PáginasDESCRITOR

sábado, 25 de fevereiro de 2017

CRONICA 6º ANO INTERPRETAÇÃO UM JOGO QUE É UMA VERGONHA

Um jogo que é uma vergonha
 

       Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
      O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
Times iguais.
      Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
      Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.

                                                                              Fernando Bonassi

Fonte:  (In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.

Aluno:................................................................................................F6.............17/08/2016

Atividade de interpretação. Vale 2 pontos.



1       -  O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?

(   ) que aceite suas ideias.
(   ) que rejeite suas ideias.
(   ) que reflita sobre o assunto.
(   ) que se divirta com o assunto.

2 -  O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”.

Significa que:

(  ) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
(  ) um time têm tênis e o outro time tem camisa.
(  ) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
(  ) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.

3 - Esta crônica, de fato, compara:

(  ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
(  ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
(   ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
(   ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.

4 -  Quando o autor diz:

“nós que temos escola e casa”
e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,

As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:

(   ) do autor e de todos os leitores.
(   ) dos leitores que são conhecidos do autor.
(   ) dos ricos.
(   ) do leitor.

5 -  De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:

(   ) “a gente” não pode fazer nada.
(   ) “a gente” pode fazer uma aposta.
(   ) “a gente” pode jogar.
(   )  “a gente” pode jogar um jogo justo.

6 - Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:

(   ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
(   ) as pessoas justas às vezes perdem.
(   ) as pessoas  jogam um jogo besta.;
(   ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.

7 -  O tema central da crônica é:

(   ) desigualdade.
(   ) miséria.
(   ) futebol.
(   ) crianças de rua.

11 comentários:

  1. muito boa atividade bem detalhada sobre as características da crônica.

    ResponderExcluir
  2. O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?

    ( ) que aceite suas ideias.
    ( ) que rejeite suas ideias.
    ( x ) que reflita sobre o assunto.
    ( ) que se divirta com o assunto.

    2 - O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”.

    Significa que:

    ( ) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
    ( ) um time têm tênis e o outro time tem camisa.
    ( x ) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
    ( ) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.

    3 - Esta crônica, de fato, compara:

    ( x ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
    ( ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
    ( ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
    ( ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.

    4 - Quando o autor diz:

    “nós que temos escola e casa”
    e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,

    As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:

    ( x ) do autor e de todos os leitores.
    ( ) dos leitores que são conhecidos do autor.
    ( ) dos ricos.
    ( ) do leitor.

    5 - De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:

    ( ) “a gente” não pode fazer nada.
    ( ) “a gente” pode fazer uma aposta.
    ( ) “a gente” pode jogar.
    ( x ) “a gente” pode jogar um jogo justo.

    6 - Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:

    ( ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
    ( ) as pessoas justas às vezes perdem.
    ( ) as pessoas jogam um jogo besta.;
    ( x ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.

    7 - O tema central da crônica é:

    ( x ) desigualdade.
    ( ) miséria.
    ( ) futebol.
    ( ) crianças de rua.

    ResponderExcluir