TEXTO DE OPINIÃO 9º ANO RIO18
Viver mais e melhor
A tecnologia
está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas. Celulares,
computadores de mão, notebooks, aviões e mais uma infinidade de avanços
que surgem a cada dia tornam a nossa existência muito mais prática e
confortável.
O problema é
que não se pode ter tudo. Temos o celular, e perdemos por causa dele boa parte
da nossa privacidade; colocamos nossa vida inteira nos nossos computadores de
mão, e enlouquecemos quando eles quebram ou são roubados; andamos para lá e
para cá com nossos moderníssimos notebooks, e ,com isso, trabalhamos
mais do que nunca e abreviamos nossos momentos de lazer [...].
Não há a menor
dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas, assim como nos deu
muito mais tempo. Hoje resolvemos todos os problemas de trabalho dentro das
nossas casas, sem precisarmos ir ao escritório. Basta ligar o celular, abrir o
notebook e pronto, tudo resolvido. Mas será que vale a pena transformarmos
nossas casas em escritórios? Será que é esse o objetivo de toda essa
tecnologia? Para que ganhamos mais tempo? Para gastá-lo com mais trabalho?
A tecnologia
nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor. Se soubermos usá-la a nosso
favor, ela só contribuirá para a nossa qualidade de vida. O que não podemos é
tornarmo-nos escravos dela. Vamos nos dar ao luxo de desligar os celulares nos
finais de semana, de engavetarmos notebooks e computadores de mão fora do
expediente de trabalho [...].
A tecnologia é
nossa amiga e parceira. Sabendo usá-la, viveremos muitos anos, o suficiente
para ver outros avanços tecnológicos que nem sequer imaginamos e que tornarão a
nossa vida cada vez mais longa.
PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008.
1- Observe que, nesse primeiro parágrafo, o assunto é
apresentado. Qual é o assunto do texto?
_______________________________________________________________
2- Perceba que o segundo parágrafo se constrói com uma
sequência de ideias, estruturadas em paralelo e unidas pelo conectivo e.
Indique, nessa estrutura, uma relação de causa e consequência.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- A partir da leitura do segundo parágrafo, podemos definir
a tese defendida no texto. Escreva uma frase que delimite essa tese.
______________________________________________________________________________________________________________________________
4- Sublinhe a informação principal do segundo parágrafo.
5- No terceiro parágrafo:
a) Indique um argumento utilizado para defender os
benefícios da tecnologia.
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual o objetivo do uso das perguntas nesse parágrafo?
______________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a relação estabelecida pelo “mas” (linha 5)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
6- A quem se referem os termos sublinhados no quarto
parágrafo?
_______________________________________________________________
7- Esse parágrafo (5.º) é a conclusão do texto, portanto
deve retomar a tese. Que trecho cumpre essa função?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário