________________
Como se livrar de músicas ‘grudentas’, segundo a ciência
Cientistas desvendaram o mistério das
músicas que grudam em nossa mente. O estudo, publicado na última quinta-feira
na revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, afirma
que características musicais como repetições de refrãos curtos e monossilábicos
fazem com que o cérebro guarde com mais facilidade algumas canções. A boa
notícia é que o novo estudo, o maior e mais completo a decifrar o funcionamento
das “músicas chiclete”, também pode ensinar a se livrar delas. A primeira
atitude é escutar a música inteira, prestando atenção a toda a melodia – e não
apenas no refrão “grudento”. Assim, o cérebro se distrai do trecho repetitivo e
capta outras sutilezas musicais.
Se isso não ajudar, o passo
seguinte é procurar uma música de estilo completamente diferente (e sem o ritmo
da “música chiclete”) e escutá-la inteira. A proposta é fazer o cérebro fugir
do padrão ao que o cérebro se acostumou.
http://veja.abril.com.br/ciencia/
6.(D11) De acordo com o texto a
causa de as músicas “grudarem” é:
(A) ouvi-las várias vezes;
(B) ouvir sempre o mesmo estilo;
(C) repetições de refrãos curtos e monossilábicos;
(D) escutar a música inteira.
(B) ouvir sempre o mesmo estilo;
(C) repetições de refrãos curtos e monossilábicos;
(D) escutar a música inteira.
___________________________________________
7.(D2) “Se isso não ajudar” O termo grifado se refere a:
(A) escutar a música inteira;
(B) procurar uma música de estilo diferente;
(C) revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts;
(D) O estudo, publicado na última quinta-feira na revista.
(B) procurar uma música de estilo diferente;
(C) revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts;
(D) O estudo, publicado na última quinta-feira na revista.
Só 30% do
envelhecimento é genético; 70% são hábitos de vida
O corpo se desgasta por dois motivos,
um deles é genético. O outro são os fatores externos como estresse, álcool,
tabaco e sol. O envelhecimento é caracterizado por um declínio do organismo,
que pode ocasionar redução de força, perda de mobilidade articular e
sensoriais, que prejudicam a capacidade coordenativa. O envelhecimento começa
por volta dos 28 anos. Estas situações aliadas ao sedentarismo, geralmente
diminuem a mobilidade geral com alteração no equilíbrio do corpo. O processo de
envelhecimento está associado a modificações no padrão da marcha do corpo e o
equilíbrio e a diminuição dela tem relação com a diminuição da expectativa de
vida.
8.(D11) O envelhecimento é uma
CONSEQUÊCIA dos seguintes fatores, EXCETO:
(A) estresse, álcool, tabaco e sol;
(B) hábitos de vida;
(C) limitação biológica;
(D) praticar exercício depois dos 28 anos.
(B) hábitos de vida;
(C) limitação biológica;
(D) praticar exercício depois dos 28 anos.
___________________________________________
A ação da leitura em nossa vida
O exercício pleno da leitura no dia a
dia desencadeia uma série de benefícios para o homem. Dentre esses inúmeros
benefícios, é cabível ressaltar que se destaca a ampliação ou o aumento dos
conhecimentos científicos, políticos, sociais, culturais ou econômicos, que são
responsáveis pelo desenvolvimento da humanidade. Portanto, adquiri-los através
do hábito da leitura e fazer o uso destes, é de suma importância para uma
convivência democrática e cidadã no mundo atual.
Além disso, o prazer da leitura é
insubstituível, uma vez que, ao ler textos e conteúdos de gêneros
diversificados, você estará descobrindo e conhecendo novos mundos e
conhecimentos. Aprendendo de certa forma a valorizar os costumes e culturas de
outros povos, ou seja, de outras civilizações que habitaram o nosso planeta há
milhares de anos atrás. E isso é simplesmente fantástico e maravilhoso.
Também vale frisar que a sociedade
moderna e o mercado de trabalho, exigem cada vez mais a presença de
profissionais capacitados e qualificados nas mais diversas áreas do
conhecimento humano. Profissionais que se dediquem ao seu trabalho, que se
preocupem em promover o desenvolvimento humanitário.
Por isso estar preparado para
enfrentar este mundo competitivo é dever de todos. E cabe, portanto, a cada um
de nós, exercermos o hábito da leitura, a qual, sem sombra de dúvidas é a base
para todo e qualquer sucesso.
9.(D8) “O exercício pleno da
leitura no dia a dia desencadeia uma série de benefícios para o homem.”
O fragmento grifado é a tese do
texto anterior. Qual alternativa NÃO
apresenta argumentos para defendê-la?
(A) aumento dos conhecimentos
científicos, políticos, sociais,..;
(B) você estará descobrindo e conhecendo novos mundos;
(C) a sociedade moderna e o mercado de trabalho, exigem cada vez mais a presença de profissionais capacitados;
(D) E cabe, portanto, a cada um de nós, exercermos o hábito da leitura.
(B) você estará descobrindo e conhecendo novos mundos;
(C) a sociedade moderna e o mercado de trabalho, exigem cada vez mais a presença de profissionais capacitados;
(D) E cabe, portanto, a cada um de nós, exercermos o hábito da leitura.
10. No fragmento “O
exercício pleno da leitura no dia a dia desencadeia uma série de benefícios
para o homem” há:
(A) apenas uma oração;
(B) duas orações;
(C) duas orações e uma frase;
(D) uma frase sem verbo.
(B) duas orações;
(C) duas orações e uma frase;
(D) uma frase sem verbo.
11. (D14)A
alternativa que apresenta opinião é:
(A) a ação da leitura em nossa vida;
(B) outras civilizações que habitaram o nosso planeta
(C) o prazer da leitura é insubstituível
(D) há milhares de anos atrás.
(B) outras civilizações que habitaram o nosso planeta
(C) o prazer da leitura é insubstituível
(D) há milhares de anos atrás.
12. (D15)“Portanto,
adquiri-los através do hábito da leitura e fazer o uso destes, é de suma
importância” A conjunção grifada indica relação de:
(A) concessão;
(B) conclusão;
(C) adição;
(D) consequência.
(B) conclusão;
(C) adição;
(D) consequência.
13.(D15) A alternativa que a conjunção foi classificada
corretamente é:
(A) A cidade ficou mais triste depois que ele
partiu. (Tempo)
(B) Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de
meios. (pergunta)
(C) Embora fosse tarde, fomos visitá-lo. (explicação)
(D) Estudou tanto durante a noite que dormiu.
(finalidade)
14.(D15) Indique as relações de
sentido das conjunções grifadas nas orações abaixo de acordo com as opções:
COMPARAÇÃO, PROPORÇÃO, TEMPO, FINALIDADE e CONDIÇÃO.
a) O baile já tinha começado quando ela chegou.
___________________________________
b) Ele é preguiçoso tal como o irmão.
___________________________________
c) O preço fica mais caro à medida que os produtos
escasseiam.
_____________________________
d) Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
___________________________________
e) Toque o sinal para que todos entrem no salão.
___________________________________
PRODUÇÃO TEXTUAL:
Em 2017 estaremos todos juntos? Será que me esforcei o bastante? O que ainda
posso fazer? O que poderei melhorar no
próximo ano? A partir desses questionamentos e outros que achar apropriado
redija um texto entre 15 a 25 linhas fazendo uma autoavaliação de sua dedicação
aos estudos este ano e sua projeção para o próximo.
Título:................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário