TEXTO DE OPINIÃO
CÉREBRO R CELULARES RIO 18
Cérebros e celulares: aliados ou inimigos?
Leonardo Faria - 06/11/2015
Há cerca de
trinta anos, algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Apple,
IBM e Ericsson já vislumbravam o futuro da comunicação interpessoal. Na
verdade, com o surgimento da internet, muita coisa mudou. E mudou também a
forma como as pessoas veem umas às outras e interagem entre si. Aquela conversa
que se estendia por horas e horas, na porta de casa, com o intuito de atualizar
todo tipo de assunto, ou mesmo o envio de cartas, recados e telegramas foram
cedendo espaço a aparelhos portáteis cada vez mais funcionais [...].
Telefones
públicos, máquinas fotográficas, agendas, calculadoras portáteis, relógios,
alarmes, bloco de anotações… A velocidade com que isso tudo vai ficando
restrito ao passado é realmente assustadora. E chega a preocupar os
especialistas. Será que o futuro é negativo no que diz respeito aos aspectos
sociais humanos mais primitivos? Será que as pessoas estão preferindo teclar a
conversar umas com as outras? Que tipo de impacto o uso dos smartphones pode
trazer para o cérebro das pessoas e para a sociedade como um todo?
O futuro é
incerto e os cientistas já correm contra o tempo para descobrir o melhor uso de
toda essa tecnologia. Algumas descobertas já merecem a nossa atenção. Refletir
sobre o assunto é necessário.
[...]
Recentemente,
pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston levantaram
questões interessantes sobre o uso dos tablets e smartphones como ferramentas
educacionais adicionais. As conclusões foram publicadas na revista Pediatrics.
Uma das maiores preocupações dos pesquisadores foi em relação ao comportamento
cada vez mais difundido de se utilizar esses dispositivos para acalmar as
crianças.
Embora haja
estudos com conclusões diferentes, os pesquisadores descobriram que o uso da
tela interativa por crianças com idade inferior a três anos poderia prejudicar
também o desenvolvimento das habilidades matemáticas e relacionadas às
ciências. Outros estudos, no entanto, identificaram alguns benefícios do uso
desses dispositivos móveis, como o aumento da taxa de alfabetização precoce, e
um melhor engajamento acadêmico em alunos com autismo.
Houve
evidências de que alguns livros eletrônicos e aplicativos para aprender a ler
poderiam ajudar na formação do vocabulário e compreensão de leitura.
Entretanto, os dados se relacionaram positivamente a crianças mais próximas da
idade escolar.
1- O que, segundo o texto, foi responsável pela mudança da
comunicação interpessoal?
______________________________________________________________________________________________________________________________
2- No primeiro parágrafo são citadas algumas mudanças da interação entre pessoas.
Que mudanças são essas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
3- O que expressa o uso das reticências no trecho “Telefones
públicos, máquinas fotográficas, agendas, calculadoras portáteis, relógios,
alarmes, bloco de anotações…”
_________________________________________________________________________________________________________________
4- A que se referem os termos destacados no trecho: “A
velocidade com que isso tudo vai ficando restrito ao passado é realmente
assustadora.” ?
__________________________________________________________________________________________________________________
5- O texto apresenta uma conclusão a que chegaram os
pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston em relação ao uso
de tablets e smatphones por crianças com menos de três anos. Que conclusão foi
essa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- O uso de várias perguntas, no segundo parágrafo, ajuda a
reforçar que ideia do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Você sabe que existem palavras que fazem a conexão das
ideias no texto, estabelecendo relações – de causa, de consequência, de
oposição, dentre outras. Qual a relação estabelecida pelo termo destacado no
trecho “O futuro é incerto e os cientistas já correm contra o tempo para descobrir
o melhor uso de toda essa tecnologia.”?
_________________________________________________________________________________________________________________
8- Substitua a palavra destacada no trecho: “Embora haja
estudos com conclusões diferentes [...]” por uma expressão sem alterar o
significado do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________
9- Qual o efeito que a informação “As conclusões foram
publicadas na revista Pediatrics.” confere ao texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Transcreva do texto argumentos favoráveis ao uso de
tablets e smatphones:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Volte ao penúltimo parágrafo. Nele fica explícito que há
opiniões diferentes sobre o mesmo tema, em estudos diferentes. Que palavra
estabelece a relação de oposição entre os estudos?
__________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário