RELATO
DE EXPERIÊNCIA:
Contar
o que houve comigo
É provável que você já tenha acompanhado,
em telejornais, vídeos com pessoas relatando experiências provocadas por
fenômenos naturais. Eles costumam complementar reportagens ou notícias.
Leia a
transcrição de um relato divulgado no portal de notícias G1. Nele fala o
professor Rogério Quintanilha, que, na ocasião, estava com a família em
Santiago, no Chile. Aproveite seus conhecimentos sobre a língua falada
para
reconhecer as marcas de oralidade no
texto.
Texto
1.
Oi. Meu nome é Rogério. Eu estou com a
minha esposa e o meu filho pequeno aqui em Santiago. Ontem nós estávamos numa
farmácia e f... dentro de um shopping center durante o tremor ontem à
noite eee... nós sentimos o chão tremer, as prateleiras eee... fiquei com medo
que alguma coisa pudesse cair, não aconteceu, mas... daí eu peguei o meu filho
e minha esposa e nós saímos pela saída de emergência... era um shopping.
Os chilenos todos fizeram isso, foram para a rua, parece que eles estão mais
acostumados com esses fatos e estavam tranquilos.
Durante a noite a gente voltou pro hotel
e sentiu algumas vezes, duas ou três vezes, novamente ressonâncias do
primeiro... é... tremor, mas... agora já está tudo bem e a cidade parece estar
funcionando normalmente. Obrigado.
Disponível em:
fiquei-com-medo-diz-prudentino-que-testemunhou-terremoto-no-chile.html>.
Acesso em: 5 jun. 2018
1. Rogério Quintanilha relatou um terremoto ocorrido no
Chile.
a) O evento narrado é real ou fictício?
...............................................................................................................................
b) Segundo o relato, como o terremoto pôde ser percebido?
...............................................................................................................................
c) O evento parece ter sido impactante para Rogério? Por quê
..............................................................................................................................................................................................................................................................
2. Localize as palavras
que informam quando ocorreu o terremoto.
a) O evento aconteceu em um passado distante ou próximo em
relação ao relato de Rogério? Justifique sua resposta.
...............................................................................................................................
b) No momento do relato, o acontecimento ainda preocupa o
falante? Explique sua resposta.
...............................................................................................................................
c) O falante diz que “a cidade parece estar funcionando normalmente”.
Por que ele usa a palavra parece?
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
3. Releia este trecho:
“Os chilenos todos
fizeram isso, foram para a rua, parece que eles estão mais acostumados com
esses fatos e estavam tranquilos”.
a) Que palavra mostra que o evento não foi único, isto é,
que já havia acontecido algo parecido antes?
...............................................................................................................................
b) Que palavra descreve a reação dos chilenos?
...............................................................................................................................
c) Redija uma frase para comparar a reação do produtor do
relato com a dos chilenos. Inclua nela as duas palavras que você respondeu nos itens
a e b.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
O relato lido é uma transcrição, isto é, um texto que
reproduz a fala conforme ela aconteceu. Releia um trecho do texto.
“Ontem nós estávamos numa farmácia e f... dentro de um shopping
center durante o tremor ontem à noite eee...
nós sentimos o chão tremer, as prateleiras eee...
fiquei com medo que alguma coisa pudesse cair, não aconteceu, mas... daí eu
peguei o meu filho e minha esposa e nós saímos pela
saída de emergência... era um shopping.”
a) O falante repetiu a informação de que estava em um shopping
center. Levante uma hipótese: o que o fez repetir isso?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
b) Observe que, em dois momentos, o falante alonga a vogal e
antes de continuar a fala. O que esse alongamento mostra?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
5 Compare um trecho do relato oral com o trecho de
uma notícia escrita na
qual esse relato foi incluído.
Trecho do relato oral
“Eu estou com a minha esposa e o meu filho pequeno aqui em
Santiago.
Ontem nós estávamos numa farmácia e f... dentro de um shopping
center durante o tremor ontem à noite eee... nós sentimos o chão tremer, as
prateleiras eee... [...] saímos pela saída de emergência... era um shopping.
Os chilenos todos fizeram isso, foram para a rua, parece que eles estão mais
acostumados [...].”
Trecho da notícia
[...]
Segundo o prudentino,
no momento do tremor, ele estava dentro de uma farmácia, em um shopping
center de Santiago. “Nós, eu, minha esposa e meu filho pequeno, sentimos o
chão tremer e vimos as prateleiras balançarem. [...] Todos os clientes do local
foram para a rua, pois os chilenos parecem ser mais acostumados a esse tipo de
situação [...]”, afirmou ao G1.
Disponível em:
fiquei-com-medo-diz-prudentino-que-testemunhou-terremoto-no-chile.html>.
Acesso em: 5 jun. 2018.
a) A notícia apresenta duas vozes: a de quem a escreveu e a
de Rogério, que fez o relato. Que sinal de pontuação foi usado para separar a
voz de Rogério?
..............................................................................................................................
b) Qual é o sentido da palavra segundo nesse contexto?
Qual é sua finalidade?
...............................................................................................................................
c) Que adaptações da linguagem foram feitas pelo produtor da
notícia na fala de Rogério?
...............................................................................................................................
d) Em sua opinião, é mais interessante assistir a um relato
de experiência em vídeo ou lê-lo? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
Tendo em vista o
relato de Rogério Quintanilha, divulgado em um portal de notícias, responda às
questões.
1 O falante apresenta o fato como um participante ou
como um observador?
Justifique sua resposta com palavras do texto.
...............................................................................................................................
2 Em sua opinião, por que o portal se interessou em
apresentar esse relato?
..............................................................................................................................
3 Você ficou interessado nesse relato? Por quê?
...............................................................................................................................
No gênero textual
relato de experiência, ou depoimento, o falante conta uma
experiência real e marcante. O texto, que pode ser falado ou escrito, apresenta
um ponto de vista pessoal.
TEXTO 2
Primeiro eu
conheci o rap. Aííí... euuu... cheguei no Espaço Criança Esperança, que
era perto da minha casa. Quem me levou no Espaço Criança Esperança foi um amigo
meu, o Diego, ele é grafiteiro, eleee... a gente sempre morou na mesma rua,
estudou até na mesma escola um tempo. Ele me levou lá. Ele falou “Então, tem um
estúdio aqui, tem um pessoal”. Aí eu catei, cheguei no espaço, que pr... eu não
conhecia, só passava por lá, mas não sabia o que tinha. Eu não era ali da
região, né? Eu era um... eu era da Freguesia, o Espaço
Criança Esperança já fica na Brasilândia. Não ia muito
prali. Ééé... aííí... eu... comecei a conhecer o pessoal. Conheci o Douglas,
que era o cara que operava o estúdio, conheci o Bonga, que era ooo...
grafiteiro... queee... meio que era o coordenador do espaço, que foiii...
meu... meu maior professor no hip-hop, um cara que me ensinou muita
coisa, que me ensinou o que era hip-hop. Foi o cara que pegou, chegou em
mim, estava tendo um show e ele falou “Pega um microfone e rima”, porque
eu não queria fazer isso, eu tava com vergonha. Foi a primeira vez que eu
peguei no microfone e rimei, foi ele que deu espaço, ele que mandou fazer isso
aí e eu fiz. Tinha eventos, tinha umas oficinas de rádio, tinha oficina de
produção, tinha oficina de DJ... Eu cheguei até a dar umas oficinas no espaço.
De MC. E foi... sabe... muito... foi muito gratificante pra mim, porque eu p...
saí dali e ali mesmo eu tava podendo... sabe?... mostrar “Ó, ser MC... MC
significa tal coisa, o MC faz isso, a função dele é isso e pra você começar a
fazer tal coisa...” Conseguia passar o conhecimento.
Disponível em:
da-voz-aos-oprimidos-100044/colecao/93479>. Acesso em: 30 maio 2018.
1 Nesse relato de experiência, o jovem músico conta
sua participação no projeto Espaço Criança Esperança.
a) O contato de Pedro com a arte se iniciou nesse projeto?
Por quê?
.............................................................................................................................
b) Quem o apresentou ao projeto?
..............................................................................................................................
c) O que essa pessoa deixou implícito em sua fala quando
disse “Então, tem um estúdio aqui, tem um pessoal”.
...............................................................................................................................
d) Segundo o relato, qual pessoa mais contribuiu para o
desenvolvimento profissional de Pedro? Por quê?
...............................................................................................................................
2 Os relatos de experiência trazem o depoimento de
quem viveu uma situação incomum, como testemunhar um acidente, ou apresentam uma
história pessoal que pode servir como um exemplo para outras pessoas. Qual é a
finalidade do relato de Pedro? Explique.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
3 Os textos desse gênero contam uma vivência marcante,
de um ponto de vista pessoal.
a) Que pessoa gramatical predomina no relato: a primeira ou
a terceira?
.............................................................................................................................
b) A predominância dessa pessoa sugere que o falante
participa das ações relatadas ou as observa?
.............................................................................................................................
c) Os fatos relatados referem-se ao presente, passado ou
futuro? Explique.
...............................................................................................................................
4 O relato de Pedro é divulgado no site do
Museu da Pessoa, que permite aos falantes usarem a linguagem com a qual têm
mais intimidade.
a) A linguagem de Pedro é formal ou informal? Dê exemplos de
palavras ou expressões que comprovem sua resposta.
...............................................................................................................................
b) Relacione a linguagem utilizada por Pedro às
características dele.
.............................................................................................................................
c) Em sua opinião, a linguagem empregada por Pedro seria
adequada se ele fosse apresentar as atividades desenvolvidas no Espaço Criança
Esperança para possíveis patrocinadores? Explique sua resposta.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
5 A transcrição do texto procurou reproduzir a
maneira como Pedro realmente falou.
a) Releia o início do relato.
“Primeiro eu conheci o rap. Aííí... euuu... cheguei no Espaço Criança Esperança, que era perto
da minha casa.”
Observe o alongamento das vogais no trecho. Para que serve
esse recurso comum em textos orais?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia outro trecho.
“Quem me levou no Espaço Criança Esperança foi um meu, o Diego, ele é grafiteiro, eleee... a
gente sempre morou na mesma rua, estudou até na mesma escola um tempo.”
O falante desistiu de completar uma das orações: “eleee...”.
Por que isso aconteceu?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
c) As marcas de oralidade que você observou nos itens a e
b revelam que Pedro estava falando de modo displicente, descuidado?
Explique sua resposta.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
6 Pedro não chega a explicar o que um MC faz. Releia
este trecho.
“Ó, ser MC... MC significa tal coisa, o MC faz isso, a
função dele é isso e pra você começar a fazer tal coisa...”
a) Copie as palavras ou expressões usadas para evitar a
descrição das funções de um MC.
...............................................................................................................................
b) Por que Pedro optou por não descrever as funções?
...............................................................................................................................
No gênero
textual relato de experiência, o produtor conta um evento incomum,
como testemunhar um terremoto, ou exemplar, como ser voluntário em uma
campanha social. O texto apresenta fatos, causas e consequências, decisões e
sentimentos, sempre de um ponto de vista pessoal. Dependendo do veículo de
circulação (um telejornal, um jornal on-line, um blog etc.) e dos
interlocutores, o texto poderá ser mais formal ou menos formal.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. — 1.
ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
Ótimo trabalho.
ResponderExcluirPodia ter as respostas :(
ResponderExcluirPodia ter as respostas :(
ResponderExcluir