PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de junho de 2020

TEXTO DE OPINIÃO 9º ANO RIO18


TEXTO DE OPINIÃO 9º ANO RIO18

Viver mais e melhor
        A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas. Celulares, computadores de mão, notebooks, aviões e mais uma infinidade de avanços que surgem a cada dia tornam a nossa existência muito mais prática e confortável.
        O problema é que não se pode ter tudo. Temos o celular, e perdemos por causa dele boa parte da nossa privacidade; colocamos nossa vida inteira nos nossos computadores de mão, e enlouquecemos quando eles quebram ou são roubados; andamos para lá e para cá com nossos moderníssimos notebooks, e ,com isso, trabalhamos mais do que nunca e abreviamos nossos momentos de lazer [...].
       Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas, assim como nos deu muito mais tempo. Hoje resolvemos todos os problemas de trabalho dentro das nossas casas, sem precisarmos ir ao escritório. Basta ligar o celular, abrir o notebook e pronto, tudo resolvido. Mas será que vale a pena transformarmos nossas casas em escritórios? Será que é esse o objetivo de toda essa tecnologia? Para que ganhamos mais tempo? Para gastá-lo com mais trabalho?
       A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor. Se soubermos usá-la a nosso favor, ela só contribuirá para a nossa qualidade de vida. O que não podemos é tornarmo-nos escravos dela. Vamos nos dar ao luxo de desligar os celulares nos finais de semana, de engavetarmos notebooks e computadores de mão fora do expediente de trabalho [...].
       A tecnologia é nossa amiga e parceira. Sabendo usá-la, viveremos muitos anos, o suficiente para ver outros avanços tecnológicos que nem sequer imaginamos e que tornarão a nossa vida cada vez mais longa.
PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008.
1- Observe que, nesse primeiro parágrafo, o assunto é apresentado. Qual é o assunto do texto?
_______________________________________________________________

2- Perceba que o segundo parágrafo se constrói com uma sequência de ideias, estruturadas em paralelo e unidas pelo conectivo e. Indique, nessa estrutura, uma relação de causa e consequência.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- A partir da leitura do segundo parágrafo, podemos definir a tese defendida no texto. Escreva uma frase que delimite essa tese.
______________________________________________________________________________________________________________________________

4- Sublinhe a informação principal do segundo parágrafo.

5- No terceiro parágrafo:  
a) Indique um argumento utilizado para defender os benefícios da tecnologia.

______________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual o objetivo do uso das perguntas nesse parágrafo?
______________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a relação estabelecida pelo “mas” (linha 5)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

6- A quem se referem os termos sublinhados no quarto parágrafo?
_______________________________________________________________

7- Esse parágrafo (5.º) é a conclusão do texto, portanto deve retomar a tese. Que trecho cumpre essa função?
_____________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário