PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de junho de 2020

TEXTO DE OPINIÃO CÉREBRO R CELULARES RIO 18


TEXTO DE OPINIÃO CÉREBRO R CELULARES RIO 18

Cérebros e celulares: aliados ou inimigos?
Leonardo Faria - 06/11/2015
        Há cerca de trinta anos, algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Apple, IBM e Ericsson já vislumbravam o futuro da comunicação interpessoal. Na verdade, com o surgimento da internet, muita coisa mudou. E mudou também a forma como as pessoas veem umas às outras e interagem entre si. Aquela conversa que se estendia por horas e horas, na porta de casa, com o intuito de atualizar todo tipo de assunto, ou mesmo o envio de cartas, recados e telegramas foram cedendo espaço a aparelhos portáteis cada vez mais funcionais [...].
       Telefones públicos, máquinas fotográficas, agendas, calculadoras portáteis, relógios, alarmes, bloco de anotações… A velocidade com que isso tudo vai ficando restrito ao passado é realmente assustadora. E chega a preocupar os especialistas. Será que o futuro é negativo no que diz respeito aos aspectos sociais humanos mais primitivos? Será que as pessoas estão preferindo teclar a conversar umas com as outras? Que tipo de impacto o uso dos smartphones pode trazer para o cérebro das pessoas e para a sociedade como um todo?
       O futuro é incerto e os cientistas já correm contra o tempo para descobrir o melhor uso de toda essa tecnologia. Algumas descobertas já merecem a nossa atenção. Refletir sobre o assunto é necessário.
[...]
      Recentemente, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston levantaram questões interessantes sobre o uso dos tablets e smartphones como ferramentas educacionais adicionais. As conclusões foram publicadas na revista Pediatrics. Uma das maiores preocupações dos pesquisadores foi em relação ao comportamento cada vez mais difundido de se utilizar esses dispositivos para acalmar as crianças.
       Embora haja estudos com conclusões diferentes, os pesquisadores descobriram que o uso da tela interativa por crianças com idade inferior a três anos poderia prejudicar também o desenvolvimento das habilidades matemáticas e relacionadas às ciências. Outros estudos, no entanto, identificaram alguns benefícios do uso desses dispositivos móveis, como o aumento da taxa de alfabetização precoce, e um melhor engajamento acadêmico em alunos com autismo.
       Houve evidências de que alguns livros eletrônicos e aplicativos para aprender a ler poderiam ajudar na formação do vocabulário e compreensão de leitura. Entretanto, os dados se relacionaram positivamente a crianças mais próximas da idade escolar.
1- O que, segundo o texto, foi responsável pela mudança da comunicação interpessoal?
______________________________________________________________________________________________________________________________ 2- No primeiro parágrafo são citadas algumas mudanças da interação entre pessoas. Que mudanças são essas?
______________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________

3- O que expressa o uso das reticências no trecho “Telefones públicos, máquinas fotográficas, agendas, calculadoras portáteis, relógios, alarmes, bloco de anotações…”
_________________________________________________________________________________________________________________
4- A que se referem os termos destacados no trecho: “A velocidade com que isso tudo vai ficando restrito ao passado é realmente assustadora.” ?
__________________________________________________________________________________________________________________
5- O texto apresenta uma conclusão a que chegaram os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston em relação ao uso de tablets e smatphones por crianças com menos de três anos. Que conclusão foi essa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- O uso de várias perguntas, no segundo parágrafo, ajuda a reforçar que ideia do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Você sabe que existem palavras que fazem a conexão das ideias no texto, estabelecendo relações – de causa, de consequência, de oposição, dentre outras. Qual a relação estabelecida pelo termo destacado no trecho “O futuro é incerto e os cientistas já correm contra o tempo para descobrir o melhor uso de toda essa tecnologia.”?
_________________________________________________________________________________________________________________
8- Substitua a palavra destacada no trecho: “Embora haja estudos com conclusões diferentes [...]” por uma expressão sem alterar o significado do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________
9- Qual o efeito que a informação “As conclusões foram publicadas na revista Pediatrics.” confere ao texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Transcreva do texto argumentos favoráveis ao uso de tablets e smatphones:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Volte ao penúltimo parágrafo. Nele fica explícito que há opiniões diferentes sobre o mesmo tema, em estudos diferentes. Que palavra estabelece a relação de oposição entre os estudos?
__________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário