PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 29 de junho de 2020

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO COM GABARITO


PROFESSOR: Diorges Ferranti Gonçalves
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

        A língua abriga vários registros (formas escritas) que dependem basicamente da situação de fala e dos interlocutores com quem se fala. Há variações de registro decorrentes de fatores regionais, históricos e sociais como o nível socioeconômico, o grau de educação, a idade e o sexo do indivíduo.
         Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (norma padrão) e a linguagem popular, coloquial.
        A noção de certo e errado está ligada ao prestígio que a variedade culta adquiriu na sociedade.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO
        Preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais criticado (e rebaixado) é o falante.

MARCAS LINGUÍSTICAS.
        Marcas linguísticas são as palavras que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Não somente as palavras como também as pontuações são marcas linguísticas.

ATIVIDADES
Reconhecer:
a) as variedades da língua falada,
b) o conceito de norma-padrão,
c) o conceito de preconceito linguístico.
d) marcas linguísticas

        As tiras e os quadrinhos representam situações de comunicação oral, ou seja, situações de fala. Como se as personagens estivessem conversando.
Leia a tira abaixo:

1. Quem são os interlocutores? (As pessoas que estão conversando)
.............................................................................................................................................................

2. Que marca linguística (palavra) nos mostra que as crianças são de lugares diferentes?
.............................................................................................................................................................

3. No lugar onde você mora como é chamada a planta presente no terceiro quadrinho?
.............................................................................................................................................................

4. Que palavra Armandinho utilizou para se referir a essa planta no terceiro quadrinho?
.............................................................................................................................................................

5. Na tirinha acima podemos observar que as palavras de uma língua podem sofrer variações ( mudanças) de acordo com ............................................................onde as pessoas moram.


 Leia a tira abaixo:

6. O humor da tira é construído a partir das diferenças de uso da língua portuguesa. No 1º quadrinho o papagaio fala algumas palavras que causam estranhamento à mulher.
a) Que palavras causam estranhamento à mulher?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
b) Como provavelmente ela diria essas palavras?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
7. Como os papagaios aprendem a falar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. No 2º quadrinho, a mulher procura o comerciante para devolver o papagaio.
a) Qual é a provável relação entre o homem e o papagaio?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
b) A surpresa e a graça da tira estão na fala do comerciante. O que a fala dele revela?
.............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
9. Os modos de uso da língua frequentemente geram preconceitos, isto é, podem levar as pessoas a ser julgadas positiva ou negativamente. Por que a mulher devolveu o papagaio?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10. Que grupo social, ou seja, que pessoas você acha que geralmente falam “bicicreta, pobrema?
............................................................................................................................................................
11. As marcas linguísticas “bicicreta, pobrema” indicam uma linguagem padrão ou coloquial?
.............................................................................................................................................................
12. A língua pode sofrer variações de acordo com a região e de acordo com o..................................................................social de seus falantes.
 Leia a tira abaixo:

13. Há muito tempo a palavra “vosmecê” era utilizada para se dirigir a outra pessoa. Quais as possibilidades de escrita para essa palavra hoje em dia?
.............................................................................................................................................................
14. De acordo com o contexto qual o possível significado da palavra “parvoíce”?
.............................................................................................................................................................
15. Através das marcas linguísticas do texto (palavras) podemos inferir que os dois personagens são:
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
16.  As marcas linguísticas indicam que a linguagem usada pelas personagens acima é padrão ou coloquial?
............................................................................................................................................................

17. Através das tiras acima podemos observar que as palavras sofrem variações de acordo com a região, de acordo com a classe social e de acordo com o:
.............................................................................................................................................................                          Leia a charge abaixo:
18. Na situação apresentada há dois surfistas. Qual deles está usando uma roupa adequada para o surfe?
.............................................................................................................................................................

19. O que a roupa e a fala do surfista acima indicam sobre sua classe social?
.............................................................................................................................................................

20. Entre as variedades linguísticas faladas uma foi escolhida com variedade padrão. De acordo com a charge acima que critérios foram utilizados para essa escolha?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

21. O surfista de terno utilizou a linguagem padrão ou coloquial?
.............................................................................................................................................................

22. Reescreva a fala do surfista de terno utilizando a linguagem coloquial.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
 Leia a tira abaixo:

23. Para escrever sua carta Armandinho utilizou a variedade padrão ou coloquial?
.............................................................................................................................................................
24. Quais marcas linguísticas permitiram você descobrir a resposta?
.............................................................................................................................................................
25. Que marca linguística no primeiro quadrinho indica que há mais defeitos na carta?
.............................................................................................................................................................
26. Que fragmento do texto indica que Armandinho deu uma carta ao pai dizendo que o amava?
.............................................................................................................................................................
27. Qual foi a reação do pai de Armandinho ao receber a carta?
............................................................................................................................................................. 
Leia a tira abaixo:
28. Na tira acima A moça já conhecia o rapaz?
.............................................................................................................................................................
29. Por que ela não quis conversar com o rapaz?
.............................................................................................................................................................
30. Como ficaria a fala do rapaz se fosse escrita na variante padrão?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
31. Que marca linguística foi empregada para indicar que o rapaz não entendeu o motivo da moça ir embora?
.............................................................................................................................................................
32. Preconceito linguístico é humilhar, ridicularizar ou julgar uma pessoa por causa da variante linguística que ela usa, ou seja, a maneira como ela fala. Na tira acima houve preconceito linguístico?
..........................................................................................................................................................
33. Você já sofreu ou presenciou uma situação de preconceito linguístico? Comente.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Leia a tira abaixo.
 34. Há quantos interlocutores na tirinha?
.........................................................................................................................................................

35. Que marca linguística indica que um dos interlocutores é do Japão?
..........................................................................................................................................................

36. No último quadrinho a palavra “caras” indica uma linguagem coloquial ou padrão?
..........................................................................................................................................................
Leia a tirinha abaixo.
37. Que marca linguística indica que o pai de Armandinho está bravo com ele?
.............................................................................................................................................................
38. “Dinho” é um exemplo de linguagem coloquial ou padrão?
.............................................................................................................................................................
39. De acordo com a tirinha acima podemos observar que a linguagem coloquial é usada quando estamos conversando com quais pessoas?
.............................................................................................................................................................
40. Por que, nos quadrinhos acima, só aparecem as pernas das personagens?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
41. Que elemento da linguagem não verbal indica o motivo pelo qual o pai está bravo com o menino?
.............................................................................................................................................................
42. Qual é a intenção do personagem ao dizer à mãe que a ama?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
43. O que, provavelmente, o pai esperava que o personagem contasse para a mãe?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
44. Na sua opinião, o menino mentiu para a mãe? Por quê?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
45.Desenhe um último quadrinho com a resposta que você acha que a mãe daria para a declaração do menino.

GABARITO:
01. Um adulto e três crianças.

02. Aipim, mandioca e macaxeira.
03. Resposta pessoal.
04. Toco.
05. O lugar.
06. a) Bicicreta, cocrete e cardeneta.
06. b) Bicicleta, croquete e caderneta.
07. Eles imitam, repetem as palavras que ouvem no lugar onde moram.
08. a) O homem é o dono do papagaio.
08. b) Revela que o papagaio fala “errado” porque repete a fala de seu dono, imita as palavras que ele ouve naquele lugar.
09. Devido ao preconceito linguístico, ela não queria um papagaio que falasse “errado”.
10. Geralmente os grupos menos favorecidos socialmente, que não tiveram oportunidades de estudar.
11. Coloquial.
12. Classe .
13. Você, cê, vc.
14. Tolice, bobagem, imbecilidade...
15. O namorado e o pai de uma menina.
16. Padrão.
17. Tempo.
18. O que está de shorts.
19. Indica que ele pertence a uma classe social alta.
20. O critério usado foi o prestigio social, como a classe social alta possuía maior domínio da escrita e das normas gramaticais essa variedade passou a ser padrão.

21. Padrão.
22. Bora pega essas ondas maneiras.
23. Coloquial.
24. Está cheia de erros.
25. O sinal de reticências (...).
26. Também te amo, filho!
27. Ele ficou emocionado, ficou feliz.
28. Não.
29. Porque ele falava errado. Ela demonstrou ter preconceito linguístico.
30. Oi! Há problema de nós conversarmos?
31. O ponto de interrogação.
32. Sim.
33. Resposta pessoal.
34. Três.
35. As letras japonesas.
36. Coloquial.
37. Senhor Armando?
38. Coloquial.
39. Pessoas íntimas como amigos e familiares.
40. Porque são altos, são adultos.
41. A terra no chão e os galhos de planta, pois indicam que ele quebrou alguma coisa.
42. Fazer com que sua mão não ficasse brava.
43. Contasse o que ele tinha feito de errado.
44. Resposta pessoal.
45. Resposta pessoal.

3 comentários: