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domingo, 26 de fevereiro de 2017

SELFIES CEREJA INTERPRETAÇÃO 9º ANO pg.29

       SEFIES (Marcelo Coelho)

           Muita gente se irrita, e tem razão, com o uso indiscriminado dos celulares. Fossem só para falar, já seria ruim. Mas servem também para tirar fotografias, e com isso somos invadidos no Facebook com imagens de gatos subindo na cortina, focinhos de cachorro farejando a câmera, pratos de torresmo, brownie e feijoada.   
           Se depender do que vejo com meus filhos —dez e 12 anos—, o tempo dos “selfies” está de todo modo chegando ao fim. Eles já começam a achar ridícula a mania de tirar retratos de si mesmo em qualquer ocasião. Torna-se até um motivo de preconceito para com os colegas.
           “Fulaninha? Tira fotos na frente do espelho.” Hábito que pode ser compreensível, contudo. Imagino alguém dedicado a melhorar sua forma física, registrando seus progressos semanais. Ou apenas entregue, no início da adolescência, à descoberta de si mesmo.
            A bobeira se revela em outras situações: é o caso de quem tira um “selfie” tendo ao fundo a torre Eiffel, ou (pior) ao lado de, sei lá, Tony Ramos ou Cauã Reymond.
           Seria apenas o registro de algo importante que nos acontece —e tudo bem. O problema fica mais complicado se pensarmos no caso das fotos de comida. Em primeiro lugar, vejo em tudo isso uma espécie de degradação da experiência.
           Ou seja, é como se aquilo que vivemos de fato —uma estadia em Paris, o jantar num restaurante— não pudesse ser vivido e sentido como aquilo que é.
           Se me entrego a tirar fotos de mim mesmo na viagem, em vez de simplesmente viajar, posso estar fugindo das minhas próprias sensações. Desdobro o meu “self” (cabe bem a palavra) em duas entidades distintas: aquela pessoa que está em Paris, e aquela que tira a foto de quem está em Paris.
            Pode ser narcisismo, é claro. Mas o narcisismo não precisa viajar para lugar nenhum. A complicação não surge do sujeito, surge do objeto. O que me incomoda é a torre Eiffel; o que fazer com ela? O que fazer de minha relação com a torre Eiffel?
            Poderia unir-me à paisagem, sentir como respiro diante daquela triunfal elevação de ferro e nuvem, deixar que meu olhar atravesse o seu duro rendilhado que fosforesce ao sol, fazer-me diminuir entre as quatro vigas curvas daquela catedral sem clero e sem paredes.
            Perco tempo no centro imóvel desse mecanismo, que é como o ponteiro único de um relógio que tem seu mostrador na circunferência do horizonte. Grupos de turistas se fazem e desfazem, há ruídos e crianças.
           Pego, entretanto, o meu celular: tiro uma foto de mim mesmo na torre Eiffel. O mundo se fechou no visor do aparelho. Não por acaso eu brinco, fazendo uma careta idiota; dou de costas para o monumento, mas estou na verdade dando as costas para a vida.
           (......)
          Talvez as coisas não sejam tão desesperadoras. Imagine-se que daqui a cem anos, depois de uma guerra atômica e de uma catástrofe climática que destruam o mundo civilizado, um pesquisador recupere os “selfies” e as fotos de batata frita.
          “Como as pessoas eram felizes naquela época!” A alternativa seria dizer: “Como eram tontas!”. Dependerá, por certo, dos humores do pesquisador.



