A palavra
Tanto que tenho falado, tanto que
tenho escrito - como não imaginar que, sem querer, feri alguém? Às vezes sinto,
numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade absurda, ou uma reticência
de mágoas. Imprudente ofício é este, de viver em voz alta.
Às vezes, também a gente tem o
consolo de saber que alguma coisa que se disse, por acaso, ajudou alguém a se
reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a
sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa.
Agora sei que, outro dia, eu
disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra foi; deve ter
sido uma frase espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque
senti no momento e depois esqueci.
Alguma coisa que eu disse distraído –
talvez palavras de um poeta antigo – foi despertar melodias esquecidas dentro
da alma de alguém. Foi como se a gente soubesse que de repente, num reino muito
distante, uma princesa muito triste tivesse sorrido. E isso fizesse bem ao
coração do povo; iluminasse um pouco as suas pobres choupanas e as suas remotas
esperanças.
(Rubem Braga)
1. Circule no texto A PALAVRA
quatro advérbios escreva nas linhas abaixo e os classifique em TEMPO, LUGAR,
MODO, DÚVIDA, INTENSIDADE, NEGAÇÃO OU AFIRMAÇÃO
....................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................
“Massa de Panqueca “
Modo de Preparo:
Bata
todos os ingredientes no liquidificador. A seguir, aqueça uma frigideira untada
com um fio de óleo em fogo baixo. Coloque um pouco da massa na frigideira não
muito quente e esparrame de modo a cobrir todo o fundo e ficar só uma camada
fina de massa. Deixe igualar os dois lados, até que fiquem levemente douradas. Retire
com a espátula, e sirva com o recheio de sua preferência.
Sugestão de recheio:
Carne moída, queijo e geleia.”
2. Circule no texto MASSA DE
PANQUECA quatro verbos no modo imperativo e os escreva nas linhas abaixo.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
COMBATE À DENGUE
3. O texto COMBATE A DENGUE é
uma:
(A) narração
(B) descrição
(C) injunção
(D) dissertação
A águia e a seta
Uma águia pousada num penhasco olhava
com muita atenção para todos os lados procurando uma presa. Um caçador,
escondido numa fenda da montanha e em busca de caça, viu a águia lá em cima e
lançou uma seta. A haste da seta penetrou no peito da águia e atravessou seu
coração. Pouco antes de morrer, a águia fixou os olhos na seta:
- Ah, sorte ingrata! – exclamou. – Morrer
desse jeito... Mas o mais triste é ver que a seta que me mata tem penas de
águia!
Moral: As adversidades para as quais nós
mesmos contribuímos são duplamente amargas.
4. São ELEMENTOS DA NARRATIVA
tempo, espaço, personagem e narrador. Retire do texto A ÁGUIA E A SETA:
Espaço:.......................................................
Personagens:...............................................
....................................................................
O Toco de Lápis
Lá, num fundo de gaveta, dois
lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta
muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta
era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha,
olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo!
Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu
o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei
que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta
de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a
gozação:
– Como você está feio e acabado!
Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo,
novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo...
Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco,
toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre,
triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito
vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida.
Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica,
aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa,
mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em
folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis
preto, ficou vermelho de vergonha...
( Pedro Bandeira)
1.
“Sua ponta era rombuda, dela só restava um
toco”
Esta frase quer dizer que o lápis
era:
a) ( ) fino
b) ( ) pequeno
c) ( ) grande
2. Os dois lápis estavam:
a) ( ) no estojo
b) ( ) na gaveta
c) ( ) na mochila
3. De acordo com o texto, o
grandão novinho em folha, se refere ao:
a) ( ) lápis sem ponta
b) ( )lápis pequeno
c) ( ) lápis novo
4. Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas
vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer
dizer que:
a) ( ) brigar com o apontador
b) ( ) quebrar o apontador
c) ( ) ser apontado várias vezes
5.
Leia a frase:
“O lápis novo continuou a
gozação.”
A palavra em destaque pode ser
substituída por;
a) ( ) elogio
b) ( ) zombaria
c) ( )diálogo
6. Leia o trecho onde o lápis
grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e
acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou
lindo, novinho em folha!”
O lápis novo, revela uma atitude:
a) ( ) simpática
b) ( ) delicada
b) ( )arrogante
7. Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque
muito vivi.”
O personagem do texto retratado
nesta frase é:
a) ( ) O lápis novo e bonito.
b) ( ) O
lápis de pouco uso.
c) ( ) O lápis velho e gasto de tanto escrever.
8. Leia o trecho: “Você ficou
louco toquinho de lápis?”
No texto, a frase acima indica:
a) ( ) perder a consciência.
b) ( ) ficar nervoso
c) ( ) ficar contente
9. O toquinho de lápis, revelou uma condição
de:
a) ( ) tristeza
b) ( ) insatisfação
c) ( ) alegria e experiência
10) Por que o lápis grandão,
novinho em folha ficou com vergonha?
a) ( ) Porque foi desmascarado
b) ( ) Porque era grandão demais
c) ( ) Porque percebeu que nada aprendeu.
11) O texto que você acabou de
ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define
essa mensagem?
a) ( ) O texto mostra que devemos
ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e
possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os
jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o
exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos
ter respeito
pelos mais novos, pois eles já
viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
12) Qual é o melhor sentido de
“lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que
nunca foi utilizado?
a) ( ) Lápis com a ponta fina.
b) ( ) Lápis que nunca foi
utilizado.
c) ( ) Lápis que já foi
utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário