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sexta-feira, 29 de maio de 2020

CONTO PETER PAN PARTE I O MENINO QUE NÃO QUERIA CRESCER 6º ANO RIO18

CONTO PETER PAN PARTE I O MENINO QUE NÃO QUERIA CRESCER 6º ANO RIO18

        – Ei, que vulto é esse do lado de fora dessa janela? Será um ladrão?
       Que nada! É Peter Pan, um menino mais ou menos da sua idade que existe há muito tempo!
       – Ué! Se ele existe há muito tempo, como pode ser um menino da minha idade?
      Estranho, não é? Mas essa maluquice aconteceu porque o menino Peter Pan ficava furioso quando os adultos perguntavam o que ele ia ser quando
crescesse.
      – O que vou ser? Quer dizer que eu não sou nada ainda? Pois fiquem sabendo que eu sou um menino muito feliz, que gosta de sonhar com aventuras muito emocionantes que nenhum adulto é capaz de imaginar.    Querem saber de uma coisa? Eu não vou ser nada quando crescer, porque eu
não vou crescer! Vou continuar menino para sempre! Não quero virar gente grande e esquecer todo esse monte de coisas maravilhosas que eu guardo
aqui na minha cabeça de criança!
       Pois é! Cabeça de criança é desse jeito mesmo. A do Peter Pan é igualzinha à sua: uma mistura de lugares fascinantes, cheios de piratas, anões mágicos, duendes que vivem debaixo de cogumelos, índios de cara pintada, fadas transparentes como bolhas de sabão e sereias que enfeitiçam as pessoas com o seu canto! E ainda cavernas escuras, que ocultam mistérios inventados para provocar sustos deliciosos nas crianças que têm coragem e imaginação. Por isso, Peter Pan decidiu viver na Terra do Nunca, onde ninguém precisa crescer, só tem de brincar o tempo todo.
       – Terra do Nunca? O que é isso de Terra do Nunca?
       Já explico, mas primeiro quero contar por que ele está se escondendo do lado de fora dessa janela. É que, quando ele decidiu morar para sempre
na Terra do Nunca, acabou deixando para trás uma das coisas mais gostosas que existem nas casas das crianças que aceitam crescer: as histórias que
as mamães contam para seus filhos antes de o sono chegar. Essa daí é a mamãe Darling, e Peter Pan gosta de ouvir a mamãe Darling contando
histórias para seus três filhos: Wendy, Miguel e João.
       [...] – Que história boa! – comentou João, o filho do meio. – Eu bem que queria conhecer esse Peter Pan...
      – Ora, João! – sorriu a mãe. – Como é que você poderia conhecer de verdade o Peter Pan? Isso são histórias. E as personagens das histórias não
existem!
      – Como não existem? – protestou Wendy. – Peter Pan existe muito existido e pronto!
       – Eu cledito em Piti-Pã – apoiou Miguel, que ainda não sabia falar direito.
        Mamãe Darling suspirou daquele jeito que as mães suspiram para as coisas que as crianças inventam e encerrou a conversa:
       – Muito bem, crianças. Já é hora de dormir. Todo mundo pra cama!
       Ajeitou as cobertas de cada um, deu seus beijinhos de boa noite, deixou aceso um pequeno abajur e, antes de sair, foi baixar a vidraça da janela do quarto.
       Do lado de fora, ao vê-la aproximar-se, Peter Pan afastou-se para não ser descoberto, mas sua sombra, projetada pela Lua para dentro do quarto, foi cortada pela janela como ele cortaria uma folha de papel!
       A sombra, vendo-se livre de viver grudada nos pés do menino e arrastada pelo chão o tempo todo, mais que depressa tratou de esconder-se no canto mais escuro que encontrou dentro do quarto...

Adaptado de BANDEIRA, Pedro. Peter Pan / recriação da obra de James Barrie. 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

1 “– Ué! Se ele existe há muito tempo, como pode ser um menino da minha idade?”
Que palavra indica o espanto do menino com o que ele havia acabado de ouvir?
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2 –“Eu não vou ser nada quando crescer, porque eu não vou crescer!”
Por que Peter Pan não queria crescer?
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3 –“A do Peter Pan é igualzinha à sua: uma mistura de lugares fascinantes, cheios de piratas sanguinários, anões mágicos, duendes que vivem debaixo de cogumelos, índios de cara pintada, fadas transparentes como bolhas de sabão e sereias que enfeitiçam as pessoas com o seu canto! “

Os dois pontos podem ser utilizados para introduzir uma lista, a fala de um personagem ou uma explicação. No caso acima, para que foram empregados os dois pontos?
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4 – Circule, no texto, um outro trecho em que os dois pontos tenham a mesma função.
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5 – Pelo texto que você leu, já dá para saber... O narrador é um personagem da história? Ou é alguém que está observando e sabe de tudo o que vai acontecer? Justifique sua resposta citando um trecho do texto.
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6 – Copie do texto um trecho em que o narrador se dirige ao leitor:
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