1. No texto, o autor, Marcelo Coelho, aborda o uso do telefone celular.
a) Ele vê esse uso de maneira positiva ou negativa? Por quê?
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b) Das múltiplas funções do celular, qual é a que mais o incomoda?
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c) O que ele pensa de fotos banais, como “gatos subindo na cortina, focinhos de cachorro farejando a câmera, pratos de torresmo, brownie e feijoada?
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2. De acordo com o texto, apesar do uso quase ilimitado do celular nos dias de hoje para tirar fotos, o sefie é uma unanimidade entre os adolescentes?  Por quê?
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3. O autor se posiciona claramente sobre os selfies.
a) Em que situação ele acha que haveria sentido alguém fotografar a si mesmo?
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b) Em que tipo de situação ele rejeita os selfies?
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4. Segundo o autor, a onda dos selfies provocou uma “espécie de degradação da experiência”. Explique o que ele quer dizer com isso.
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5. Para ilustrar seu ponto de vista, o autor cita uma viagem a Paris.
a) Em tese, o que uma pessoa procura quando vai a Paris?
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b) O que muda quando ela fotografa a si mesma em Paris?
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c) Por quê o autor vê narcisismo nesse tipo de atitude?
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6. O autor explica: “Desdobro o meu ‘self’ ( cabe bem a palavra) em duas entidades distintas: aquela pessoa que está em paris, e aquela que tira foto de quem está em paris”.
Dos itens a seguir, qual indica um procedimento que não seria próprio de uma “pessoa que está em paris”? responda no caderno.
·         “Poderia unir-me a paisagem”
·         “Poderia(...) sentir como respiro diante daquela triunfal elevação de ferro e nuvem”
·         “Não por acaso eu brinco, fazendo uma careta idiota”
·         “Perco tempo no centro imóvel desse mecanismo”
·         “Poderia(...) deixar que meu olhar atravesse o seu duro rendilhado que fosforesce ao sol”

7. Interprete: Em relação ao trecho” dou de costas para o monumento, mas estou na verdade dando as costas para a vida”, por que, para o autor, o selfie indiscriminado é uma forma de negação da vida?
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8. No final do texto, supondo a destruição do mundo civilizado e a recuperação dos selfies e as fotos de batata frita, o autor imagina que o pesquisador vai dizer “Como as pessoas eram felizes naquela época!” ou “ como eram tontas!”
a) O que você acha que o pesquisador diria?
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b) Se o jornalista Marcelo coelho fosse o pesquisador, o que ele diria?
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c) E você, o que diria?


32 comentários:

  1. Você pode me enviar as respostas, via email josi8530.silva@gmail.com
    Agradeço 😘

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  2. pode enviar pro mim tbm por favor no email dyrllafernanda@gmail.com,agradeço des de já

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  3. Você pode me enviar as respostas, via email jessicadias-martins@hotmail.com
    Agradeço 😘

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  4. Você pode me enviar as respostas, via email. nanatsu888@gmail.com. agradeço.

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  5. Envie pelo meu e-mail
    Waleskafernanda3765@gmail.com agradeço desde já ❤😽

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  6. manda as respostas da 6,7 e8 por email pfv eduardonegueba35@gmail.com

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  7. Me envia a resposta questão 5 letra C por favor
    Meu email:Gabrielclash1222@gmail.com

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  8. Manda as respostas por email,agradeço! Email:ketringabrielle2001@gmail.com

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  9. Tem como você mandar o gabarito das questões.

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  10. Pode me enviar as respostaa ainda hoje? Por favor? Manda no taehyunn178@gmail.com

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  11. Respostas
    1. Pode me enviar as respostas ainda hoje? Por favor?
      No Meu e-mail
      mikaellemartins0756@gmail.com

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  12. Pode me enviar as respostas ainda hoje? Por favor?
    No Meu e-mail...
    Natalianatty2004@gmail.com

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  13. Envia resposta no email Mr.caiquealves007@gmail.com

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  14. Vc pode me enviar as respostas via e-mail

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  15. Vc pode me inviável as repostas da interpretação do texto via imail

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  16. Me enviar a respostas hoje por favor

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  17. Olá, você pode me enviar as respostas o mais rápido possível? Agradeço muito.

    heynanda.fefe@gmail.com

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  18. Olá, preciso da resposta pode me enviar por favor mariaelvandra2018@gmail.com

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  19. Interprete:Em relação ao trecho usou de Costa para o monumento,mas estou na verdade dando as costas para vida,por que ,para o autor,selfie indescríminado é uma forma de negação de vida

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  20. Queria as resposta pode por favor me manda?

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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