PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 18 de maio de 2020

NARRATIVA CÔMICA 6º ANO A LIGA DA JUSTIÇA


Atividade: narrativa cômica

Antes de ler o texto A LIGA DA JUSTIÇA, o que você imagina que acontecerá?

A Liga da Justiça (Marcelo Ferreira de Menezes)

A televisão estava alta e exibia as notícias policiais do dia naquele fim de tarde. Ele parou em frente à tela e passou a acompanhar com atenção os fatos mais escabrosos ocorridos . A voz do apresentador do telejornal relatava sequestro, assassinato e tudo o mais que escandaliza os cidadãos. A notícia seguinte era sobre uma chacina num bar em São Paulo. Foi a gota d'água.
― Chega! ― ele se indignou. Eu vou pôr fim a toda essa violência!
E, desligando o televisor, foi até seu quarto, vestiu uma fantasia de Batman de carnaval e saiu. Saiu é apenas força de expressão: ele deixou o apartamento pela janela.
Nesse mesmo instante, passava pela rua uma patrulha ocupada por dois policiais. O que dirigia cutucou o companheiro:
― Começamos bem a ronda. Olha só aquilo ― e apontou, com o dedo, o Batman improvisado encima de uma marquise.
No apartamento, uma senhora teve de interromper seu banho para atender à campainha que tocava nervosa e insistentemente.
― Ô, homem inútil! Por que não atende logo? ― e veio ela se enrolando no roupão pelo corredor. ― Já vou! Já vou! ― repetiu, vendo que a campainha não se calava.
Era o porteiro, na companhia dos dois policiais que, há pouco, patrulhavam a rua. Ela se assustou.
― É o seu Osvaldo, Dona Ciça. Ele está lá na marquise de novo ― comunicou o porteiro, com uma cara desanimada.
Depois de um certo trabalho para resgatar o herói desastrado, os policiais foram embora, não sem antes aconselhar Dona Ciça a colocar uma tela de proteção nas janelas.
― Por sorte o apartamento fica no primeiro andar e dá para a marquise, mas é sempre bom prevenir ― reforçou um dos policiais.
Na poltrona, magro, frustrado e com um abatimento no olhar, o Batman, ou melhor, seu Osvaldo, encolheu-se ainda mais na folgada fantasia cinza e preta, que apenas ressaltava seus ossos. A máscara orelhuda lhe aumentava o ridículo.
― Bonito, né, Osvaldo? ― repreendeu Ciça. ― Você não tem conserto! Chamar a atenção assim desse jeito pra nós! O que é que os vizinhos vão dizer? Eu já falei! Você está velho! Isso é coisa que se faça?
E depois de passado o sermão, ela foi para seu quarto para acabar de se arrumar.
Voltou de lá bastante diferente. Encarando Osvaldo.
― Você não dá mais para isso, Bruce ― ela disse com languidez na voz. Mas eu ainda estou em forma, não é? Que tal estou?
― Linda... ― respondeu com rouquidão o agora risonho Batman. Linda como sempre... Mulher Maravilha!
Dona Ciça ajeitou na cabeça a tiara de plástico dourada, orgulhosa com o que ouvira. E, em sua fantasia desbotada e alguns bons números a menos de seu manequim, ela, altiva, anunciou:
― O jantar está no fogão! Agora, tenho uma cidade inteira para proteger! Mas antes tenho de achar onde estacionei meu avião invisível!
E saiu porta afora, em disparada pelo corredor do prédio.


1. Sua hipótese se confirmou? O que você imaginou que aconteceria?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. O que provocou humor na história além de o seu Osvaldo ter se fantasiado de Batman?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. O tempo da narrativa é quando acontece a história. Leia novamente o primeiro parágrafo para identificar o tempo da narrativa.
......................................................................................................................

4. Uma narrativa pode acontecer em vários lugares, esses lugares são chamados de espaço da narrativa. Onde acontece a narrativa acima?
..........................................................................................................................

5. A pessoa que conta a história é chamada de narrador, se ela participar da história dizemos que o foco narrativo é em primeira pessoa, se ela não participa dizemos que o foco narrativo é em terceira pessoa. Qual o foco narrativo desse texto?
......................................................................................................

6. “E, desligando o televisor, foi até seu quarto, vestiu uma fantasia de Batman de carnaval e saiu.” Qual foi a causa desse comportamento do seu Osvaldo?
..............................................................................................................................................................................................................................................

7. “vestiu uma fantasia de Batman de carnaval e saiu” A expressão em destaque revela quais características da fantasia?
.............................................................................................................................

8. “― Bonito, né, Osvaldo?” O Adjetivo grifado foi empregado com ironia. O que Dona Ciça  quis dizer realmente?
...............................................................................................................................

9.leia o fragmento.
 O que dirigia cutucou o companheiro:
― Começamos bem a ronda.”
a) Para que foi utilizado o travessão (—)?
.............................................................................................................................
b) A palavra cutucou indica que o motorista queria o quê?
..............................................................................................................................

10. Quais são as características físicas do seu Osvaldo?
...............................................................................................................................

 UNIDADE ESCOLAR: C.M. BOTAFOGO
Elaborado pelo professor Diorges Ferranti Gonçalves





Um comentário: