PROFESSOR: Diorges Ferranti Gonçalves
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
A língua abriga vários registros (formas escritas) que
dependem basicamente da situação de fala e dos interlocutores com quem se fala. Há variações de registro decorrentes de fatores regionais, históricos e sociais como o nível socioeconômico, o grau
de educação, a idade e o sexo do indivíduo.
Dentre as diversas variações pode-se
dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (norma padrão) e a linguagem popular, coloquial.
A noção de certo e errado está ligada ao prestígio que a variedade culta adquiriu na sociedade.
PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Preconceito linguístico é uma forma
de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma
como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse
julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais
criticado (e rebaixado) é o falante.
MARCAS LINGUÍSTICAS.
Marcas linguísticas são as palavras que
fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Não
somente as palavras como também as pontuações são marcas linguísticas.
ATIVIDADES
Reconhecer:
a) as variedades da língua falada,
b) o conceito de norma-padrão,
c) o conceito de preconceito
linguístico.
d) marcas linguísticas
As tiras e os quadrinhos representam
situações de comunicação oral, ou seja, situações de fala. Como se as
personagens estivessem conversando.
Leia a tira abaixo:
1. Quem são os interlocutores? (As pessoas que estão conversando)
.............................................................................................................................................................
2. Que marca linguística (palavra) nos mostra que as crianças são de lugares diferentes?
.............................................................................................................................................................
3. No lugar onde você mora como é chamada a planta presente no terceiro
quadrinho?
.............................................................................................................................................................
4. Que palavra Armandinho utilizou
para se referir a essa planta no terceiro quadrinho?
.............................................................................................................................................................
5. Na tirinha acima podemos
observar que as palavras de uma língua podem sofrer variações ( mudanças) de
acordo com ............................................................onde as
pessoas moram.
Leia a tira abaixo:
6. O humor da tira é construído a partir das diferenças de uso da
língua portuguesa. No 1º quadrinho o papagaio fala algumas palavras que causam
estranhamento à mulher.
a) Que palavras causam
estranhamento à mulher?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
b) Como provavelmente ela diria
essas palavras?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
7. Como os papagaios aprendem a
falar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. No 2º quadrinho, a mulher
procura o comerciante para devolver o papagaio.
a) Qual é a provável relação entre
o homem e o papagaio?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
b) A surpresa e a graça da tira
estão na fala do comerciante. O que a fala dele revela?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
9. Os modos de uso da língua
frequentemente geram preconceitos,
isto é, podem levar as pessoas a ser julgadas positiva ou negativamente. Por
que a mulher devolveu o papagaio?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10. Que grupo social, ou seja, que pessoas você acha que geralmente falam
“bicicreta, pobrema?
............................................................................................................................................................
11. As marcas linguísticas “bicicreta, pobrema” indicam uma linguagem
padrão ou coloquial?
.............................................................................................................................................................
12. A língua pode sofrer variações
de acordo com a região e de acordo com o..................................................................social
de seus falantes.
13. Há muito tempo a palavra “vosmecê” era utilizada para se dirigir a outra
pessoa. Quais as possibilidades de escrita para essa palavra hoje em dia?
.............................................................................................................................................................
14. De acordo com o contexto qual o
possível significado da palavra “parvoíce”?
.............................................................................................................................................................
15. Através das marcas linguísticas do texto (palavras)
podemos inferir que os dois personagens são:
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
16. As marcas
linguísticas indicam que a linguagem usada pelas personagens acima é padrão
ou coloquial?
............................................................................................................................................................
17. Através das tiras acima podemos
observar que as palavras sofrem variações de acordo com a região, de acordo com a classe
social e de acordo com o:
............................................................................................................................................................. Leia a charge abaixo:
18. Na situação apresentada há dois
surfistas. Qual deles está usando uma roupa adequada para o surfe?
.............................................................................................................................................................
19. O que a roupa e a fala do surfista
acima indicam sobre sua classe social?
.............................................................................................................................................................
20. Entre as variedades linguísticas faladas uma foi escolhida com variedade padrão. De acordo com a
charge acima que critérios foram utilizados para essa escolha?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
21. O
surfista de terno utilizou a linguagem padrão ou coloquial?
.............................................................................................................................................................
22.
Reescreva a fala do surfista de terno utilizando a linguagem coloquial.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
23. Para escrever sua carta
Armandinho utilizou a variedade padrão
ou coloquial?
.............................................................................................................................................................
24.
Quais marcas linguísticas permitiram
você descobrir a resposta?
.............................................................................................................................................................
25. Que
marca linguística no primeiro quadrinho indica que há mais defeitos na carta?
.............................................................................................................................................................
26. Que
fragmento do texto indica que Armandinho deu uma carta ao pai dizendo que o
amava?
.............................................................................................................................................................
27. Qual
foi a reação do pai de Armandinho ao receber a carta?
.............................................................................................................................................................
Leia a
tira abaixo:
28. Na tira
acima A moça já conhecia o rapaz?
.............................................................................................................................................................
29. Por
que ela não quis conversar com o rapaz?
.............................................................................................................................................................
30. Como
ficaria a fala do rapaz se fosse escrita na variante padrão?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
31. Que
marca linguística foi empregada para indicar que o rapaz não entendeu o motivo
da moça ir embora?
.............................................................................................................................................................
32. Preconceito linguístico é
humilhar, ridicularizar ou julgar uma pessoa por causa da variante linguística que ela usa, ou seja, a maneira como ela fala.
Na tira acima houve preconceito linguístico?
..........................................................................................................................................................
33. Você já sofreu ou presenciou
uma situação de preconceito linguístico? Comente.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Leia a
tira abaixo.
.........................................................................................................................................................
35. Que marca linguística indica que um dos
interlocutores é do Japão?
..........................................................................................................................................................
36. No
último quadrinho a palavra “caras” indica uma linguagem coloquial ou padrão?
..........................................................................................................................................................
Leia a
tirinha abaixo.
37. Que marca linguística indica que o pai de
Armandinho está bravo com ele?
.............................................................................................................................................................
38.
“Dinho” é um exemplo de linguagem coloquial ou padrão?
.............................................................................................................................................................
39. De
acordo com a tirinha acima podemos observar que a linguagem coloquial é usada
quando estamos conversando com quais pessoas?
.............................................................................................................................................................
40. Por
que, nos quadrinhos acima, só aparecem as pernas das personagens?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
41. Que
elemento da linguagem não verbal indica o motivo pelo qual o pai está bravo com
o menino?
.............................................................................................................................................................
42. Qual
é a intenção do personagem ao dizer à mãe que a ama?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
43. O
que, provavelmente, o pai esperava que o personagem contasse para a mãe?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
44. Na
sua opinião, o menino mentiu para a mãe? Por quê?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
45.Desenhe
um último quadrinho com a resposta que você acha que a mãe daria para a
declaração do menino.
01. Um adulto e três crianças.
02. Aipim, mandioca e macaxeira.
03. Resposta pessoal.
04. Toco.
05. O lugar.
06. a) Bicicreta, cocrete e
cardeneta.
06. b) Bicicleta, croquete e
caderneta.
07. Eles imitam, repetem as
palavras que ouvem no lugar onde moram.
08. a) O homem é o dono do papagaio.
08. b) Revela que o papagaio fala “errado”
porque repete a fala de seu dono, imita as palavras que ele ouve naquele lugar.
09. Devido ao preconceito
linguístico, ela não queria um papagaio que falasse “errado”.
10. Geralmente os grupos menos
favorecidos socialmente, que não tiveram oportunidades de estudar.
11. Coloquial.
12. Classe .
13. Você, cê, vc.
14. Tolice, bobagem,
imbecilidade...
15. O namorado e o pai de uma
menina.
16. Padrão.
17. Tempo.
18. O que está de shorts.
19. Indica que ele pertence a uma
classe social alta.
20. O critério usado foi o
prestigio social, como a classe social alta possuía maior domínio da escrita e
das normas gramaticais essa variedade passou a ser padrão.
21. Padrão.
22. Bora pega essas ondas maneiras.
23. Coloquial.
24. Está cheia de erros.
25. O sinal de reticências (...).
26. Também te amo, filho!
27. Ele ficou emocionado, ficou
feliz.
28. Não.
29. Porque ele falava errado. Ela
demonstrou ter preconceito linguístico.
30. Oi! Há problema de nós
conversarmos?
31. O ponto de interrogação.
32. Sim.
33. Resposta pessoal.
34. Três.
35. As letras japonesas.
36. Coloquial.
37. Senhor Armando?
38. Coloquial.
39. Pessoas íntimas como amigos e
familiares.
40. Porque são altos, são adultos.
41. A terra no chão e os galhos de
planta, pois indicam que ele quebrou alguma coisa.
42. Fazer com que sua mão não
ficasse brava.
43. Contasse o que ele tinha feito
de errado.
44. Resposta pessoal.
45. Resposta pessoal.
excelente material, muito bom mesmo
ResponderExcluirMuito bom, professor Diorges, ajudou-me muito para a elaboração de uma aula, muito obrigada.
ResponderExcluirBelissímo material, professor! Parabéns!
ResponderExcluir