TEXTO DE OPINIÃO
ESTAMOS MAIS INTELIGENTES RIO18
Estamos mais inteligentes
António Damásio
O neurocientista português afirma que o cérebro se adapta
bem ao ritmo veloz das novas tecnologias digitais
É inegável que
os novos meios de comunicação facilitam a vida, ao acelerar os contatos e a
colaboração entre pessoas de regiões e continentes distantes. No entanto, isso
não se dá sem consequências para o cérebro. A internet, as mensagens
instantâneas e o correio eletrônico obedecem a um tempo virtual, um tempo
acelerado, descolado e diferente do tempo do mundo real. Ele se desenrola de
forma muito mais lenta. É o tempo ao qual o cérebro se adaptou para desenvolver
suas funções cognitivas ao longo da evolução da nossa espécie.
Não é apenas a
velocidade dos novos meios digitais que estimula e impacta o cérebro. A multiplicidade
de tarefas que realizamos ao mesmo tempo graças aos meios digitais também cobra
um preço das funções cognitivas. Para conseguir processar, analisar e responder
de forma adequada à enorme quantidade de informações recebidas, o cérebro
precisa se adaptar ao tempo acelerado do mundo virtual. E o cérebro consegue
fazer isso, pois ele é muito maleável e adaptável às novas condições.
Essa adaptação
do cérebro a um acelerado mundo multitarefa é tão fácil e mais rápida quanto
mais jovens somos. Não por acaso, as crianças e adolescentes que nasceram e
cresceram fazendo uso das novas tecnologias têm mais facilidade para processar
e fazer uso do volume crescente de informações da nossa civilização
tecnológica.[...]
A capacidade do
cérebro das crianças e adolescentes para se adaptar a um mundo com múltiplas
tarefas também tem um custo: a dificuldade de concentração. É comum ver
adolescentes que conseguem realizar três, quatro, cinco tarefas ao mesmo tempo,
como responder e-mail, enviar mensagens de texto e falar ao celular, mas
apresentam dificuldade de concentração quando executam uma única tarefa, que
exige maior grau de atenção, compreensão e reflexão, como ler um livro e
interpretar um texto.
Há estudiosos
que se apressam em enxergar nessa dificuldade de concentração uma primeira
evidência dos malefícios cognitivos da era da informação. Enxergam aí a raiz
para o que consideram o efeito emburrecedor da internet sobre os adolescentes.
É uma conclusão muito apressada. [...] Ainda é muito cedo para sabermos quais
serão as alterações cerebrais e cognitivas que o atual dilúvio de informações
acarretará no cérebro humano.
[...] O ser
humano nunca foi mais inteligente e criativo do que hoje. [...] Desde a
evolução de nossa espécie, o cérebro vem sendo cada vez mais exigido e moldado
para responder às mudanças ambientais e sociais.
O ser humano da
nossa civilização tecnológica é estimulado a desenvolver e usar funções
cerebrais mais complexas e sofisticadas que as exigidas no passado [...]. Até o
momento, graças à incrível capacidade de adaptação do nosso cérebro, o Homo
sapiens tem conseguido responder às pressões do meio, sejam elas
provenientes do mundo real ou do mundo virtual. Estamos ficando cada vez mais
inteligentes – não o contrário. Nada indica que esse processo atingiu o seu
limite. Não sabemos qual será esse limite nem se ele existe.
Adaptado de Revista Época. 31 de outubro de 2011.
1 - No trecho “Ele se desenrola de forma muito mais
lenta”, do primeiro parágrafo, a que se refere a palavra em destaque?
____________________________________________________________________________________________________________________________
2 - De acordo com o primeiro parágrafo, que diferença há
entre o tempo do mundo real e o do mundo virtual?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3- Além da velocidade dos meios digitais, que outro aspecto
das novas tecnologias estimula o cérebro?
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4- Que características tem o cérebro que permitem que ele
acompanhe o tempo do mundo virtual?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5- Transcreva do terceiro parágrafo o trecho que contém uma
ideia de proporcionalidade, destacando os termos que indicam essa relação: ______________________________________________________________________________________________________________________________
6-Que facilidade e que dificuldade as crianças e
adolescentes apresentam em relação ao uso das novas tecnologias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- No trecho “Enxergam aí a raiz para o que
consideram o efeito emburrecedor da internet sobre os adolescentes.”, a que se
refere o termo em destaque?
______________________________________________________________________________________________________________________________
8- No quinto parágrafo, qual a opinião do autor sobre a
conclusão a que chegaram os estudiosos sobre a dificuldade de concentração dos
adolescentes?
______________________________________________________________________________________________________________________________
9- Ainda no quinto parágrafo, que termo é uma hipérbole, ou
seja, uma figura de linguagem que expressa exagero?
______________________________________________________________________________________________________________________________
10- Transcreva do sexto parágrafo o trecho que contém uma
ideia de comparação, destacando os termos que indicam essa relação:
______________________________________________________________________________________________________________________________
11- No trecho do último parágrafo “[...]. Até o momento,
graças à incrível capacidade de adaptação do nosso cérebro, o Homo sapiens tem
conseguido responder às pressões do meio, sejam elas provenientes do mundo real
ou do mundo virtual.”,
a)que termo expressa uma circunstância temporal?
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) o que tem feito o Homo sapiens conseguir responder às
pressões do meio real ou do virtual?
______________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário