Cordel adolescente, ó xente!
Sou mocinha nordestina,
Meu nome é Doralice,
Tenho treze anos de idade,
Conto e reconto o que disse,
Pois me chamo Doralice,
Sou quem vende meu cordel
Nas feiras lindas do longe
Onde a poesia se esconde
Nas sombras do meu chapéu!
Eu falo tudo rimado
No adoçado da palavra
Do Nordeste feiticeiro;
No meu jeito brasileiro,
Aqui vim dizer e digo
Que escrevo muito livro
Que penduro num cordel,
Todo fato acontecido
Eu coloco no papel!
Vim pra feira, noutro dia,
Armei a minha poesia
Num cordel de horizonte,
Quem passasse no defronte
Daquilo que eu vendia,
Parava e me escutava,
Pois sou mocinha falante,
Declamava o que escrevia!
Contei de uma garota
Que amava um cangaceiro,
Era um tal cabra da peste,
Um valentão do Nordeste
Que montava a ventania,
Trazia susto e coragem
Por cada canto que ia!
Virge Maria!
O nome da tal mocinha?
Não digo... é um segredo,
Escrevo o que não devo,
Invento, pois tenho medo
De contar que a tal menina
Era... toda fantasia!
(...)
1. O cordel, uma narrativa em versos, é um tipo de texto
elaborado para ser declamado ou cantado.
a) O texto que você leu se inicia com uma apresentação. Quem
se apresenta ao leitor/ouvinte? Qual o seu nome e o que faz?
b) Qual é a estratégia empregada pela cordelista para atrair
a atenção das pessoas para o seu cordel?
c) Qual é o tema do cordel?
2. Na 4ª estrofe, a narradora começa a contar a história da
garota que amava um cangaceiro.
a) Que aspectos do cangaceiro são ressaltados nessa estrofe?
b) Que expressão tipicamente nordestina é usada para
qualificar o cangaceiro?
c) Transcreva a expressão da linguagem oral empregada pela
narradora. Que significado ela adquire no contexto?
3. Ao referir-se à mocinha da história, na 5ª e 6ª estrofes,
a narradora não a identifica claramente. Por que ela utiliza esta estratégia?
4. A primeira vez que Bertulina viu o cangaceiro, algo
aconteceu.
a) Que imagem representa o despertar do amor em Bertulina?
b) Que verso expressa a emoção incontida desse momento?
c) Que efeito de sentido é decorrente dessa escolha?
5. O cangaceiro é caracterizado na 9ª estrofe.
a) Que versos mostram o seu jeito de ser?
b) O que esse trecho revela sobre as características do
cangaceiro?
6. A 11ª estrofe narra o momento em que explode a paixão de
Bertulina.
a) Que substantivos empregados nessa estrofe podem ser
associados às sensações vividas por Bertulina?
b) Que sentido os substantivos empregados nessa estrofe
atribuem ao momento narrado e consequentemente ao sentimento de Betulina?
7. Na 13ª estrofe, Bertulina, após o beijo, afirma estar
assustada.
a) Qual a preocupação dela em relação ao beijo?
b) Na fala de Bertulina, o que as reticências podem revelar?
8. Doralice e Bertulina são a mesma pessoa.
a) Que pistas, no texto, podem levá-lo a concluir isso?
b) Com que objetivo a narradora pode ter usado essa
estratégia na sua história.
Atividades
1. O nome cordel deve-se ao fato de, antigamente, na Espanha
e em Portugal, onde surgiram, esses folhetos serem pendurados em cordas ou
barbantes, como se fossem roupas em um varal. Sabendo disso, copie da 3ª
estrofe os dois versos que comprovem essa informação.
2. Os folhetos de cordel costumam ser vendidos em feiras e
mercados. Na 1ª estrofe, há dois versos que tratam desse assunto. Copie-os.
3. Em que região do país se passam as histórias de cordel
que Doralice conta? Explique como foi possível saber isso.
4. O que era a ventania do cangaceiro?
5. O que significa a expressão "ó xente!" que
aparece no título do texto?
6. Nos poemas de cordel há a presença de versos que rimam.
Que tal começar a rimar? Crie estrofes de dois versos usando os pares de
palavras abaixo.
a) AMIZADE - FELICIDADE
b) ALEGRIA - HARMONIA
c) SOL - GIRASSOL
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirMe ajudem
ResponderExcluirEm que região do país se passam as histórias de cordel que Doralice conta
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