Classe mista - Carlos Drummond de Andrade
"Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Porque sempre dois lados,
corredor no meio,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Porque sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso.
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso.
Carlos DrummonD De anDraDe. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
p. 581. Carlos Drummond de Andrade ©
Graña Drummond.
1. Que aspecto da educação retratado no poema é diferente
nos dias de hoje?
............................................................................................................................
2 Que palavra do texto revela que o eu lírico se
inclui no grupo de estudantes?
..............................................................................................................................
3 Os quatro primeiros versos apresentam duas frases
entre aspas. Por que esse sinal de pontuação foi empregado?
...............................................................................................................................
4 No oitavo verso, o eu lírico afirma sonhar com um
tremor de terra. Qual é o sentido da palavra sonho nesse contexto?
...............................................................................................................................
5 Por que o sonho de um terremoto é estranho?
............................................................................................................................
6 O que explica esse sonho do eu lírico?
...............................................................................................................................
7 Que informação sobre os terremotos é sugerida pela
palavra jamais no texto?
.........................................................................................................................
8 A repetição da palavra jamais tem o objetivo
de reforçar, suavizar ou alterar o sentido da palavra?
...........................................................................................................................
9 Que diferença existe entre um terremoto normal e esse mencionado no poema de Drummond?
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. — 1.
ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário