Um jogo que é uma vergonha
Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda
e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de
manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela
goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os
pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
Times iguais.
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e
casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por
causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa
fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir
que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se
tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo
tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil,
que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando Bonassi
Fonte: (In Vida da
gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.
Aluno:................................................................................................F6.............17/08/2016
Atividade de interpretação. Vale 2 pontos.
1 - O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma
crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de
fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever,
que objetivo tem em relação ao leitor?
( ) que aceite suas
ideias.
( ) que rejeite suas
ideias.
( ) que reflita
sobre o assunto.
( ) que se divirta
com o assunto.
2 - O trecho: “Num
time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras
jogam descalços e só de calção”.
Significa que:
( ) um time toma
cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
( ) um time têm tênis
e o outro time tem camisa.
( ) um time é formado
por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
( ) um time tem
jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.
3 - Esta crônica, de fato, compara:
( ) a vida de pessoas
que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
( ) vida de crianças
que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
( ) crianças que são
culpadas com crianças que são inocentes.
( ) crianças que
podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.
4 - Quando o autor
diz:
“nós que temos escola e casa”
e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,
As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
( ) do autor e de
todos os leitores.
( ) dos leitores que
são conhecidos do autor.
( ) dos ricos.
( ) do leitor.
5 - De acordo com o
autor da crônica, diante da situação que é discutida:
( ) “a gente” não
pode fazer nada.
( ) “a gente” pode
fazer uma aposta.
( ) “a gente” pode
jogar.
( ) “a gente” pode jogar um jogo justo.
6 - Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer
que:
( ) as pessoas podem
jogar mesmo sem saber.
( ) as pessoas
justas às vezes perdem.
( ) as pessoas jogam um jogo besta.;
( ) as pessoas podem
ajudar a fazer justiça.
7 - O tema central da
crônica é:
( ) desigualdade.
( ) miséria.
( ) futebol.
( ) crianças de rua.
Muito boa a atividade.
ResponderExcluirQual é a resposta da questão 4?
ResponderExcluirA resposta da 1 e da 2?
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirnao tem o gabarito?
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirCADÊ O GABARITO?
ResponderExcluirFALTOU O GABBARITO...
ResponderExcluirmuito boa atividade bem detalhada sobre as características da crônica.
ResponderExcluirQue pena! faltou o gabarito !!!
ResponderExcluirO texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?
ResponderExcluir( ) que aceite suas ideias.
( ) que rejeite suas ideias.
( x ) que reflita sobre o assunto.
( ) que se divirta com o assunto.
2 - O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”.
Significa que:
( ) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
( ) um time têm tênis e o outro time tem camisa.
( x ) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
( ) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.
3 - Esta crônica, de fato, compara:
( x ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
( ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
( ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
( ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.
4 - Quando o autor diz:
“nós que temos escola e casa”
e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,
As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
( x ) do autor e de todos os leitores.
( ) dos leitores que são conhecidos do autor.
( ) dos ricos.
( ) do leitor.
5 - De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:
( ) “a gente” não pode fazer nada.
( ) “a gente” pode fazer uma aposta.
( ) “a gente” pode jogar.
( x ) “a gente” pode jogar um jogo justo.
6 - Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:
( ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
( ) as pessoas justas às vezes perdem.
( ) as pessoas jogam um jogo besta.;
( x ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.
7 - O tema central da crônica é:
( x ) desigualdade.
( ) miséria.
( ) futebol.
( ) crianças de rua.