PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de junho de 2020

TEXTO DE OPINIÃO ESTAMOS MAIS INTELIGENTES RIO18


TEXTO DE OPINIÃO ESTAMOS MAIS INTELIGENTES RIO18

Estamos mais inteligentes
António Damásio
O neurocientista português afirma que o cérebro se adapta bem ao ritmo veloz das novas tecnologias digitais
       É inegável que os novos meios de comunicação facilitam a vida, ao acelerar os contatos e a colaboração entre pessoas de regiões e continentes distantes. No entanto, isso não se dá sem consequências para o cérebro. A internet, as mensagens instantâneas e o correio eletrônico obedecem a um tempo virtual, um tempo acelerado, descolado e diferente do tempo do mundo real. Ele se desenrola de forma muito mais lenta. É o tempo ao qual o cérebro se adaptou para desenvolver suas funções cognitivas ao longo da evolução da nossa espécie.
       Não é apenas a velocidade dos novos meios digitais que estimula e impacta o cérebro. A multiplicidade de tarefas que realizamos ao mesmo tempo graças aos meios digitais também cobra um preço das funções cognitivas. Para conseguir processar, analisar e responder de forma adequada à enorme quantidade de informações recebidas, o cérebro precisa se adaptar ao tempo acelerado do mundo virtual. E o cérebro consegue fazer isso, pois ele é muito maleável e adaptável às novas condições.
       Essa adaptação do cérebro a um acelerado mundo multitarefa é tão fácil e mais rápida quanto mais jovens somos. Não por acaso, as crianças e adolescentes que nasceram e cresceram fazendo uso das novas tecnologias têm mais facilidade para processar e fazer uso do volume crescente de informações da nossa civilização tecnológica.[...]
       A capacidade do cérebro das crianças e adolescentes para se adaptar a um mundo com múltiplas tarefas também tem um custo: a dificuldade de concentração. É comum ver adolescentes que conseguem realizar três, quatro, cinco tarefas ao mesmo tempo, como responder e-mail, enviar mensagens de texto e falar ao celular, mas apresentam dificuldade de concentração quando executam uma única tarefa, que exige maior grau de atenção, compreensão e reflexão, como ler um livro e interpretar um texto.
       Há estudiosos que se apressam em enxergar nessa dificuldade de concentração uma primeira evidência dos malefícios cognitivos da era da informação. Enxergam aí a raiz para o que consideram o efeito emburrecedor da internet sobre os adolescentes. É uma conclusão muito apressada. [...] Ainda é muito cedo para sabermos quais serão as alterações cerebrais e cognitivas que o atual dilúvio de informações acarretará no cérebro humano.
       [...] O ser humano nunca foi mais inteligente e criativo do que hoje. [...] Desde a evolução de nossa espécie, o cérebro vem sendo cada vez mais exigido e moldado para responder às mudanças ambientais e sociais.
       O ser humano da nossa civilização tecnológica é estimulado a desenvolver e usar funções cerebrais mais complexas e sofisticadas que as exigidas no passado [...]. Até o momento, graças à incrível capacidade de adaptação do nosso cérebro, o Homo sapiens tem conseguido responder às pressões do meio, sejam elas provenientes do mundo real ou do mundo virtual. Estamos ficando cada vez mais inteligentes – não o contrário. Nada indica que esse processo atingiu o seu limite. Não sabemos qual será esse limite nem se ele existe.
Adaptado de Revista Época. 31 de outubro de 2011.
1 - No trecho “Ele se desenrola de forma muito mais lenta”, do primeiro parágrafo, a que se refere a palavra em destaque?
____________________________________________________________________________________________________________________________

2 - De acordo com o primeiro parágrafo, que diferença há entre o tempo do mundo real e o do mundo virtual?
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- Além da velocidade dos meios digitais, que outro aspecto das novas tecnologias estimula o cérebro?
______________________________________________________________
_______________________________________________________________

4- Que características tem o cérebro que permitem que ele acompanhe o tempo do mundo virtual?
______________________________________________________________________________________________________________________________

5- Transcreva do terceiro parágrafo o trecho que contém uma ideia de proporcionalidade, destacando os termos que indicam essa relação: ______________________________________________________________________________________________________________________________

6-Que facilidade e que dificuldade as crianças e adolescentes apresentam em relação ao uso das novas tecnologias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- No trecho “Enxergam a raiz para o que consideram o efeito emburrecedor da internet sobre os adolescentes.”, a que se refere o termo em destaque?
______________________________________________________________________________________________________________________________

8- No quinto parágrafo, qual a opinião do autor sobre a conclusão a que chegaram os estudiosos sobre a dificuldade de concentração dos adolescentes?
______________________________________________________________________________________________________________________________

9- Ainda no quinto parágrafo, que termo é uma hipérbole, ou seja, uma figura de linguagem que expressa exagero?
______________________________________________________________________________________________________________________________

10- Transcreva do sexto parágrafo o trecho que contém uma ideia de comparação, destacando os termos que indicam essa relação:
______________________________________________________________________________________________________________________________

11- No trecho do último parágrafo “[...]. Até o momento, graças à incrível capacidade de adaptação do nosso cérebro, o Homo sapiens tem conseguido responder às pressões do meio, sejam elas provenientes do mundo real ou do mundo virtual.”,
a)que termo expressa uma circunstância temporal?
______________________________________________________________________________________________________________________________

b) o que tem feito o Homo sapiens conseguir responder às pressões do meio real ou do virtual?
______________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário