Era uma
vez...
Era uma vez uma... Princesa? Não.
Era uma vez uma biblioteca. E também era
uma vez a Luísa que foi à biblioteca pela primeira vez. A menina andava
devagar, puxando uma mochila de rodinhas enoooorme. Ela olhava tudo muito
admirada: estantes e mais estantes recheadas de livros. Mesas, cadeiras,
almofadas coloridas, desenhos e cartazes nas paredes.
–– Eu trouxe a foto — disse timidamente
para a bibliotecária.
— Ótimo,
Luísa! Vou fazer sua carteira de sócia. Enquanto isso, pode escolher o livro.
Você pode escolher um livro para levar para casa, tá?
— Só um?! — perguntou desapontada.
De repente tocou o telefone e a
bibliotecária deixou a menina com aquela difícil tarefa de escolher somente um
livro diante daquela infinidade de estantes. Luísa puxou a mochila e procurou,
procurou, até que achou o seu favorito: Branca de Neve. Era uma edição de capa
dura, com lindas ilustrações. Com o livro
na mão, puxou a mochila novamente e, quando já saía, alguém bateu no seu ombro.
A menina se virou e quase caiu para trás de susto: era nada mais, nada menos que
o Gato de Botas com o livro dele nas mãos, quer dizer, nas patas!
— Bom dia! Como vai sua tia? — brincou o
gato fazendo uma reverência — Luísa, você não está careca de saber essas
histórias de princesas? Por que não leva o meu livro. O Gato de Botas, que é
bem mais divertido?
Luísa
admiradíssima, com os olhos arregalados, não sabia o que dizer.
— O
que houve? O gato comeu sua língua? — brincou.
— Você é o Gato de Botas de verdade?!
— Eu mesmo! Em pelo e osso! Pois, então, me
leve para a sua casa e você saberá tudo sobre a minha história e a do Marquês
de Carabás.
A menina, de tão perplexa, só fez que
sim com a cabeça.
O Gato de Botas, num passe de mágica,
voltou para o livro [...]
Mais tarde, a menina entrou em casa na
maior alegria, e a mãe gritou lá de dentro:
— Chegou, filha?
Chegamos!
Luciana
Sandroni
Mensagem de
Luciana Sandroni para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, de 2016,
traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY
1. A
pontuação é empregada, muitas vezes, em um texto não somente para indicar o
final de uma frase, mas também para criar efeitos de sentido. Que efeito de
sentido provoca o uso das reticências neste trecho?
"Era uma vez uma... Princesa? Não."
2. Outro recurso que podemos empregar
para criar efeitos de sentido é a repetição de letras ou sons. O que a
repetição da letra "o" sugere neste
trecho?
“ A menina andava devagar, puxando uma mochila de
rodinhas enoooorme."
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3. A que se refere a palavra destacada?
“—
Ótimo, Luísa! Vou fazer sua carteira de sócia. Enquanto isso, pode
escolher o livro.”
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4. Com que finalidade foram empregados
juntos o ponto de interrogação e o de exclamação, na fala de Luisa?
"— Só um?! - perguntou desapontada."
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5. Que efeito de sentido a repetição do
verbo "procurou" causa neste trecho?
"Luísa puxou a mochila e procurou,
procurou, até que achou o seu favorito: Branca de Neve."
6. O que a menina quis dizer, ao final do
texto, quando responde à mãe "Chegamos!”?
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