PáginasDESCRITOR

domingo, 26 de fevereiro de 2017

PRONOME EXERCICIOS 2

1) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
_______________________________________________________________________________________

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.
_______________________________________________________________________________________
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
_______________________________________________________________________________________
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
_______________________________________________________________________________________
d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
_______________________________________________________________________________________
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.
_______________________________________________________________________________________

3) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.
c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

4) Faça como o exercício anterior:
comigo      contigo      consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.
5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) Você quer (..................................) lápis que está comigo?
b) Passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.
c) Estamos em novembro, (..................................) ano está passando rapidamente.
d) Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (..................................) que aqui está.
e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................) (Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava loucamente.

8) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    
a) Escrevi as cartas com capricho. ___________________________________________________________
b) Preciso deixar as roupas na costureira. _____________________________________________________
c) Leandro fez o trabalho sozinho. ___________________________________________________________
d) Levem as meninas ao colégio. ____________________________________________________________
e) Iremos conhecer os atores brevemente. _____________________________________________________

Um comentário: