FÁBULA A PALHA E O FÓSFORO 6º ANO RIO18
As férias
estavam terminando. A Palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava
entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam a manter
distância.
-- “Vamos
jogar damas”, propôs a Palha.
-- “Tudo bem.
Eu jogo com as brancas, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o
Fósforo.
-- “Esqueça”,
disse a Palha. “Vamos jogar pingue-pongue.”
-- “Tudo bem.
Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho
fechado”, falou o Fósforo.
-- “Nem
pensar”, disse a Palha. “Acho melhor a gente assistir TV.”
-- “Tudo bem.
Você senta no chão, e eu no sofá; eu fico com o controle, e vemos o que eu
quiser”, falou o Fósforo.
-- “Acho que
minha mãe está chamando”, disse a Palha. “Tchau!”
Moral: Não
brinque com fósforos.
Jon Scieszka. Sapos não andam de skate: novas fábulas
com novas morais. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2001.
1- Qual era a causa do tédio da palha?
...................................................................................................................
2- O texto não explica ... mas por que. provavelmente,
aconselharam a palha a manter distância do fósforo?
...............................................................................................................................
3- No trecho "Vamos jogar damas'', propôs a palha." o que significa a palavra destacada?
...........................................................................................................................
4- Releia o trecho: "Tudo bem. Você senta no chão e eu
no sofá: eu fico com o controle e vemos o que eu quiser", falou o fósforo.
Como se caracteriza o comportamento, ou seja, o modo de ser do fósforo?
................................................................................................................................................................................................................................................
5- No trecho "Acho que minha mãe está chamando",
disse a palha. "Tchau!" A palha disse a verdade? Explique:
...............................................................................................................................
6- Agora, releia o trecho: "Nem pensar", disse a
palha".
a) Explique com que objetivo foram usadas as aspas nessa
frase:
..............................................................................................................................
b) Que palavra permitiu que você chegasse a essa conclusão?
..........................................................................................................................
01 – Se você estivesse no lugar da Palha, como agiria em
relação ao fósforo?
Resposta pessoal do
aluno.
02 – Em sua opinião, esse texto apresenta humor, isto é, é
engraçado, divertido? Explique por quê?
Sim. Porque os
personagens escolhidos e as situações por eles vividas podem ser considerada
engraçadas, bem-humoradas.
03 – Por que foram escolhidos os elementos palha e fósforo
para serem os personagens dessa história?
O autor escolheu a Palha
e o Fósforo para serem personagens desta fábula, devido à fragilidade do
elemento palha em relação ao elemento fósforo.
04 – Qual foi a maneira encontrada pela Palha para se livrar
do Fósforo?
Dizer que a mãe estava
chamando.
05 – Em sua opinião, essa fábula critica o comportamento de
algumas pessoas? Caso diga que sim, explique de que tipo de pessoas.
Sim. Todas as pessoas
que querem ter vantagens em tudo.
06 – Vamos reler a moral da fábula. “Não brinque com
fósforos.” O que você entendeu por meio dela?
É uma advertência, pode
causar um incêndio. A frase também pode ser entendida literalmente ou
textualmente, ou, ainda pode-se fazer uma outra leitura: Não se relacione com
pessoas mandonas, opressoras e que querem ficar em vantagem em tudo.
07 – Você gostou do texto? Por quê?
Resposta pessoal do
aluno.
08 – Para você, por que o texto lido pode ser considerado
uma fábula? Justifique sua resposta.
É considerado uma fábula
porque utiliza-se de seres não-humanos, dando-lhes características humanas para
transmitir um ensinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário