RESENHA CRÍTICA A
MENINA QUE ROUBAVA LIVROS 9º ANO RIO18
A menina que roubava livros
A adaptação
para os cinemas do clássico de Markus Zusac realmente vai deixar o que falar:
para alguns, o filme ficou tedioso e cansativo, e para quem já leu, tem aquele
já tão conhecido argumento de que “ficou diferente do livro”, para
outros, o filme é realmente fantástico. [...]
Liesel, a
protagonista do filme, é representada pela jovem Sophie Nélisse, uma garota que
não tem lá toda essa fama e é considerada por muitos como desconhecida, mas não
deixa a desejar: a cada expressão facial dela é possível notar seus
sentimentos, e soube muito bem representar a protagonista. [...]
Um dos
principais pecados do filme se dá em relação ao seu ritmo: o filme não varia
muito em suas cenas, [...]. O ponto fraco é o seu final repentino: o diretor
realmente abre muitas histórias durante o filme, e no final, temos duas únicas
cenas que dão conclusão a toda obra [...] o que gera realmente decepção àqueles
que amam comparar o livro com o filme, já que o livro é escrito de uma forma
genial.
E agora, os
pontos positivos: primeiramente, a trilha sonora. A menina que roubava
livros não é um daqueles filmes em que todas as cenas contam com uma música
ao fundo, o que pode ser uma das explicações pelo clima estável do filme. Mas
quando temos alguma trilha sonora, é realmente marcante.[...]
Se por um
ponto o filme não se apegou muito ao livro, ele se apegou muito bem ao período
histórico da época, coisa que o livro também o faz. Como uma obra que se passa
na Alemanha nazista, podemos ver durante todo o filme o clima de guerra e de
perseguição pelo nazismo. [...] A equipe de arte também não deixou a desejar:
por mais que a história não se passe em lugares muito diferentes, é notável a
influência do nazismo no cenário local: temos bandeiras nazistas espalhadas por
todos os lugares, nos prédios, nas escolas, tudo retratando detalhadamente como
era a Alemanha da época.
E, por final,
um ponto que realmente se destacou: a fotografia do filme. A equipe de
fotografia responsável por este filme é indiscutivelmente digna de grandes
premiações. Durante todo o filme, podemos ver o clima adaptado aos cenários, e
uma coisa notável é que temos o predomínio de certas cores: o filme leva um tom
meio claro no seu decorrer [...] durante o dia. É notável que a predominância
do branco nesse filme pode passar a quem assiste uma expressão de frieza que,
por mais que não seja nitidamente percebida, existe. Quando se trata de noite,
temos tons escuros, mas sempre misturados a um laranja devido ao fogo, muito
usado na divulgação do filme. Temos também durante todo o filme a cor vermelha,
presente nas centenas de bandeiras nazistas espalhadas pela obra. Essas cores
fazem jus ao trecho do livro em que se descreve: “Primeiro, as cores. Depois os
humanos. Em geral, é assim que vejo as coisas. Ou, pelo menos, é o que tento”.
[...] Com todos esses pontos positivos e negativos, A menina que roubava
livros acaba valendo o preço pago pelo ingresso de uma boa seção de cinema,
desde que quem o assista queira ver algo exatamente igual ao livro. Mas por
aqui, ele fica com a nota 8.0/10, levando em conta que não conseguiu uma
nota maior pelos poucos erros (especialmente pelo ritmo), e por um errinho aqui
e outro ali. Poderia sim ser algo melhor, mas isso não indica que o filme não
seja bom.
Adaptado de http://sobresagas.com/category/criticas/ acesso em
13/03/2015. Postado por Marcello Oliveira
1- O primeiro parágrafo do texto apresenta os motivos pelos
quais o filme A menina que roubava livros “vai deixar o que falar”. Que
motivos são esses?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Retire do segundo parágrafo um fato e uma opinião:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- No terceiro e no quarto parágrafos, há opiniões sobre o
filme e sobre o livro. Elas são negativas ou positivas? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O quinto parágrafo mostra um ponto em que filme e livro
se assemelham. Retire do texto o trecho que tem esse ponto explicitado:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Que palavra, no quinto parágrafo, revela o modo como o
filme retrata a Alemanha da época?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Na conclusão da resenha crítica pode-se perceber em que o
filme se destacou. Na opinião do autor, que ponto foi esse? Que argumento ele
apresenta para confirmar sua opinião?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- No trecho : “Primeiro, as cores. Depois os humanos. Em
geral, é assim que vejo as coisas. Ou, pelo menos, é o que tento”. [...], o
que as aspas ratificam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Nesse mesmo trecho, substitua a expressão destacada por
outra palavra ou expressão sem mudar o significado do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
9- No trecho “e por um errinho aqui e outro ali”. , o que o
uso do diminutivo “errinho” pode revelar ao leitor do texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Em suas palavras, qual a opinião conclusiva do autor
sobre o filme?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Qual a finalidade do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário