PáginasDESCRITOR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PROVA 7º ANO 1ºB. ADVÉRBIO, ELEMENTOS DA NARRATIVA, TIPOLOGIA TEXTUAL, INT. O TOCO DE LÁPIS (FÁCIL)

A palavra
          Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito - como não imaginar que, sem querer, feri alguém? Às vezes sinto, numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade absurda, ou uma reticência de mágoas. Imprudente ofício é este, de viver em voz alta.
          Às vezes, também a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse, por acaso, ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa.
Agora sei que, outro dia, eu disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra foi; deve ter sido uma frase espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque senti no momento e depois esqueci.
          Alguma coisa que eu disse distraído – talvez palavras de um poeta antigo – foi despertar melodias esquecidas dentro da alma de alguém. Foi como se a gente soubesse que de repente, num reino muito distante, uma princesa muito triste tivesse sorrido. E isso fizesse bem ao coração do povo; iluminasse um pouco as suas pobres choupanas e as suas remotas esperanças.
(Rubem Braga)









1. Circule no texto A PALAVRA quatro advérbios escreva nas linhas abaixo e os classifique em TEMPO, LUGAR, MODO, DÚVIDA, INTENSIDADE, NEGAÇÃO OU AFIRMAÇÃO
....................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................



“Massa de Panqueca “

Modo de Preparo:

       Bata todos os ingredientes no liquidificador. A seguir, aqueça uma frigideira untada com um fio de óleo em fogo baixo. Coloque um pouco da massa na frigideira não muito quente e esparrame de modo a cobrir todo o fundo e ficar só uma camada fina de massa. Deixe igualar os dois lados, até que fiquem levemente douradas. Retire com a espátula, e sirva com o recheio de sua preferência.
      Sugestão de recheio:
       Carne moída, queijo e geleia.”

2. Circule no texto MASSA DE PANQUECA quatro verbos no modo imperativo e os escreva nas linhas abaixo.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
         

COMBATE À DENGUE















3. O texto COMBATE A DENGUE é uma:
(A) narração
(B) descrição
(C) injunção
(D) dissertação


A águia e a seta

          Uma águia pousada num penhasco olhava com muita atenção para todos os lados procurando uma presa. Um caçador, escondido numa fenda da montanha e em busca de caça, viu a águia lá em cima e lançou uma seta. A haste da seta penetrou no peito da águia e atravessou seu coração. Pouco antes de morrer, a águia fixou os olhos na seta:
      - Ah, sorte ingrata! – exclamou. – Morrer desse jeito... Mas o mais triste é ver que a seta que me mata tem penas de águia!
      Moral: As adversidades para as quais nós mesmos contribuímos são duplamente amargas.


4. São ELEMENTOS DA NARRATIVA tempo, espaço, personagem e narrador. Retire do texto A ÁGUIA E A SETA:
Espaço:.......................................................
Personagens:...............................................
....................................................................



O Toco de Lápis

Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

( Pedro Bandeira)


  1.
 “Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) ( )   fino
b) ( )  pequeno
c) ( )  grande

2.  Os dois lápis estavam:
       a) ( ) no estojo
       b) ( ) na gaveta
       c) ( ) na mochila

3. De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
      a) ( ) lápis sem ponta
      b) ( )lápis pequeno
      c) ( ) lápis novo

4. Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
        a) ( ) brigar com o apontador
        b) ( ) quebrar o apontador
        c) ( ) ser apontado várias vezes

       5.  Leia a frase:
“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída por;
         a) ( ) elogio
         b) ( ) zombaria
         c) ( )diálogo

6. Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”
 O lápis novo, revela uma atitude:
a)  ( ) simpática
b) ( ) delicada
b)  ( )arrogante


        7. Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase é:

a)  ( ) O lápis novo e bonito.
b)  ( )  O lápis de pouco uso.
c)  ( ) O lápis velho e gasto de tanto escrever.

8. Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho de lápis?”
 No texto, a frase acima indica:
a) ( )   perder a consciência.
b) ( )    ficar nervoso
c) ( )   ficar contente

 9. O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a)  ( ) tristeza
b)  ( ) insatisfação
c) ( ) alegria e experiência

10) Por que o lápis grandão, novinho em folha  ficou com vergonha?
a)  ( ) Porque foi desmascarado
b)  ( ) Porque era grandão demais
c)  ( ) Porque percebeu que nada aprendeu.

11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito
pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.

12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) ( ) Lápis com a ponta fina.
b) ( ) Lápis que nunca foi utilizado.

c) ( ) Lápis que já foi utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário