CAUSA E CONSEQUÊNCIA 6º ANO SE LIGA
1. Leia um relato escrito pelo menino paulistano Jibran
Coruminas Hsieh, colunista do caderno Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo.
Um vascaíno em São Paulo
Meu pai nasceu
em Brasília e torce para o Vasco. Eu nasci aqui em São Paulo, mas desde pequeno
também sou vascaíno.
Quando tinha 5
anos, fui internado no hospital. Tinha que colocar um cateter na veia para
tomar remédio, mas não queria deixar, porque estava com aflição daquela agulha.
Então, meu pai
prometeu que eu poderia conhecer os jogadores do Vasco se deixasse o médico
colocar o tubo no meu braço.
Quando saí do
hospital, fui com ele, minha mãe e meus irmãos para Atibaia para ver um treino
do time. Foi muito legal! Eu tirei fotos e joguei bola com todos os jogadores.
E um repórter que estava lá também me entrevistou para a TV.
Disponível em:
colunas/ideias/2015/09/1683389-um-vascainoem-
sao-paulo.shtml?loggedpaywall>.
Acesso em: 30 maio 2018.
a) O que convenceu o produtor desse relato a aceitar o
tratamento médico?
...............................................................................................................................
b) Veja a reelaboração de um trecho do texto.
(1) O menino não queria a colocação de um cateter em sua
veia, /
(2) porque tinha aflição de agulha.
I. A frase apresenta uma relação de causa e consequência. O
trecho que indica causa é o primeiro ou o segundo?
..........................................................................................................
II. Que palavra foi usada para estabelecer essa relação?
..........................................................................................................
c) Escreva um período juntando as informações a seguir, na
ordem em que foram apresentadas. Entre elas, use uma ou mais palavras que
estabeleçam uma relação de consequência.
O menino tinha aflição de agulha.
O menino não queria um cateter em sua veia.
.............................................................................................................................................................................................................................................................
Na língua,
existem palavras responsáveis por relacionar ideias, estabelecendo uma relação
lógica entre elas. São os conectores. Ao usá-los, organizamos melhor o
texto e ajudamos nossos interlocutores a compreender nosso pensamento.
Nesta seção, estamos estudando conectores de causa e
de consequência.
Veja como funcionam.
Ela foi aprovada, pois estudou bastante.
Pois introduz uma oração que indica a causa do que foi
declarado antes.
Estou muito gripada, então não irei à aula hoje.
Então introduz uma oração que é uma consequência, um
resultado do que foi dito anteriormente.
Há também conectores de condição, de oposição,
de adição, entre outros que você estudará depois.
Conheça, agora, mais alguns conectores de causa e de
consequência que você pode empregar em seus textos escritos e orais.
• Conectores de causa: porque, pois, como
(no início das frases), visto que,
já que, uma vez que.
• Conectores de consequência: portanto, por
isso, então, logo, assim, desse modo, dessa
forma, consequentemente.
2 Reúna as informações em uma única frase,
estabelecendo entre elas uma
relação de causa. Siga o modelo.
Não comprou o vestido. O preço estava muito alto.
Não comprou o vestido, já que o preço estava muito
alto.
a) Eu sairei mais cedo hoje. Preciso comprar um presente
para meu amigo secreto.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
b) Há um caminhão quebrado na pista. Os carros não conseguem
passar.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
c) Será preciso limpar a sala novamente. Uma criança
derrubou a caneca de leite.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
3. Reescreva as mesmas
frases, agora estabelecendo relações de consequência. Veja o modelo.
Não comprou o vestido.
O preço estava muito alto.
O preço estava muito
alto, logo não comprou o vestido.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. — 1.
ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário